Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: possibilidades para a formação inicial do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baroni, Ana Karina Cancian
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202819
Resumo: Os espaços da Educação Financeira nos currículos da Educação Básica têm se mostrado necessários diante de problemas sociais como o endividamento familiar, a relação entre o consumo e o aproveitamento responsável de recursos naturais, a preocupação com a igualdade de direitos e oportunidades, entre outros. A Educação Financeira tem um espaço reduzido na formação inicial do professor de Matemática, sendo geralmente oportunizada por meio da disciplina de Matemática Financeira. Contudo, é crescente a indicação da área de Matemática para o desenvolvimento de ações voltadas à temática. O objetivo desta pesquisa é identificar os espaços e compreender o papel da Educação Financeira nesse processo de formação, levantando encaminhamentos para promovê-la. As discussões teóricas são pautadas nas contribuições da Educação Matemática Crítica e na visão de educação como prática da liberdade, segundo Paulo Freire. Valorizamos, assim, a ação educativa dialógica sobre a vida financeira, favorecendo o desenvolvimento da consciência crítica nesse contexto. A produção de dados tem como cenário uma instituição pública federal e as estratégias de investigação compreendem a pesquisa documental, entrevistas e as discussões geradas em um ambiente virtual, no âmbito de um grupo de trabalho colaborativo. Os membros do grupo são formadores de professores com experiência em disciplinas voltadas à Educação Financeira, uma vez que valorizamos os saberes docentes para atingir os objetivos propostos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pois considera a subjetividade e a interpretação dos dados ao buscar particularidades de um tema de interesse, de acordo com o seu significado para o grupo. Os resultados apontam uma compreensão e algumas possibilidades da Educação Financeira na formação inicial do professor de Matemática, como a de problematizar a vida financeira e suas implicações sociais e se estabelecer por meio de uma abordagem dialógica, atentando-se à intencionalidade de sua presença nos ambientes escolares, segundo o propósito de assentar essas discussões na Educação Básica, uma visão contrária àquela que reduz a Educação Financeira à ensinar a consumir, partindo do que está posto na sociedade.
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Contudo, é crescente a indicação da área de Matemática para o desenvolvimento de ações voltadas à temática. O objetivo desta pesquisa é identificar os espaços e compreender o papel da Educação Financeira nesse processo de formação, levantando encaminhamentos para promovê-la. As discussões teóricas são pautadas nas contribuições da Educação Matemática Crítica e na visão de educação como prática da liberdade, segundo Paulo Freire. Valorizamos, assim, a ação educativa dialógica sobre a vida financeira, favorecendo o desenvolvimento da consciência crítica nesse contexto. A produção de dados tem como cenário uma instituição pública federal e as estratégias de investigação compreendem a pesquisa documental, entrevistas e as discussões geradas em um ambiente virtual, no âmbito de um grupo de trabalho colaborativo. Os membros do grupo são formadores de professores com experiência em disciplinas voltadas à Educação Financeira, uma vez que valorizamos os saberes docentes para atingir os objetivos propostos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pois considera a subjetividade e a interpretação dos dados ao buscar particularidades de um tema de interesse, de acordo com o seu significado para o grupo. Os resultados apontam uma compreensão e algumas possibilidades da Educação Financeira na formação inicial do professor de Matemática, como a de problematizar a vida financeira e suas implicações sociais e se estabelecer por meio de uma abordagem dialógica, atentando-se à intencionalidade de sua presença nos ambientes escolares, segundo o propósito de assentar essas discussões na Educação Básica, uma visão contrária àquela que reduz a Educação Financeira à ensinar a consumir, partindo do que está posto na sociedade.The Financial Education spaces in Basic Education curriculum have been shown to be necessary in view of social problems such as family indebtedness, the relationship between consumption and the responsible use of natural resources, the concern with equal rights and opportunities, among others. Financial Education has a reduced space at the mathematics pre-service teacher education, being generally provided through the discipline of Financial Mathematics. However, there is a growing indication in the Mathematics field for the development of actions focused on the theme. The objective of this research is to identify the spaces and understand the role of Financial Education in the training process, raising guidelines to promote it. Theoretical discussions are based on the contributions of Critical Mathematics Education and on the vision of education as a practice of freedom, according to Paulo Freire. Thus, we value the dialogical educational action on financial life, favoring the development of critical awareness in this context. The production of data takes place at federal public institution and the research strategies include documental research, interviews and discussions generated in a virtual environment, within the scope of a collaborative working group. The group members are teacher educators with experience in disciplines focused on Financial Education, since we value teaching knowledge to achieve the proposed objectives. It is a qualitative research, as it considers the subjectivity and the interpretation of the data when looking for particularities of a topic of interest, according to its meaning for the group. The results point to an understanding and some possibilities of Financial Education at the mathematics pre-service teacher education, such as problematizing financial life and its social implications and establishing itself through a dialogical approach, paying attention to the intentionality of its presence at school environments, in order to base these discussions on Basic Education, a view contrary to that which reduces Financial Education to teach how to consume, starting from what is put in society.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baroni, Ana Karina Cancian2021-03-02T12:40:52Z2021-03-02T12:40:52Z2021-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20281933004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:08:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202819Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:10.471516Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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