A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Mara Coelho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, Marcelo Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2018
Resumo: Este artigo apresenta uma análise da percepção de duas professoras acerca da construção do número por alunos com deficiência visual, junto ao trabalho que desenvolvem no espaço de intervenção pedagógica de uma Unidade Educacional Especializada no atendimento do público em questão. O estudo foi baseado em entrevistas semiestruturadas, de modo que foi possível perceber as formas de atuação docente que vem sendo efetivadas, relacionadas ao entendimento de número para os educandos que estão em processo inicial de construção dos conceitos matemáticos. Os resultados apontaram que a falta de formação docente tem contribuído para práticas educativas equivocadas, baseadas no empirismo, sem a devida fundamentação de uma abordagem teórica, além de propiciar um ensino centralizado na memorização de contagens sequenciais, de pouca aplicabilidade cotidiana e que não permite que o aluno se sinta parte do processo de aprendizagem. 
id SBEM_MAT-1_67e0db0cb73f946914432bbf85cdf7f9
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2018
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógicaConstrução do Número. Deficiência Visual. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.Este artigo apresenta uma análise da percepção de duas professoras acerca da construção do número por alunos com deficiência visual, junto ao trabalho que desenvolvem no espaço de intervenção pedagógica de uma Unidade Educacional Especializada no atendimento do público em questão. O estudo foi baseado em entrevistas semiestruturadas, de modo que foi possível perceber as formas de atuação docente que vem sendo efetivadas, relacionadas ao entendimento de número para os educandos que estão em processo inicial de construção dos conceitos matemáticos. Os resultados apontaram que a falta de formação docente tem contribuído para práticas educativas equivocadas, baseadas no empirismo, sem a devida fundamentação de uma abordagem teórica, além de propiciar um ensino centralizado na memorização de contagens sequenciais, de pouca aplicabilidade cotidiana e que não permite que o aluno se sinta parte do processo de aprendizagem. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativa com entrevistasapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2018Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 241-2572317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2018/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Mara CoelhoAraújo, Marcelo Marques2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2018Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica
title A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica
spellingShingle A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica
Silva, Ana Mara Coelho
Construção do Número. Deficiência Visual. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.
title_short A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica
title_full A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica
title_fullStr A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica
title_full_unstemmed A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica
title_sort A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica
author Silva, Ana Mara Coelho
author_facet Silva, Ana Mara Coelho
Araújo, Marcelo Marques
author_role author
author2 Araújo, Marcelo Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Mara Coelho
Araújo, Marcelo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do Número. Deficiência Visual. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.
topic Construção do Número. Deficiência Visual. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.
description Este artigo apresenta uma análise da percepção de duas professoras acerca da construção do número por alunos com deficiência visual, junto ao trabalho que desenvolvem no espaço de intervenção pedagógica de uma Unidade Educacional Especializada no atendimento do público em questão. O estudo foi baseado em entrevistas semiestruturadas, de modo que foi possível perceber as formas de atuação docente que vem sendo efetivadas, relacionadas ao entendimento de número para os educandos que estão em processo inicial de construção dos conceitos matemáticos. Os resultados apontaram que a falta de formação docente tem contribuído para práticas educativas equivocadas, baseadas no empirismo, sem a devida fundamentação de uma abordagem teórica, além de propiciar um ensino centralizado na memorização de contagens sequenciais, de pouca aplicabilidade cotidiana e que não permite que o aluno se sinta parte do processo de aprendizagem. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa com entrevistas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2018
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2018/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 241-257
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130741854208