A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógica
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2018 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise da percepção de duas professoras acerca da construção do número por alunos com deficiência visual, junto ao trabalho que desenvolvem no espaço de intervenção pedagógica de uma Unidade Educacional Especializada no atendimento do público em questão. O estudo foi baseado em entrevistas semiestruturadas, de modo que foi possível perceber as formas de atuação docente que vem sendo efetivadas, relacionadas ao entendimento de número para os educandos que estão em processo inicial de construção dos conceitos matemáticos. Os resultados apontaram que a falta de formação docente tem contribuído para práticas educativas equivocadas, baseadas no empirismo, sem a devida fundamentação de uma abordagem teórica, além de propiciar um ensino centralizado na memorização de contagens sequenciais, de pouca aplicabilidade cotidiana e que não permite que o aluno se sinta parte do processo de aprendizagem. |
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A construção do número pela criança com deficiência visual: percepções docentes da intervenção pedagógicaConstrução do Número. Deficiência Visual. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.Este artigo apresenta uma análise da percepção de duas professoras acerca da construção do número por alunos com deficiência visual, junto ao trabalho que desenvolvem no espaço de intervenção pedagógica de uma Unidade Educacional Especializada no atendimento do público em questão. O estudo foi baseado em entrevistas semiestruturadas, de modo que foi possível perceber as formas de atuação docente que vem sendo efetivadas, relacionadas ao entendimento de número para os educandos que estão em processo inicial de construção dos conceitos matemáticos. Os resultados apontaram que a falta de formação docente tem contribuído para práticas educativas equivocadas, baseadas no empirismo, sem a devida fundamentação de uma abordagem teórica, além de propiciar um ensino centralizado na memorização de contagens sequenciais, de pouca aplicabilidade cotidiana e que não permite que o aluno se sinta parte do processo de aprendizagem. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativa com entrevistasapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2018Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 241-2572317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2018/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Mara CoelhoAraújo, Marcelo Marques2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2018Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
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