Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069 |
Resumo: | O presente relato apresenta a vivência de uma experiência de formação continuada pensada para professores com perfil de formador que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino em Pernambuco. Esta ação formativa foi resultado de uma parceria com o Programa SBEM-FormAção e teve como objetivo fortalecer a prática docente a partir da perspectiva do professor reflexivo no processo de implementação do Currículo de Pernambuco, na área de Matemática. A metodologia adotada priorizou o formato online, com encontros síncronos e assíncronos, explorando plataformas e ferramentas digitais. Os resultados indicam que o formato e estratégias formativas aplicados foram assertivos e contribuíram para o repensar sobre o fazer didático-pedagógico, provocando reflexões significativas. Entretanto, constatamos algumas dificuldades tanto de natureza do conhecimento do conteúdo quanto do conhecimento pedagógico, mas também na perspectiva do domínio das tecnologias digitais. Palavras-chave: Formação continuada. Currículo. Prática docente. Estratégias de ensino. |
id |
SBEM_MAT-1_6be1021207f0e3296a9221c0b43d3da5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/3069 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação DocenteO presente relato apresenta a vivência de uma experiência de formação continuada pensada para professores com perfil de formador que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino em Pernambuco. Esta ação formativa foi resultado de uma parceria com o Programa SBEM-FormAção e teve como objetivo fortalecer a prática docente a partir da perspectiva do professor reflexivo no processo de implementação do Currículo de Pernambuco, na área de Matemática. A metodologia adotada priorizou o formato online, com encontros síncronos e assíncronos, explorando plataformas e ferramentas digitais. Os resultados indicam que o formato e estratégias formativas aplicados foram assertivos e contribuíram para o repensar sobre o fazer didático-pedagógico, provocando reflexões significativas. Entretanto, constatamos algumas dificuldades tanto de natureza do conhecimento do conteúdo quanto do conhecimento pedagógico, mas também na perspectiva do domínio das tecnologias digitais. Palavras-chave: Formação continuada. Currículo. Prática docente. Estratégias de ensino. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 112-1232317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069/2148Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessDE MELO ANDRÉ, REGINA CELINegreiros Marcolino, Alexandre da Silva Gomes, Eber Gustavo da Silva Pessoa , Gracivane 2022-12-19T14:03:40Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/3069Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:03:40Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente |
title |
Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente |
spellingShingle |
Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente DE MELO ANDRÉ, REGINA CELI |
title_short |
Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente |
title_full |
Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente |
title_fullStr |
Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente |
title_full_unstemmed |
Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente |
title_sort |
Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente |
author |
DE MELO ANDRÉ, REGINA CELI |
author_facet |
DE MELO ANDRÉ, REGINA CELI Negreiros Marcolino, Alexandre da Silva Gomes, Eber Gustavo da Silva Pessoa , Gracivane |
author_role |
author |
author2 |
Negreiros Marcolino, Alexandre da Silva Gomes, Eber Gustavo da Silva Pessoa , Gracivane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE MELO ANDRÉ, REGINA CELI Negreiros Marcolino, Alexandre da Silva Gomes, Eber Gustavo da Silva Pessoa , Gracivane |
description |
O presente relato apresenta a vivência de uma experiência de formação continuada pensada para professores com perfil de formador que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino em Pernambuco. Esta ação formativa foi resultado de uma parceria com o Programa SBEM-FormAção e teve como objetivo fortalecer a prática docente a partir da perspectiva do professor reflexivo no processo de implementação do Currículo de Pernambuco, na área de Matemática. A metodologia adotada priorizou o formato online, com encontros síncronos e assíncronos, explorando plataformas e ferramentas digitais. Os resultados indicam que o formato e estratégias formativas aplicados foram assertivos e contribuíram para o repensar sobre o fazer didático-pedagógico, provocando reflexões significativas. Entretanto, constatamos algumas dificuldades tanto de natureza do conhecimento do conteúdo quanto do conhecimento pedagógico, mas também na perspectiva do domínio das tecnologias digitais. Palavras-chave: Formação continuada. Currículo. Prática docente. Estratégias de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069/2148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 112-123 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131489488896 |