Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE MELO ANDRÉ, REGINA CELI
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Negreiros Marcolino, Alexandre, da Silva Gomes, Eber Gustavo, da Silva Pessoa , Gracivane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069
Resumo: O presente relato apresenta a vivência de uma experiência de formação continuada pensada para professores com perfil de formador que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino em Pernambuco. Esta ação formativa foi resultado de uma parceria com o Programa SBEM-FormAção e teve como objetivo fortalecer a prática docente a partir da perspectiva do professor reflexivo no processo de implementação do Currículo de Pernambuco, na área de Matemática. A metodologia adotada priorizou o formato online, com encontros síncronos e assíncronos, explorando plataformas e ferramentas digitais. Os resultados indicam que o formato e estratégias formativas aplicados foram assertivos e contribuíram para o repensar sobre o fazer didático-pedagógico, provocando reflexões significativas. Entretanto, constatamos algumas dificuldades tanto de natureza do conhecimento do conteúdo quanto do conhecimento pedagógico, mas também na perspectiva do domínio das tecnologias digitais. Palavras-chave: Formação continuada. Currículo. Prática docente. Estratégias de ensino.    
id SBEM_MAT-1_6be1021207f0e3296a9221c0b43d3da5
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/3069
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação DocenteO presente relato apresenta a vivência de uma experiência de formação continuada pensada para professores com perfil de formador que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino em Pernambuco. Esta ação formativa foi resultado de uma parceria com o Programa SBEM-FormAção e teve como objetivo fortalecer a prática docente a partir da perspectiva do professor reflexivo no processo de implementação do Currículo de Pernambuco, na área de Matemática. A metodologia adotada priorizou o formato online, com encontros síncronos e assíncronos, explorando plataformas e ferramentas digitais. Os resultados indicam que o formato e estratégias formativas aplicados foram assertivos e contribuíram para o repensar sobre o fazer didático-pedagógico, provocando reflexões significativas. Entretanto, constatamos algumas dificuldades tanto de natureza do conhecimento do conteúdo quanto do conhecimento pedagógico, mas também na perspectiva do domínio das tecnologias digitais. Palavras-chave: Formação continuada. Currículo. Prática docente. Estratégias de ensino.    Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 112-1232317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069/2148Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessDE MELO ANDRÉ, REGINA CELINegreiros Marcolino, Alexandre da Silva Gomes, Eber Gustavo da Silva Pessoa , Gracivane 2022-12-19T14:03:40Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/3069Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:03:40Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente
title Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente
spellingShingle Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente
DE MELO ANDRÉ, REGINA CELI
title_short Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente
title_full Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente
title_fullStr Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente
title_full_unstemmed Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente
title_sort Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente
author DE MELO ANDRÉ, REGINA CELI
author_facet DE MELO ANDRÉ, REGINA CELI
Negreiros Marcolino, Alexandre
da Silva Gomes, Eber Gustavo
da Silva Pessoa , Gracivane
author_role author
author2 Negreiros Marcolino, Alexandre
da Silva Gomes, Eber Gustavo
da Silva Pessoa , Gracivane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE MELO ANDRÉ, REGINA CELI
Negreiros Marcolino, Alexandre
da Silva Gomes, Eber Gustavo
da Silva Pessoa , Gracivane
description O presente relato apresenta a vivência de uma experiência de formação continuada pensada para professores com perfil de formador que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino em Pernambuco. Esta ação formativa foi resultado de uma parceria com o Programa SBEM-FormAção e teve como objetivo fortalecer a prática docente a partir da perspectiva do professor reflexivo no processo de implementação do Currículo de Pernambuco, na área de Matemática. A metodologia adotada priorizou o formato online, com encontros síncronos e assíncronos, explorando plataformas e ferramentas digitais. Os resultados indicam que o formato e estratégias formativas aplicados foram assertivos e contribuíram para o repensar sobre o fazer didático-pedagógico, provocando reflexões significativas. Entretanto, constatamos algumas dificuldades tanto de natureza do conhecimento do conteúdo quanto do conhecimento pedagógico, mas também na perspectiva do domínio das tecnologias digitais. Palavras-chave: Formação continuada. Currículo. Prática docente. Estratégias de ensino.    
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069/2148
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 112-123
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131489488896