Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, José Valdinei Albuquerque
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/70
Resumo: O presente artigo procura situar a discussão da formação do professor-pesquisador num horizonte compreensivo, onde questões referentes aos métodos e técnicas de pesquisa, à objetividade e validade científica, abrem espaço para as tematizações referentes ao encontro com a alteridade e à experiência hermenêutica do diálogo com o outro, como elementos essenciais da pesquisa e da própria formação docente no campo educacional. Considera que a realização de uma pesquisa é sempre situada em meio a um processo caracterizado pela familiaridade e pelo estranhamento, que tensiona permanentemente o horizonte compreensivo do professor-pesquisador e o horizonte histórico daquilo que se pretende compreender. É nesse entremeio que a pesquisa em educação se realiza, devendo ser o espaço de formação docente e atuação do professor-pesquisador.
id UNISUL-4_a75dad4be4b0d2a12fa9f5390d74d588
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/70
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docenteCurrículoAlteridadePesquisaFormação docenteO presente artigo procura situar a discussão da formação do professor-pesquisador num horizonte compreensivo, onde questões referentes aos métodos e técnicas de pesquisa, à objetividade e validade científica, abrem espaço para as tematizações referentes ao encontro com a alteridade e à experiência hermenêutica do diálogo com o outro, como elementos essenciais da pesquisa e da própria formação docente no campo educacional. Considera que a realização de uma pesquisa é sempre situada em meio a um processo caracterizado pela familiaridade e pelo estranhamento, que tensiona permanentemente o horizonte compreensivo do professor-pesquisador e o horizonte histórico daquilo que se pretende compreender. É nesse entremeio que a pesquisa em educação se realiza, devendo ser o espaço de formação docente e atuação do professor-pesquisador.Universidade do Sul de Santa Catarina2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/7010.19177/prppge.v1e22008134-147Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 1 n. 2 (2008); 134-1472179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/70/77Miranda, José Valdinei Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-15T13:16:11Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/70Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-15T13:16:11Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente
title Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente
spellingShingle Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente
Miranda, José Valdinei Albuquerque
Currículo
Alteridade
Pesquisa
Formação docente
title_short Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente
title_full Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente
title_fullStr Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente
title_full_unstemmed Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente
title_sort Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente
author Miranda, José Valdinei Albuquerque
author_facet Miranda, José Valdinei Albuquerque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, José Valdinei Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Alteridade
Pesquisa
Formação docente
topic Currículo
Alteridade
Pesquisa
Formação docente
description O presente artigo procura situar a discussão da formação do professor-pesquisador num horizonte compreensivo, onde questões referentes aos métodos e técnicas de pesquisa, à objetividade e validade científica, abrem espaço para as tematizações referentes ao encontro com a alteridade e à experiência hermenêutica do diálogo com o outro, como elementos essenciais da pesquisa e da própria formação docente no campo educacional. Considera que a realização de uma pesquisa é sempre situada em meio a um processo caracterizado pela familiaridade e pelo estranhamento, que tensiona permanentemente o horizonte compreensivo do professor-pesquisador e o horizonte histórico daquilo que se pretende compreender. É nesse entremeio que a pesquisa em educação se realiza, devendo ser o espaço de formação docente e atuação do professor-pesquisador.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/70
10.19177/prppge.v1e22008134-147
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/70
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v1e22008134-147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/70/77
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 1 n. 2 (2008); 134-147
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218746483113984