Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/70 |
Resumo: | O presente artigo procura situar a discussão da formação do professor-pesquisador num horizonte compreensivo, onde questões referentes aos métodos e técnicas de pesquisa, à objetividade e validade científica, abrem espaço para as tematizações referentes ao encontro com a alteridade e à experiência hermenêutica do diálogo com o outro, como elementos essenciais da pesquisa e da própria formação docente no campo educacional. Considera que a realização de uma pesquisa é sempre situada em meio a um processo caracterizado pela familiaridade e pelo estranhamento, que tensiona permanentemente o horizonte compreensivo do professor-pesquisador e o horizonte histórico daquilo que se pretende compreender. É nesse entremeio que a pesquisa em educação se realiza, devendo ser o espaço de formação docente e atuação do professor-pesquisador. |
id |
UNISUL-4_a75dad4be4b0d2a12fa9f5390d74d588 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/70 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docenteCurrículoAlteridadePesquisaFormação docenteO presente artigo procura situar a discussão da formação do professor-pesquisador num horizonte compreensivo, onde questões referentes aos métodos e técnicas de pesquisa, à objetividade e validade científica, abrem espaço para as tematizações referentes ao encontro com a alteridade e à experiência hermenêutica do diálogo com o outro, como elementos essenciais da pesquisa e da própria formação docente no campo educacional. Considera que a realização de uma pesquisa é sempre situada em meio a um processo caracterizado pela familiaridade e pelo estranhamento, que tensiona permanentemente o horizonte compreensivo do professor-pesquisador e o horizonte histórico daquilo que se pretende compreender. É nesse entremeio que a pesquisa em educação se realiza, devendo ser o espaço de formação docente e atuação do professor-pesquisador.Universidade do Sul de Santa Catarina2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/7010.19177/prppge.v1e22008134-147Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 1 n. 2 (2008); 134-1472179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/70/77Miranda, José Valdinei Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-15T13:16:11Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/70Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-15T13:16:11Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente |
title |
Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente |
spellingShingle |
Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente Miranda, José Valdinei Albuquerque Currículo Alteridade Pesquisa Formação docente |
title_short |
Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente |
title_full |
Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente |
title_fullStr |
Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente |
title_full_unstemmed |
Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente |
title_sort |
Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente |
author |
Miranda, José Valdinei Albuquerque |
author_facet |
Miranda, José Valdinei Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, José Valdinei Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Alteridade Pesquisa Formação docente |
topic |
Currículo Alteridade Pesquisa Formação docente |
description |
O presente artigo procura situar a discussão da formação do professor-pesquisador num horizonte compreensivo, onde questões referentes aos métodos e técnicas de pesquisa, à objetividade e validade científica, abrem espaço para as tematizações referentes ao encontro com a alteridade e à experiência hermenêutica do diálogo com o outro, como elementos essenciais da pesquisa e da própria formação docente no campo educacional. Considera que a realização de uma pesquisa é sempre situada em meio a um processo caracterizado pela familiaridade e pelo estranhamento, que tensiona permanentemente o horizonte compreensivo do professor-pesquisador e o horizonte histórico daquilo que se pretende compreender. É nesse entremeio que a pesquisa em educação se realiza, devendo ser o espaço de formação docente e atuação do professor-pesquisador. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/70 10.19177/prppge.v1e22008134-147 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/70 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v1e22008134-147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/70/77 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 1 n. 2 (2008); 134-147 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218746483113984 |