Tales: Mil e uma utilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leivas, José Carlos Pinto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002
Resumo: Este artigo aborda o Teorema de Tales quanto a aspectos geométricos e de medidas. Utiliza a relação entre grandezas e estabelece a comparação com medidas de segmentos, quer sejam eles comensuráveis ou incomensuráveis. Busca um resgate do uso da régua e compasso para aplica-los em atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, principalmente na representação de números racionais na reta real. Outras possibilidades de aplicação, tanto no ensino fundamental como na formação de professores, são a divisão de um segmento de reta em partes iguais e a distância do ponto de encontro das medianas de um triângulo aos vértices.
id SBEM_MAT-1_7567dc823e9d6dbd2d6e9ac0663cb0eb
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1002
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Tales: Mil e uma utilidadesEste artigo aborda o Teorema de Tales quanto a aspectos geométricos e de medidas. Utiliza a relação entre grandezas e estabelece a comparação com medidas de segmentos, quer sejam eles comensuráveis ou incomensuráveis. Busca um resgate do uso da régua e compasso para aplica-los em atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, principalmente na representação de números racionais na reta real. Outras possibilidades de aplicação, tanto no ensino fundamental como na formação de professores, são a divisão de um segmento de reta em partes iguais e a distância do ponto de encontro das medianas de um triângulo aos vértices.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002Educação Matemática em Revista; Número 20-21 - Dezembro 2006; 69-762317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002/560Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeivas, José Carlos Pinto2018-01-09T11:48:21Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1002Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T11:48:21Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tales: Mil e uma utilidades
title Tales: Mil e uma utilidades
spellingShingle Tales: Mil e uma utilidades
Leivas, José Carlos Pinto
title_short Tales: Mil e uma utilidades
title_full Tales: Mil e uma utilidades
title_fullStr Tales: Mil e uma utilidades
title_full_unstemmed Tales: Mil e uma utilidades
title_sort Tales: Mil e uma utilidades
author Leivas, José Carlos Pinto
author_facet Leivas, José Carlos Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leivas, José Carlos Pinto
description Este artigo aborda o Teorema de Tales quanto a aspectos geométricos e de medidas. Utiliza a relação entre grandezas e estabelece a comparação com medidas de segmentos, quer sejam eles comensuráveis ou incomensuráveis. Busca um resgate do uso da régua e compasso para aplica-los em atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, principalmente na representação de números racionais na reta real. Outras possibilidades de aplicação, tanto no ensino fundamental como na formação de professores, são a divisão de um segmento de reta em partes iguais e a distância do ponto de encontro das medianas de um triângulo aos vértices.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002/560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 20-21 - Dezembro 2006; 69-76
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129418551296