Tales: Mil e uma utilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002 |
Resumo: | Este artigo aborda o Teorema de Tales quanto a aspectos geométricos e de medidas. Utiliza a relação entre grandezas e estabelece a comparação com medidas de segmentos, quer sejam eles comensuráveis ou incomensuráveis. Busca um resgate do uso da régua e compasso para aplica-los em atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, principalmente na representação de números racionais na reta real. Outras possibilidades de aplicação, tanto no ensino fundamental como na formação de professores, são a divisão de um segmento de reta em partes iguais e a distância do ponto de encontro das medianas de um triângulo aos vértices. |
id |
SBEM_MAT-1_7567dc823e9d6dbd2d6e9ac0663cb0eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1002 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Tales: Mil e uma utilidadesEste artigo aborda o Teorema de Tales quanto a aspectos geométricos e de medidas. Utiliza a relação entre grandezas e estabelece a comparação com medidas de segmentos, quer sejam eles comensuráveis ou incomensuráveis. Busca um resgate do uso da régua e compasso para aplica-los em atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, principalmente na representação de números racionais na reta real. Outras possibilidades de aplicação, tanto no ensino fundamental como na formação de professores, são a divisão de um segmento de reta em partes iguais e a distância do ponto de encontro das medianas de um triângulo aos vértices.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002Educação Matemática em Revista; Número 20-21 - Dezembro 2006; 69-762317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002/560Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeivas, José Carlos Pinto2018-01-09T11:48:21Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1002Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T11:48:21Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tales: Mil e uma utilidades |
title |
Tales: Mil e uma utilidades |
spellingShingle |
Tales: Mil e uma utilidades Leivas, José Carlos Pinto |
title_short |
Tales: Mil e uma utilidades |
title_full |
Tales: Mil e uma utilidades |
title_fullStr |
Tales: Mil e uma utilidades |
title_full_unstemmed |
Tales: Mil e uma utilidades |
title_sort |
Tales: Mil e uma utilidades |
author |
Leivas, José Carlos Pinto |
author_facet |
Leivas, José Carlos Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leivas, José Carlos Pinto |
description |
Este artigo aborda o Teorema de Tales quanto a aspectos geométricos e de medidas. Utiliza a relação entre grandezas e estabelece a comparação com medidas de segmentos, quer sejam eles comensuráveis ou incomensuráveis. Busca um resgate do uso da régua e compasso para aplica-los em atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, principalmente na representação de números racionais na reta real. Outras possibilidades de aplicação, tanto no ensino fundamental como na formação de professores, são a divisão de um segmento de reta em partes iguais e a distância do ponto de encontro das medianas de um triângulo aos vértices. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1002/560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 20-21 - Dezembro 2006; 69-76 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129418551296 |