Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Fabricio Lopes da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956MA9
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a crítica da propaganda encontrada na literatura de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes. Em termos específicos, pretende-se com este estudo interpretar a linguagem literária destes autores, revelando seus mecanismos de apresentação e representação do campo publicitário. Com tal operação, é possível verificar como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes lançaram seus olhares atentos para a publicidade, fazendo dela uma temática literária importante para compreender culturalmente a sociedade do seu tempo. Os escritores, em seus textos, dedicaram uma especial atenção para observar em nossos hábitos comportamentais, promovidos pela propaganda, alguns acentos problemáticos. Os mais recorrentes se referem ao consumismo, à felicidade eufórica, ao narcisismo, à alienação e à reificação. Outra intenção da pesquisa é poder reunir um 'corpus' literário dedicado à problematização do discurso publicitário, no sentido de, assim, contribuir para a consolidação de uma fortuna crítica acerca dos estudos de comunicação e de literatura, numa perspectiva interdisciplinar.
id UFMG_c3f5626ea2dc4ad4a46fc2bcee4c9de4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-956MA9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vera Lucia de Carvalho Casa NovaMarcos Rogerio Cordeiro FernandesEduardo de Assis DuarteMurilo Marcondes de MouraPaulo Bernardo Ferreira VazMarcos Fabricio Lopes da Silva2019-08-11T17:55:36Z2019-08-11T17:55:36Z2013-02-21http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956MA9Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a crítica da propaganda encontrada na literatura de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes. Em termos específicos, pretende-se com este estudo interpretar a linguagem literária destes autores, revelando seus mecanismos de apresentação e representação do campo publicitário. Com tal operação, é possível verificar como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes lançaram seus olhares atentos para a publicidade, fazendo dela uma temática literária importante para compreender culturalmente a sociedade do seu tempo. Os escritores, em seus textos, dedicaram uma especial atenção para observar em nossos hábitos comportamentais, promovidos pela propaganda, alguns acentos problemáticos. Os mais recorrentes se referem ao consumismo, à felicidade eufórica, ao narcisismo, à alienação e à reificação. Outra intenção da pesquisa é poder reunir um 'corpus' literário dedicado à problematização do discurso publicitário, no sentido de, assim, contribuir para a consolidação de uma fortuna crítica acerca dos estudos de comunicação e de literatura, numa perspectiva interdisciplinar.The overall objective of this research is to analyze the criticism of advertising as presented in the literature written by Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade and Sebastião Nunes. Specifically, this study intends to disclose - through interpretation of their literary language - the mechanisms by which the publicity field is presented and represented. This operation makes it possible to understand how Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade and Sebastião Nunes have attentively observed publicity and turned it into an important theme for their literature so as to comprehend culturally the society of their times. They were attentive enough to observe a number of problematic issues related to behavior habits which were promoted by advertising. The most recurrent aspects among these are related to consumerism, euphoric happiness, narcissism, alienation and reification. Another goal implied by this research points to the possibility of gathering a literary corpus around the questioning of the discourse of publicity. In this sense, it aims to contribute with the consolidation of a critical corpus concerning the studies of literature and communication in an interdisciplinary perspective.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDiscurso publicitárioAnálise do discurso literárioNunes, Sebastião, 1938- Crítica e interpretaçãoLiteratura brasileira História e críticaComunicação de massa e literaturaAndrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 Crítica e interpretaçãoAssis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretaçãoPublicidadeCarlos Drummond de AndradeMachado de AssisSebastião NunesLiteratura brasileiraCrítica da propagandaMil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___marcos_fabr_cio.pdfapplication/pdf2658803https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-956MA9/1/tese___marcos_fabr_cio.pdfae6fcbbd14d716b436f78fae10cbdbf3MD51TEXTtese___marcos_fabr_cio.pdf.txttese___marcos_fabr_cio.pdf.txtExtracted texttext/plain294536https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-956MA9/2/tese___marcos_fabr_cio.pdf.txta754724f8eb8394e0943e1abf53693a9MD521843/ECAP-956MA92019-11-14 07:34:09.474oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-956MA9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:34:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade
title Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade
spellingShingle Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade
Marcos Fabricio Lopes da Silva
Publicidade
Carlos Drummond de Andrade
Machado de Assis
Sebastião Nunes
Literatura brasileira
Crítica da propaganda
Discurso publicitário
Análise do discurso literário
Nunes, Sebastião, 1938- Crítica e interpretação
Literatura brasileira História e crítica
Comunicação de massa e literatura
Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 Crítica e interpretação
Assis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretação
title_short Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade
title_full Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade
title_fullStr Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade
title_full_unstemmed Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade
title_sort Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade
author Marcos Fabricio Lopes da Silva
author_facet Marcos Fabricio Lopes da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eduardo de Assis Duarte
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Murilo Marcondes de Moura
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Paulo Bernardo Ferreira Vaz
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Fabricio Lopes da Silva
contributor_str_mv Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
Eduardo de Assis Duarte
Murilo Marcondes de Moura
Paulo Bernardo Ferreira Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Carlos Drummond de Andrade
Machado de Assis
Sebastião Nunes
Literatura brasileira
Crítica da propaganda
topic Publicidade
Carlos Drummond de Andrade
Machado de Assis
Sebastião Nunes
Literatura brasileira
Crítica da propaganda
Discurso publicitário
Análise do discurso literário
Nunes, Sebastião, 1938- Crítica e interpretação
Literatura brasileira História e crítica
Comunicação de massa e literatura
Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 Crítica e interpretação
Assis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Discurso publicitário
Análise do discurso literário
Nunes, Sebastião, 1938- Crítica e interpretação
Literatura brasileira História e crítica
Comunicação de massa e literatura
Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 Crítica e interpretação
Assis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretação
description Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a crítica da propaganda encontrada na literatura de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes. Em termos específicos, pretende-se com este estudo interpretar a linguagem literária destes autores, revelando seus mecanismos de apresentação e representação do campo publicitário. Com tal operação, é possível verificar como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes lançaram seus olhares atentos para a publicidade, fazendo dela uma temática literária importante para compreender culturalmente a sociedade do seu tempo. Os escritores, em seus textos, dedicaram uma especial atenção para observar em nossos hábitos comportamentais, promovidos pela propaganda, alguns acentos problemáticos. Os mais recorrentes se referem ao consumismo, à felicidade eufórica, ao narcisismo, à alienação e à reificação. Outra intenção da pesquisa é poder reunir um 'corpus' literário dedicado à problematização do discurso publicitário, no sentido de, assim, contribuir para a consolidação de uma fortuna crítica acerca dos estudos de comunicação e de literatura, numa perspectiva interdisciplinar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T17:55:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T17:55:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956MA9
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956MA9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-956MA9/1/tese___marcos_fabr_cio.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-956MA9/2/tese___marcos_fabr_cio.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ae6fcbbd14d716b436f78fae10cbdbf3
a754724f8eb8394e0943e1abf53693a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589559926128640