Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2701 |
Resumo: | Com os adventos da tecnologia, vídeos têm sido cada vez mais utilizados como recurso didático, com grande potencial para o ensino de matemática para estudantes surdos e ouvintes. Assim, esta pesquisa documental teve como objetivo realizar o levantamento, análise e discussão de videoaulas de matemática acessíveis para surdos. Sob a análise de 144 videoaulas foi possível observar a maior concentração de publicações a partir do ano de 2017, com vídeos curtos e abordando o conteúdo de números e operações básicas. Quase metade dos vídeos foi avaliado com qualidade de visualização da Língua brasileira de sinais (Libras) ruim ou regular. Concernente à tradução em Libras, mais de 90% foi avaliada como deficitária ou com vocabulário básico, revelando inclusive omissões de informações. Desse modo, conclui-se que embora existam videoaulas de matemática acessíveis para surdos, essas ainda são escassas e as existentes podem apresentar problemas de qualidade. |
id |
SBEM_MAT-1_7a5b54b6aca9fd6715de515c3711b571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2701 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdosCom os adventos da tecnologia, vídeos têm sido cada vez mais utilizados como recurso didático, com grande potencial para o ensino de matemática para estudantes surdos e ouvintes. Assim, esta pesquisa documental teve como objetivo realizar o levantamento, análise e discussão de videoaulas de matemática acessíveis para surdos. Sob a análise de 144 videoaulas foi possível observar a maior concentração de publicações a partir do ano de 2017, com vídeos curtos e abordando o conteúdo de números e operações básicas. Quase metade dos vídeos foi avaliado com qualidade de visualização da Língua brasileira de sinais (Libras) ruim ou regular. Concernente à tradução em Libras, mais de 90% foi avaliada como deficitária ou com vocabulário básico, revelando inclusive omissões de informações. Desse modo, conclui-se que embora existam videoaulas de matemática acessíveis para surdos, essas ainda são escassas e as existentes podem apresentar problemas de qualidade. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/270110.37001/emr.v27i74.2701Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 74 (2022): jan./mar.; 50-722317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2701/2096Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, LucasMamhy Oliveira Kumada, Katedos Santos Batista, LeonardoPolo Gianotti, LuccaManzano Marçola, TalitaAssunção Ramos, Marcos Henrique2022-12-19T14:06:17Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2701Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:06:17Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos |
title |
Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos |
spellingShingle |
Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos de Souza, Lucas |
title_short |
Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos |
title_full |
Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos |
title_fullStr |
Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos |
title_full_unstemmed |
Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos |
title_sort |
Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos |
author |
de Souza, Lucas |
author_facet |
de Souza, Lucas Mamhy Oliveira Kumada, Kate dos Santos Batista, Leonardo Polo Gianotti, Lucca Manzano Marçola, Talita Assunção Ramos, Marcos Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Mamhy Oliveira Kumada, Kate dos Santos Batista, Leonardo Polo Gianotti, Lucca Manzano Marçola, Talita Assunção Ramos, Marcos Henrique |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Lucas Mamhy Oliveira Kumada, Kate dos Santos Batista, Leonardo Polo Gianotti, Lucca Manzano Marçola, Talita Assunção Ramos, Marcos Henrique |
description |
Com os adventos da tecnologia, vídeos têm sido cada vez mais utilizados como recurso didático, com grande potencial para o ensino de matemática para estudantes surdos e ouvintes. Assim, esta pesquisa documental teve como objetivo realizar o levantamento, análise e discussão de videoaulas de matemática acessíveis para surdos. Sob a análise de 144 videoaulas foi possível observar a maior concentração de publicações a partir do ano de 2017, com vídeos curtos e abordando o conteúdo de números e operações básicas. Quase metade dos vídeos foi avaliado com qualidade de visualização da Língua brasileira de sinais (Libras) ruim ou regular. Concernente à tradução em Libras, mais de 90% foi avaliada como deficitária ou com vocabulário básico, revelando inclusive omissões de informações. Desse modo, conclui-se que embora existam videoaulas de matemática acessíveis para surdos, essas ainda são escassas e as existentes podem apresentar problemas de qualidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2701 10.37001/emr.v27i74.2701 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2701 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v27i74.2701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2701/2096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 74 (2022): jan./mar.; 50-72 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131109904384 |