Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Anderson Henrique
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1365
Resumo: O presente trabalho aborda os artefatos culturais produzidos na comunidade quilombola Jamary dos Pretos, localizada no município Turiaçu-MA, na perspectiva da Etnomatemática. Nesse sentido, busca-se reconhecer, por meio das diversas atividades realizadas na agricultura, na pecuária e na produção de artefatos, as relações que podem ser estabelecidas para o ensino de unidades de medidas e formas geométricas a partir de elementos culturais do Quilombo Jamary dos Pretos. O estudo tem por objetivo apontar elementos da cultura local que possam ser considerados no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. As informações foram coletadas através de entrevistas não estruturadas, observações, leituras bibliográficas, fotografias e vídeos. Almeja-se que esta pesquisa venha contribuir para um ensino que valorize a cultura local como ente formador dos educandos, ao mesmo tempo em que dialoga com o conhecimento sistematizado da academia.
id SBEM_MAT-1_7a9a6085d2b513495305944af7913b7d
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1365
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MAO presente trabalho aborda os artefatos culturais produzidos na comunidade quilombola Jamary dos Pretos, localizada no município Turiaçu-MA, na perspectiva da Etnomatemática. Nesse sentido, busca-se reconhecer, por meio das diversas atividades realizadas na agricultura, na pecuária e na produção de artefatos, as relações que podem ser estabelecidas para o ensino de unidades de medidas e formas geométricas a partir de elementos culturais do Quilombo Jamary dos Pretos. O estudo tem por objetivo apontar elementos da cultura local que possam ser considerados no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. As informações foram coletadas através de entrevistas não estruturadas, observações, leituras bibliográficas, fotografias e vídeos. Almeja-se que esta pesquisa venha contribuir para um ensino que valorize a cultura local como ente formador dos educandos, ao mesmo tempo em que dialoga com o conhecimento sistematizado da academia.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1365Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 198-2092317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1365/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Anderson Henrique2022-12-23T10:52:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1365Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:52:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA
title Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA
spellingShingle Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA
Barros, Anderson Henrique
title_short Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA
title_full Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA
title_fullStr Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA
title_full_unstemmed Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA
title_sort Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA
author Barros, Anderson Henrique
author_facet Barros, Anderson Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Anderson Henrique
description O presente trabalho aborda os artefatos culturais produzidos na comunidade quilombola Jamary dos Pretos, localizada no município Turiaçu-MA, na perspectiva da Etnomatemática. Nesse sentido, busca-se reconhecer, por meio das diversas atividades realizadas na agricultura, na pecuária e na produção de artefatos, as relações que podem ser estabelecidas para o ensino de unidades de medidas e formas geométricas a partir de elementos culturais do Quilombo Jamary dos Pretos. O estudo tem por objetivo apontar elementos da cultura local que possam ser considerados no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. As informações foram coletadas através de entrevistas não estruturadas, observações, leituras bibliográficas, fotografias e vídeos. Almeja-se que esta pesquisa venha contribuir para um ensino que valorize a cultura local como ente formador dos educandos, ao mesmo tempo em que dialoga com o conhecimento sistematizado da academia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1365
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1365/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 198-209
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130235392000