O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894 |
Resumo: | Parte dos problemas acerca da dificuldade de interpretação e assimilação dos conteúdos matemáticos pode estar relacionada ao não estabelecimento de correspondência com o cotidiano e, nesse contexto, está a complexidade da aprendizagem da geometria retratada pelos discentes. Apresenta-se, aqui, uma proposta na qual é possível aprender matemática relacionando-a com a natureza, por meio de registros de imagens, além de promover Educação Ambiental na escola, com a coleta de objetos descartados na natureza. Dessa forma, despertou-se o interesse dos discentes pela disciplina e maior participação nas aulas, o que contribuiu para internalizar o seu aprendizado. Assim, é possível identificar elementos que permitam relacionar o ambiente com a matemática, de forma que os discentes se sensibilizem quanto ao uso racional dos recursos naturais, visando à preservação do meio e promovendo a descoberta de novos processos de ensino e aprendizagem de geometria a partir da observação das figuras geométricas identificadas na natureza. |
id |
SBEM_MAT-1_7c481d9ed9ed031ecf8325e68919fcb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/894 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversalContextualização Matemática. Educação Ambiental. Aprendizagem. Geometria da Natureza.Parte dos problemas acerca da dificuldade de interpretação e assimilação dos conteúdos matemáticos pode estar relacionada ao não estabelecimento de correspondência com o cotidiano e, nesse contexto, está a complexidade da aprendizagem da geometria retratada pelos discentes. Apresenta-se, aqui, uma proposta na qual é possível aprender matemática relacionando-a com a natureza, por meio de registros de imagens, além de promover Educação Ambiental na escola, com a coleta de objetos descartados na natureza. Dessa forma, despertou-se o interesse dos discentes pela disciplina e maior participação nas aulas, o que contribuiu para internalizar o seu aprendizado. Assim, é possível identificar elementos que permitam relacionar o ambiente com a matemática, de forma que os discentes se sensibilizem quanto ao uso racional dos recursos naturais, visando à preservação do meio e promovendo a descoberta de novos processos de ensino e aprendizagem de geometria a partir da observação das figuras geométricas identificadas na natureza.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de experiência com aplicação em sala de aulaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 55 (2017): jul./set.; 125-1382317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Claudinei de OliveiraLima, Clara Paula deFerrete, Jaqueline AidaSilva, Marinaldo Felipe daSilva, Adonias2022-12-23T10:56:24Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/894Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:56:24Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal |
title |
O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal |
spellingShingle |
O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal Pinho, Claudinei de Oliveira Contextualização Matemática. Educação Ambiental. Aprendizagem. Geometria da Natureza. |
title_short |
O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal |
title_full |
O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal |
title_fullStr |
O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal |
title_full_unstemmed |
O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal |
title_sort |
O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal |
author |
Pinho, Claudinei de Oliveira |
author_facet |
Pinho, Claudinei de Oliveira Lima, Clara Paula de Ferrete, Jaqueline Aida Silva, Marinaldo Felipe da Silva, Adonias |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Clara Paula de Ferrete, Jaqueline Aida Silva, Marinaldo Felipe da Silva, Adonias |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Claudinei de Oliveira Lima, Clara Paula de Ferrete, Jaqueline Aida Silva, Marinaldo Felipe da Silva, Adonias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização Matemática. Educação Ambiental. Aprendizagem. Geometria da Natureza. |
topic |
Contextualização Matemática. Educação Ambiental. Aprendizagem. Geometria da Natureza. |
description |
Parte dos problemas acerca da dificuldade de interpretação e assimilação dos conteúdos matemáticos pode estar relacionada ao não estabelecimento de correspondência com o cotidiano e, nesse contexto, está a complexidade da aprendizagem da geometria retratada pelos discentes. Apresenta-se, aqui, uma proposta na qual é possível aprender matemática relacionando-a com a natureza, por meio de registros de imagens, além de promover Educação Ambiental na escola, com a coleta de objetos descartados na natureza. Dessa forma, despertou-se o interesse dos discentes pela disciplina e maior participação nas aulas, o que contribuiu para internalizar o seu aprendizado. Assim, é possível identificar elementos que permitam relacionar o ambiente com a matemática, de forma que os discentes se sensibilizem quanto ao uso racional dos recursos naturais, visando à preservação do meio e promovendo a descoberta de novos processos de ensino e aprendizagem de geometria a partir da observação das figuras geométricas identificadas na natureza. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relato de experiência com aplicação em sala de aula |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 55 (2017): jul./set.; 125-138 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129055744000 |