O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Claudinei de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Clara Paula de, Ferrete, Jaqueline Aida, Silva, Marinaldo Felipe da, Silva, Adonias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894
Resumo: Parte dos problemas acerca da dificuldade de interpretação e assimilação dos conteúdos matemáticos pode estar relacionada ao não estabelecimento de correspondência com o cotidiano e, nesse contexto, está a complexidade da aprendizagem da geometria retratada pelos discentes. Apresenta-se, aqui, uma proposta na qual é possível aprender matemática relacionando-a com a natureza, por meio de registros de imagens, além de promover Educação Ambiental na escola, com a coleta de objetos descartados na natureza. Dessa forma, despertou-se o interesse dos discentes pela disciplina e maior participação nas aulas, o que contribuiu para internalizar o seu aprendizado. Assim, é possível identificar elementos que permitam relacionar o ambiente com a matemática, de forma que os discentes se sensibilizem quanto ao uso racional dos recursos naturais, visando à preservação do meio e promovendo a descoberta de novos processos de ensino e aprendizagem de geometria a partir da observação das figuras geométricas identificadas na natureza.
id SBEM_MAT-1_7c481d9ed9ed031ecf8325e68919fcb2
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/894
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversalContextualização Matemática. Educação Ambiental. Aprendizagem. Geometria da Natureza.Parte dos problemas acerca da dificuldade de interpretação e assimilação dos conteúdos matemáticos pode estar relacionada ao não estabelecimento de correspondência com o cotidiano e, nesse contexto, está a complexidade da aprendizagem da geometria retratada pelos discentes. Apresenta-se, aqui, uma proposta na qual é possível aprender matemática relacionando-a com a natureza, por meio de registros de imagens, além de promover Educação Ambiental na escola, com a coleta de objetos descartados na natureza. Dessa forma, despertou-se o interesse dos discentes pela disciplina e maior participação nas aulas, o que contribuiu para internalizar o seu aprendizado. Assim, é possível identificar elementos que permitam relacionar o ambiente com a matemática, de forma que os discentes se sensibilizem quanto ao uso racional dos recursos naturais, visando à preservação do meio e promovendo a descoberta de novos processos de ensino e aprendizagem de geometria a partir da observação das figuras geométricas identificadas na natureza.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de experiência com aplicação em sala de aulaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 55 (2017): jul./set.; 125-1382317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Claudinei de OliveiraLima, Clara Paula deFerrete, Jaqueline AidaSilva, Marinaldo Felipe daSilva, Adonias2022-12-23T10:56:24Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/894Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:56:24Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal
title O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal
spellingShingle O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal
Pinho, Claudinei de Oliveira
Contextualização Matemática. Educação Ambiental. Aprendizagem. Geometria da Natureza.
title_short O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal
title_full O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal
title_fullStr O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal
title_full_unstemmed O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal
title_sort O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal
author Pinho, Claudinei de Oliveira
author_facet Pinho, Claudinei de Oliveira
Lima, Clara Paula de
Ferrete, Jaqueline Aida
Silva, Marinaldo Felipe da
Silva, Adonias
author_role author
author2 Lima, Clara Paula de
Ferrete, Jaqueline Aida
Silva, Marinaldo Felipe da
Silva, Adonias
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Claudinei de Oliveira
Lima, Clara Paula de
Ferrete, Jaqueline Aida
Silva, Marinaldo Felipe da
Silva, Adonias
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização Matemática. Educação Ambiental. Aprendizagem. Geometria da Natureza.
topic Contextualização Matemática. Educação Ambiental. Aprendizagem. Geometria da Natureza.
description Parte dos problemas acerca da dificuldade de interpretação e assimilação dos conteúdos matemáticos pode estar relacionada ao não estabelecimento de correspondência com o cotidiano e, nesse contexto, está a complexidade da aprendizagem da geometria retratada pelos discentes. Apresenta-se, aqui, uma proposta na qual é possível aprender matemática relacionando-a com a natureza, por meio de registros de imagens, além de promover Educação Ambiental na escola, com a coleta de objetos descartados na natureza. Dessa forma, despertou-se o interesse dos discentes pela disciplina e maior participação nas aulas, o que contribuiu para internalizar o seu aprendizado. Assim, é possível identificar elementos que permitam relacionar o ambiente com a matemática, de forma que os discentes se sensibilizem quanto ao uso racional dos recursos naturais, visando à preservação do meio e promovendo a descoberta de novos processos de ensino e aprendizagem de geometria a partir da observação das figuras geométricas identificadas na natureza.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relato de experiência com aplicação em sala de aula
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 55 (2017): jul./set.; 125-138
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129055744000