Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2456 |
Resumo: | Os materiais curriculares, elementares ao desenvolvimento do currículo de Matemática e, portanto, moderadores da prática docente e indutores das aprendizagens dos estudantes, têm se configurado em objeto de estudo de pesquisadores. Diante desse caráter facilitador das ações docentes, temos como objetivo, neste trabalho, retratar a pesquisa brasileira sobre materiais curriculares, analisando os conceitos e definições dados ao termo, as lentes teóricas que subsidiam as investigações e a relação que se estabelece quando o professor manuseia o material. Para este fim, consideramos a abordagem qualitativa de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Tomamos a produção brasileira sobre materiais curriculares como objeto de estudo, com um escopo de 25 pesquisas entre teses e dissertações realizadas entre os anos 2013 e 2019. Como resultados, pudemos observar que o olhar dos investigadores tem migrado das características físicas do material curricular para aspectos mais subjetivos da relação professor-material curricular. |
id |
SBEM_MAT-1_81d4867fe6c77839404a86d1905f1403 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2456 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professoresCurriculum MaterialMathematics CurriculumsMathematics EducationMateriais CurricularesCurrículos de MatemáticaEducação MatemáticaOs materiais curriculares, elementares ao desenvolvimento do currículo de Matemática e, portanto, moderadores da prática docente e indutores das aprendizagens dos estudantes, têm se configurado em objeto de estudo de pesquisadores. Diante desse caráter facilitador das ações docentes, temos como objetivo, neste trabalho, retratar a pesquisa brasileira sobre materiais curriculares, analisando os conceitos e definições dados ao termo, as lentes teóricas que subsidiam as investigações e a relação que se estabelece quando o professor manuseia o material. Para este fim, consideramos a abordagem qualitativa de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Tomamos a produção brasileira sobre materiais curriculares como objeto de estudo, com um escopo de 25 pesquisas entre teses e dissertações realizadas entre os anos 2013 e 2019. Como resultados, pudemos observar que o olhar dos investigadores tem migrado das características físicas do material curricular para aspectos mais subjetivos da relação professor-material curricular.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/245610.37001/emr.v25i69.2456Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 69 (2020): out./dez.; 33-522317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2456/2282Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Marilene Caitano Reis AlmeidaJanuario, GilbertoSantos, Francely Aparecida dos2022-12-19T14:08:02Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2456Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:08:02Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores |
title |
Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores |
spellingShingle |
Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores Soares, Marilene Caitano Reis Almeida Curriculum Material Mathematics Curriculums Mathematics Education Materiais Curriculares Currículos de Matemática Educação Matemática |
title_short |
Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores |
title_full |
Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores |
title_fullStr |
Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores |
title_full_unstemmed |
Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores |
title_sort |
Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores |
author |
Soares, Marilene Caitano Reis Almeida |
author_facet |
Soares, Marilene Caitano Reis Almeida Januario, Gilberto Santos, Francely Aparecida dos |
author_role |
author |
author2 |
Januario, Gilberto Santos, Francely Aparecida dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Marilene Caitano Reis Almeida Januario, Gilberto Santos, Francely Aparecida dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculum Material Mathematics Curriculums Mathematics Education Materiais Curriculares Currículos de Matemática Educação Matemática |
topic |
Curriculum Material Mathematics Curriculums Mathematics Education Materiais Curriculares Currículos de Matemática Educação Matemática |
description |
Os materiais curriculares, elementares ao desenvolvimento do currículo de Matemática e, portanto, moderadores da prática docente e indutores das aprendizagens dos estudantes, têm se configurado em objeto de estudo de pesquisadores. Diante desse caráter facilitador das ações docentes, temos como objetivo, neste trabalho, retratar a pesquisa brasileira sobre materiais curriculares, analisando os conceitos e definições dados ao termo, as lentes teóricas que subsidiam as investigações e a relação que se estabelece quando o professor manuseia o material. Para este fim, consideramos a abordagem qualitativa de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Tomamos a produção brasileira sobre materiais curriculares como objeto de estudo, com um escopo de 25 pesquisas entre teses e dissertações realizadas entre os anos 2013 e 2019. Como resultados, pudemos observar que o olhar dos investigadores tem migrado das características físicas do material curricular para aspectos mais subjetivos da relação professor-material curricular. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2456 10.37001/emr.v25i69.2456 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2456 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v25i69.2456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2456/2282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 69 (2020): out./dez.; 33-52 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131062718464 |