Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Januario, Gilberto, Santos, Francely Aparecida dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2456
Resumo: Os materiais curriculares, elementares ao desenvolvimento do currículo de Matemática e, portanto, moderadores da prática docente e indutores das aprendizagens dos estudantes, têm se configurado em objeto de estudo de pesquisadores. Diante desse caráter facilitador das ações docentes, temos como objetivo, neste trabalho, retratar a pesquisa brasileira sobre materiais curriculares, analisando os conceitos e definições dados ao termo, as lentes teóricas que subsidiam as investigações e a relação que se estabelece quando o professor manuseia o material. Para este fim, consideramos a abordagem qualitativa de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Tomamos a produção brasileira sobre materiais curriculares como objeto de estudo, com um escopo de 25 pesquisas entre teses e dissertações realizadas entre os anos 2013 e 2019. Como resultados, pudemos observar que o olhar dos investigadores tem migrado das características físicas do material curricular para aspectos mais subjetivos da relação professor-material curricular.
id SBEM_MAT-1_81d4867fe6c77839404a86d1905f1403
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2456
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professoresCurriculum MaterialMathematics CurriculumsMathematics EducationMateriais CurricularesCurrículos de MatemáticaEducação MatemáticaOs materiais curriculares, elementares ao desenvolvimento do currículo de Matemática e, portanto, moderadores da prática docente e indutores das aprendizagens dos estudantes, têm se configurado em objeto de estudo de pesquisadores. Diante desse caráter facilitador das ações docentes, temos como objetivo, neste trabalho, retratar a pesquisa brasileira sobre materiais curriculares, analisando os conceitos e definições dados ao termo, as lentes teóricas que subsidiam as investigações e a relação que se estabelece quando o professor manuseia o material. Para este fim, consideramos a abordagem qualitativa de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Tomamos a produção brasileira sobre materiais curriculares como objeto de estudo, com um escopo de 25 pesquisas entre teses e dissertações realizadas entre os anos 2013 e 2019. Como resultados, pudemos observar que o olhar dos investigadores tem migrado das características físicas do material curricular para aspectos mais subjetivos da relação professor-material curricular.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/245610.37001/emr.v25i69.2456Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 69 (2020): out./dez.; 33-522317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2456/2282Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Marilene Caitano Reis AlmeidaJanuario, GilbertoSantos, Francely Aparecida dos2022-12-19T14:08:02Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2456Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:08:02Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores
title Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores
spellingShingle Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores
Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
Curriculum Material
Mathematics Curriculums
Mathematics Education
Materiais Curriculares
Currículos de Matemática
Educação Matemática
title_short Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores
title_full Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores
title_fullStr Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores
title_full_unstemmed Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores
title_sort Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores
author Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
author_facet Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
Januario, Gilberto
Santos, Francely Aparecida dos
author_role author
author2 Januario, Gilberto
Santos, Francely Aparecida dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
Januario, Gilberto
Santos, Francely Aparecida dos
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum Material
Mathematics Curriculums
Mathematics Education
Materiais Curriculares
Currículos de Matemática
Educação Matemática
topic Curriculum Material
Mathematics Curriculums
Mathematics Education
Materiais Curriculares
Currículos de Matemática
Educação Matemática
description Os materiais curriculares, elementares ao desenvolvimento do currículo de Matemática e, portanto, moderadores da prática docente e indutores das aprendizagens dos estudantes, têm se configurado em objeto de estudo de pesquisadores. Diante desse caráter facilitador das ações docentes, temos como objetivo, neste trabalho, retratar a pesquisa brasileira sobre materiais curriculares, analisando os conceitos e definições dados ao termo, as lentes teóricas que subsidiam as investigações e a relação que se estabelece quando o professor manuseia o material. Para este fim, consideramos a abordagem qualitativa de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Tomamos a produção brasileira sobre materiais curriculares como objeto de estudo, com um escopo de 25 pesquisas entre teses e dissertações realizadas entre os anos 2013 e 2019. Como resultados, pudemos observar que o olhar dos investigadores tem migrado das características físicas do material curricular para aspectos mais subjetivos da relação professor-material curricular.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2456
10.37001/emr.v25i69.2456
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2456
identifier_str_mv 10.37001/emr.v25i69.2456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2456/2282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 69 (2020): out./dez.; 33-52
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131062718464