O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Rachel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barbosa, Mauricio Soares, Maia, Fernanda Alves, Almeida, Maria Tereza Carvalho, França, Silvana Diamantino, Franco, Jeane Farias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/190
Resumo: A Geometria é um ramo importante da Matemática, por servir principalmente de instrumento para outras áreas do conhecimento. Este trabalho objetiva diagnosticar a capacidade dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em integrar a Geometria com a Álgebra e a Aritmética em situações diversas. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal localizada na cidade de Montes Claros/ Minas Gerais. Utilizou-se a pesquisa hipotético-dedutiva. Os pesquisadores elaboraram o instrumento de coleta de dados que constava de três questões abertas com diferentes níveis de complexidade. Este estudo revelou que os pesquisados apresentam dificuldades em integrar a Geometria com a Álgebra e a Aritmética em diversas situações. Observou-se também fragilidade nesta integração no livro didático adotado. Acredita-se que estas dificuldades perpassam a maioria dos estudantes e professores do ensino fundamental. Entretanto, fazem-se necessários novos estudos com uma população maior, com outras escolas públicas com notas melhores no IDEB e também com escolas da rede privada.
id SBEM_MAT-1_8850634b2e46885fd184b9a6c57acf21
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/190
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTESA Geometria é um ramo importante da Matemática, por servir principalmente de instrumento para outras áreas do conhecimento. Este trabalho objetiva diagnosticar a capacidade dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em integrar a Geometria com a Álgebra e a Aritmética em situações diversas. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal localizada na cidade de Montes Claros/ Minas Gerais. Utilizou-se a pesquisa hipotético-dedutiva. Os pesquisadores elaboraram o instrumento de coleta de dados que constava de três questões abertas com diferentes níveis de complexidade. Este estudo revelou que os pesquisados apresentam dificuldades em integrar a Geometria com a Álgebra e a Aritmética em diversas situações. Observou-se também fragilidade nesta integração no livro didático adotado. Acredita-se que estas dificuldades perpassam a maioria dos estudantes e professores do ensino fundamental. Entretanto, fazem-se necessários novos estudos com uma população maior, com outras escolas públicas com notas melhores no IDEB e também com escolas da rede privada.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/190Educação Matemática em Revista; Número 31 - Novembro, 2010; 14 - 232317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/190/181Alves, Maria RachelBarbosa, Mauricio SoaresMaia, Fernanda AlvesAlmeida, Maria Tereza CarvalhoFrança, Silvana DiamantinoFranco, Jeane Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/190Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTES
title O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTES
spellingShingle O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTES
Alves, Maria Rachel
title_short O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTES
title_full O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTES
title_fullStr O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTES
title_full_unstemmed O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTES
title_sort O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTES
author Alves, Maria Rachel
author_facet Alves, Maria Rachel
Barbosa, Mauricio Soares
Maia, Fernanda Alves
Almeida, Maria Tereza Carvalho
França, Silvana Diamantino
Franco, Jeane Farias
author_role author
author2 Barbosa, Mauricio Soares
Maia, Fernanda Alves
Almeida, Maria Tereza Carvalho
França, Silvana Diamantino
Franco, Jeane Farias
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Rachel
Barbosa, Mauricio Soares
Maia, Fernanda Alves
Almeida, Maria Tereza Carvalho
França, Silvana Diamantino
Franco, Jeane Farias
description A Geometria é um ramo importante da Matemática, por servir principalmente de instrumento para outras áreas do conhecimento. Este trabalho objetiva diagnosticar a capacidade dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em integrar a Geometria com a Álgebra e a Aritmética em situações diversas. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal localizada na cidade de Montes Claros/ Minas Gerais. Utilizou-se a pesquisa hipotético-dedutiva. Os pesquisadores elaboraram o instrumento de coleta de dados que constava de três questões abertas com diferentes níveis de complexidade. Este estudo revelou que os pesquisados apresentam dificuldades em integrar a Geometria com a Álgebra e a Aritmética em diversas situações. Observou-se também fragilidade nesta integração no livro didático adotado. Acredita-se que estas dificuldades perpassam a maioria dos estudantes e professores do ensino fundamental. Entretanto, fazem-se necessários novos estudos com uma população maior, com outras escolas públicas com notas melhores no IDEB e também com escolas da rede privada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/190
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/190/181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 31 - Novembro, 2010; 14 - 23
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127855124480