Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820 |
Resumo: | A inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática ainda é, em muitas escolas uma grande dificuldade para os professores. Este artigo foi desenvolvido com base nos resultados de um projeto de extensão e pesquisa e busca responder a questão: De que forma é possível desenvolver a inclusão e a aprendizagem matemática no contexto da sala de aula com estudantes cegos? Ele apresenta discussões sobre o que é inclusão na sala de aula e sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis. As análises foram desenvolvidas com base em questionários respondidos pelos professores colaboradores após a aplicação dos materiais e depoimentos. Os resultados apontam que os materiais didáticos, quando utilizados por todos os estudantes nas aulas de matemática têm grande potencial de desenvolver a aprendizagem e a inclusão tanto dos que têm deficiência visual quanto dos videntes com dificuldade de aprendizagem. |
id |
SBEM_MAT-1_91df54347c7c8852d64fd8d4b20d3922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1820 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensãoInclusão Educacional. Deficiência Visual. Educação Matemática. Materiais Didáticos Manipuláveis.A inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática ainda é, em muitas escolas uma grande dificuldade para os professores. Este artigo foi desenvolvido com base nos resultados de um projeto de extensão e pesquisa e busca responder a questão: De que forma é possível desenvolver a inclusão e a aprendizagem matemática no contexto da sala de aula com estudantes cegos? Ele apresenta discussões sobre o que é inclusão na sala de aula e sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis. As análises foram desenvolvidas com base em questionários respondidos pelos professores colaboradores após a aplicação dos materiais e depoimentos. Os resultados apontam que os materiais didáticos, quando utilizados por todos os estudantes nas aulas de matemática têm grande potencial de desenvolver a aprendizagem e a inclusão tanto dos que têm deficiência visual quanto dos videntes com dificuldade de aprendizagem.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 183-1942317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Viviane ClotildePossamai, Janaína PoffoReis, Dalton Solano dosWindisch, Taísa Dagnoni2022-12-21T18:39:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1820Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:39:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão |
title |
Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão |
spellingShingle |
Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão Silva, Viviane Clotilde Inclusão Educacional. Deficiência Visual. Educação Matemática. Materiais Didáticos Manipuláveis. |
title_short |
Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão |
title_full |
Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão |
title_fullStr |
Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão |
title_full_unstemmed |
Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão |
title_sort |
Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão |
author |
Silva, Viviane Clotilde |
author_facet |
Silva, Viviane Clotilde Possamai, Janaína Poffo Reis, Dalton Solano dos Windisch, Taísa Dagnoni |
author_role |
author |
author2 |
Possamai, Janaína Poffo Reis, Dalton Solano dos Windisch, Taísa Dagnoni |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Viviane Clotilde Possamai, Janaína Poffo Reis, Dalton Solano dos Windisch, Taísa Dagnoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educacional. Deficiência Visual. Educação Matemática. Materiais Didáticos Manipuláveis. |
topic |
Inclusão Educacional. Deficiência Visual. Educação Matemática. Materiais Didáticos Manipuláveis. |
description |
A inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática ainda é, em muitas escolas uma grande dificuldade para os professores. Este artigo foi desenvolvido com base nos resultados de um projeto de extensão e pesquisa e busca responder a questão: De que forma é possível desenvolver a inclusão e a aprendizagem matemática no contexto da sala de aula com estudantes cegos? Ele apresenta discussões sobre o que é inclusão na sala de aula e sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis. As análises foram desenvolvidas com base em questionários respondidos pelos professores colaboradores após a aplicação dos materiais e depoimentos. Os resultados apontam que os materiais didáticos, quando utilizados por todos os estudantes nas aulas de matemática têm grande potencial de desenvolver a aprendizagem e a inclusão tanto dos que têm deficiência visual quanto dos videntes com dificuldade de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 183-194 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130665308161 |