Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Viviane Clotilde
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Possamai, Janaína Poffo, Reis, Dalton Solano dos, Windisch, Taísa Dagnoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820
Resumo: A inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática ainda é, em muitas escolas uma grande dificuldade para os professores. Este artigo foi desenvolvido com base nos resultados de um projeto de extensão e pesquisa e busca responder a questão: De que forma é possível desenvolver a inclusão e a aprendizagem matemática no contexto da sala de aula com estudantes cegos? Ele apresenta discussões sobre o que é inclusão na sala de aula e sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis. As análises foram desenvolvidas com base em questionários respondidos pelos professores colaboradores após a aplicação dos materiais e depoimentos. Os resultados apontam que os materiais didáticos, quando utilizados por todos os estudantes nas aulas de matemática têm grande potencial de desenvolver a aprendizagem e a inclusão tanto dos que têm deficiência visual quanto dos videntes com dificuldade de aprendizagem.
id SBEM_MAT-1_91df54347c7c8852d64fd8d4b20d3922
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1820
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensãoInclusão Educacional. Deficiência Visual. Educação Matemática. Materiais Didáticos Manipuláveis.A inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática ainda é, em muitas escolas uma grande dificuldade para os professores. Este artigo foi desenvolvido com base nos resultados de um projeto de extensão e pesquisa e busca responder a questão: De que forma é possível desenvolver a inclusão e a aprendizagem matemática no contexto da sala de aula com estudantes cegos? Ele apresenta discussões sobre o que é inclusão na sala de aula e sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis. As análises foram desenvolvidas com base em questionários respondidos pelos professores colaboradores após a aplicação dos materiais e depoimentos. Os resultados apontam que os materiais didáticos, quando utilizados por todos os estudantes nas aulas de matemática têm grande potencial de desenvolver a aprendizagem e a inclusão tanto dos que têm deficiência visual quanto dos videntes com dificuldade de aprendizagem.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 183-1942317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Viviane ClotildePossamai, Janaína PoffoReis, Dalton Solano dosWindisch, Taísa Dagnoni2022-12-21T18:39:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1820Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:39:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão
title Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão
spellingShingle Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão
Silva, Viviane Clotilde
Inclusão Educacional. Deficiência Visual. Educação Matemática. Materiais Didáticos Manipuláveis.
title_short Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão
title_full Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão
title_fullStr Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão
title_full_unstemmed Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão
title_sort Superando os obstáculos no desenvolvimento da inclusão em sala de aula com o auxílio de um projeto de extensão
author Silva, Viviane Clotilde
author_facet Silva, Viviane Clotilde
Possamai, Janaína Poffo
Reis, Dalton Solano dos
Windisch, Taísa Dagnoni
author_role author
author2 Possamai, Janaína Poffo
Reis, Dalton Solano dos
Windisch, Taísa Dagnoni
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Viviane Clotilde
Possamai, Janaína Poffo
Reis, Dalton Solano dos
Windisch, Taísa Dagnoni
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Educacional. Deficiência Visual. Educação Matemática. Materiais Didáticos Manipuláveis.
topic Inclusão Educacional. Deficiência Visual. Educação Matemática. Materiais Didáticos Manipuláveis.
description A inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática ainda é, em muitas escolas uma grande dificuldade para os professores. Este artigo foi desenvolvido com base nos resultados de um projeto de extensão e pesquisa e busca responder a questão: De que forma é possível desenvolver a inclusão e a aprendizagem matemática no contexto da sala de aula com estudantes cegos? Ele apresenta discussões sobre o que é inclusão na sala de aula e sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis. As análises foram desenvolvidas com base em questionários respondidos pelos professores colaboradores após a aplicação dos materiais e depoimentos. Os resultados apontam que os materiais didáticos, quando utilizados por todos os estudantes nas aulas de matemática têm grande potencial de desenvolver a aprendizagem e a inclusão tanto dos que têm deficiência visual quanto dos videntes com dificuldade de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1820/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 183-194
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130665308161