Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Fernanda Lopes Sá
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241
Resumo: Investigou-se a influência de diferentes representações simbólicas na resolução de proble- mas combinatórios por alunos dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos. Participa- ram 24 alunos, separados em três grupos. Antes do ensino, os alunos realizaram um teste e após o ensino também. Ambos os testes foram compostos por situações-problema contendo diferentes significados da Combinatória. Nas aulas foram resolvidos os problemas do pri- meiro teste, sendo que em cada grupo foram usadas formas de representação simbólica dis- tintas: listagens e/ou árvores de possibilidades. No primeiro teste verificou-se que a maioria das respostas dos alunos não apresentou relação combinatória e, entre as representações simbólicas, a listagem foi a mais utilizada. Durante as aulas buscou-se chamar a atenção dos participantes para propriedades e relações combinatórias. No teste após a aula observou-se que houve avanço significativo no desempenho dos participantes e que os grupos progredi- ram de modo semelhante. A listagem foi a representação simbólica mais usada também no teste após a aula em todos os grupos, inclusive naquele que não fez uso de tal representação na aula, mas após a aula os alunos haviam aprendido a fazer uso sistemático desse recurso.
id SBEM_MAT-1_9507b3a86bcd5e332369fd1bdb9f099f
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/241
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de PossibilidadesCombinatóriaRepresentações simbólicasEducação de Jovens e Adultos.Investigou-se a influência de diferentes representações simbólicas na resolução de proble- mas combinatórios por alunos dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos. Participa- ram 24 alunos, separados em três grupos. Antes do ensino, os alunos realizaram um teste e após o ensino também. Ambos os testes foram compostos por situações-problema contendo diferentes significados da Combinatória. Nas aulas foram resolvidos os problemas do pri- meiro teste, sendo que em cada grupo foram usadas formas de representação simbólica dis- tintas: listagens e/ou árvores de possibilidades. No primeiro teste verificou-se que a maioria das respostas dos alunos não apresentou relação combinatória e, entre as representações simbólicas, a listagem foi a mais utilizada. Durante as aulas buscou-se chamar a atenção dos participantes para propriedades e relações combinatórias. No teste após a aula observou-se que houve avanço significativo no desempenho dos participantes e que os grupos progredi- ram de modo semelhante. A listagem foi a representação simbólica mais usada também no teste após a aula em todos os grupos, inclusive naquele que não fez uso de tal representação na aula, mas após a aula os alunos haviam aprendido a fazer uso sistemático desse recurso.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241Educação Matemática em Revista; Número 35 - Março, 2012; 23 - 312317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241/229Barreto, Fernanda Lopes SáBorba, Rute Elizabete de Souza Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/241Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades
title Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades
spellingShingle Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades
Barreto, Fernanda Lopes Sá
Combinatória
Representações simbólicas
Educação de Jovens e Adultos.
title_short Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades
title_full Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades
title_fullStr Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades
title_full_unstemmed Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades
title_sort Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades
author Barreto, Fernanda Lopes Sá
author_facet Barreto, Fernanda Lopes Sá
Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa
author_role author
author2 Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Fernanda Lopes Sá
Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Combinatória
Representações simbólicas
Educação de Jovens e Adultos.
topic Combinatória
Representações simbólicas
Educação de Jovens e Adultos.
description Investigou-se a influência de diferentes representações simbólicas na resolução de proble- mas combinatórios por alunos dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos. Participa- ram 24 alunos, separados em três grupos. Antes do ensino, os alunos realizaram um teste e após o ensino também. Ambos os testes foram compostos por situações-problema contendo diferentes significados da Combinatória. Nas aulas foram resolvidos os problemas do pri- meiro teste, sendo que em cada grupo foram usadas formas de representação simbólica dis- tintas: listagens e/ou árvores de possibilidades. No primeiro teste verificou-se que a maioria das respostas dos alunos não apresentou relação combinatória e, entre as representações simbólicas, a listagem foi a mais utilizada. Durante as aulas buscou-se chamar a atenção dos participantes para propriedades e relações combinatórias. No teste após a aula observou-se que houve avanço significativo no desempenho dos participantes e que os grupos progredi- ram de modo semelhante. A listagem foi a representação simbólica mais usada também no teste após a aula em todos os grupos, inclusive naquele que não fez uso de tal representação na aula, mas após a aula os alunos haviam aprendido a fazer uso sistemático desse recurso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241/229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 35 - Março, 2012; 23 - 31
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127908601856