Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241 |
Resumo: | Investigou-se a influência de diferentes representações simbólicas na resolução de proble- mas combinatórios por alunos dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos. Participa- ram 24 alunos, separados em três grupos. Antes do ensino, os alunos realizaram um teste e após o ensino também. Ambos os testes foram compostos por situações-problema contendo diferentes significados da Combinatória. Nas aulas foram resolvidos os problemas do pri- meiro teste, sendo que em cada grupo foram usadas formas de representação simbólica dis- tintas: listagens e/ou árvores de possibilidades. No primeiro teste verificou-se que a maioria das respostas dos alunos não apresentou relação combinatória e, entre as representações simbólicas, a listagem foi a mais utilizada. Durante as aulas buscou-se chamar a atenção dos participantes para propriedades e relações combinatórias. No teste após a aula observou-se que houve avanço significativo no desempenho dos participantes e que os grupos progredi- ram de modo semelhante. A listagem foi a representação simbólica mais usada também no teste após a aula em todos os grupos, inclusive naquele que não fez uso de tal representação na aula, mas após a aula os alunos haviam aprendido a fazer uso sistemático desse recurso. |
id |
SBEM_MAT-1_9507b3a86bcd5e332369fd1bdb9f099f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/241 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de PossibilidadesCombinatóriaRepresentações simbólicasEducação de Jovens e Adultos.Investigou-se a influência de diferentes representações simbólicas na resolução de proble- mas combinatórios por alunos dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos. Participa- ram 24 alunos, separados em três grupos. Antes do ensino, os alunos realizaram um teste e após o ensino também. Ambos os testes foram compostos por situações-problema contendo diferentes significados da Combinatória. Nas aulas foram resolvidos os problemas do pri- meiro teste, sendo que em cada grupo foram usadas formas de representação simbólica dis- tintas: listagens e/ou árvores de possibilidades. No primeiro teste verificou-se que a maioria das respostas dos alunos não apresentou relação combinatória e, entre as representações simbólicas, a listagem foi a mais utilizada. Durante as aulas buscou-se chamar a atenção dos participantes para propriedades e relações combinatórias. No teste após a aula observou-se que houve avanço significativo no desempenho dos participantes e que os grupos progredi- ram de modo semelhante. A listagem foi a representação simbólica mais usada também no teste após a aula em todos os grupos, inclusive naquele que não fez uso de tal representação na aula, mas após a aula os alunos haviam aprendido a fazer uso sistemático desse recurso.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241Educação Matemática em Revista; Número 35 - Março, 2012; 23 - 312317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241/229Barreto, Fernanda Lopes SáBorba, Rute Elizabete de Souza Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/241Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades |
title |
Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades |
spellingShingle |
Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades Barreto, Fernanda Lopes Sá Combinatória Representações simbólicas Educação de Jovens e Adultos. |
title_short |
Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades |
title_full |
Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades |
title_fullStr |
Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades |
title_full_unstemmed |
Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades |
title_sort |
Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades |
author |
Barreto, Fernanda Lopes Sá |
author_facet |
Barreto, Fernanda Lopes Sá Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Fernanda Lopes Sá Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Combinatória Representações simbólicas Educação de Jovens e Adultos. |
topic |
Combinatória Representações simbólicas Educação de Jovens e Adultos. |
description |
Investigou-se a influência de diferentes representações simbólicas na resolução de proble- mas combinatórios por alunos dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos. Participa- ram 24 alunos, separados em três grupos. Antes do ensino, os alunos realizaram um teste e após o ensino também. Ambos os testes foram compostos por situações-problema contendo diferentes significados da Combinatória. Nas aulas foram resolvidos os problemas do pri- meiro teste, sendo que em cada grupo foram usadas formas de representação simbólica dis- tintas: listagens e/ou árvores de possibilidades. No primeiro teste verificou-se que a maioria das respostas dos alunos não apresentou relação combinatória e, entre as representações simbólicas, a listagem foi a mais utilizada. Durante as aulas buscou-se chamar a atenção dos participantes para propriedades e relações combinatórias. No teste após a aula observou-se que houve avanço significativo no desempenho dos participantes e que os grupos progredi- ram de modo semelhante. A listagem foi a representação simbólica mais usada também no teste após a aula em todos os grupos, inclusive naquele que não fez uso de tal representação na aula, mas após a aula os alunos haviam aprendido a fazer uso sistemático desse recurso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241/229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 35 - Março, 2012; 23 - 31 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127908601856 |