Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
DOI: | 10.37001/emr.v27i76.2992 |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2992 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo conhecer as discussões realizadas no âmbito da formação dos professores e professoras de Matemática que atuam na Educação de Pessoas Jovens e Adultas e o que foi abordado sobre a Educação Estética nesse processo formativo. Para isso foi estabelecido interlocuções com estudos publicados no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Diretório de Revistas de Acesso Aberto. A abordagem metodológica foi com base na metassíntese qualitativa, com análise de caráter descritivo. Como resultado identificamos que se o processo formativo inicial oportunizar discussões e práticas envolvendo a realidade da modalidade os docentes chegarão à realidade escolar com mais segurança para explorar, os saberes já construídos pelos discentes. |
id |
SBEM_MAT-1_9623ca44a31fc4506ff948769d5b3da0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2992 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
spelling |
Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJO presente artigo teve como objetivo conhecer as discussões realizadas no âmbito da formação dos professores e professoras de Matemática que atuam na Educação de Pessoas Jovens e Adultas e o que foi abordado sobre a Educação Estética nesse processo formativo. Para isso foi estabelecido interlocuções com estudos publicados no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Diretório de Revistas de Acesso Aberto. A abordagem metodológica foi com base na metassíntese qualitativa, com análise de caráter descritivo. Como resultado identificamos que se o processo formativo inicial oportunizar discussões e práticas envolvendo a realidade da modalidade os docentes chegarão à realidade escolar com mais segurança para explorar, os saberes já construídos pelos discentes.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/299210.37001/emr.v27i76.2992Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 155-1672317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2992/2203https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Luz, VanessaCosta Machado, Celiane 2022-12-19T14:02:54Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2992Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:02:54Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ |
title |
Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ |
spellingShingle |
Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ da Luz, Vanessa da Luz, Vanessa |
title_short |
Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ |
title_full |
Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ |
title_fullStr |
Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ |
title_full_unstemmed |
Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ |
title_sort |
Formação Docente no contexto da EPJA: interlocuções com estudos publicados na BDTD, CAPES e DOAJ |
author |
da Luz, Vanessa |
author_facet |
da Luz, Vanessa da Luz, Vanessa Costa Machado, Celiane Costa Machado, Celiane |
author_role |
author |
author2 |
Costa Machado, Celiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Luz, Vanessa Costa Machado, Celiane |
description |
O presente artigo teve como objetivo conhecer as discussões realizadas no âmbito da formação dos professores e professoras de Matemática que atuam na Educação de Pessoas Jovens e Adultas e o que foi abordado sobre a Educação Estética nesse processo formativo. Para isso foi estabelecido interlocuções com estudos publicados no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Diretório de Revistas de Acesso Aberto. A abordagem metodológica foi com base na metassíntese qualitativa, com análise de caráter descritivo. Como resultado identificamos que se o processo formativo inicial oportunizar discussões e práticas envolvendo a realidade da modalidade os docentes chegarão à realidade escolar com mais segurança para explorar, os saberes já construídos pelos discentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2992 10.37001/emr.v27i76.2992 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2992 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v27i76.2992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2992/2203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 155-167 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1822182130938019840 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.37001/emr.v27i76.2992 |