A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Rogerio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1368
Resumo:  O texto reflete o uso terminológico dos conceitos de cultura, linguagem e tecnologia. Desenvolve a compreensão das relações entre a língua, número e imagem, iniciadas na análise discursiva dos enunciados da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP (LOURENÇO, 2015). A abordagem metodológica empreendida usa testes linguísticos de constituência para substituição, permutação e coordenação dos três conceitos. Argumenta que o resultado da reflexão mostra divergência de premissas e convergência de objetivos. Isto decorre principalmente da influência das premissas platonistas do discurso de perfeição dos números e aristotélicas, da primazia do alfabeto como tradução do pensamento. Critica esses pontos de vista, mostrando sua ideologia de divisão sobre cultura e natureza e as materialidades e pensamentos não verbais.
id SBEM_MAT-1_972d26a9dd1a9704fb8b5b0ead719eeb
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1368
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico O texto reflete o uso terminológico dos conceitos de cultura, linguagem e tecnologia. Desenvolve a compreensão das relações entre a língua, número e imagem, iniciadas na análise discursiva dos enunciados da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP (LOURENÇO, 2015). A abordagem metodológica empreendida usa testes linguísticos de constituência para substituição, permutação e coordenação dos três conceitos. Argumenta que o resultado da reflexão mostra divergência de premissas e convergência de objetivos. Isto decorre principalmente da influência das premissas platonistas do discurso de perfeição dos números e aristotélicas, da primazia do alfabeto como tradução do pensamento. Critica esses pontos de vista, mostrando sua ideologia de divisão sobre cultura e natureza e as materialidades e pensamentos não verbais.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1368Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 75-902317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1368/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1368/1629Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Rogerio2022-12-23T10:52:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1368Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:52:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico
title A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico
spellingShingle A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico
Lourenço, Rogerio
title_short A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico
title_full A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico
title_fullStr A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico
title_full_unstemmed A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico
title_sort A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico
author Lourenço, Rogerio
author_facet Lourenço, Rogerio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Rogerio
description  O texto reflete o uso terminológico dos conceitos de cultura, linguagem e tecnologia. Desenvolve a compreensão das relações entre a língua, número e imagem, iniciadas na análise discursiva dos enunciados da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP (LOURENÇO, 2015). A abordagem metodológica empreendida usa testes linguísticos de constituência para substituição, permutação e coordenação dos três conceitos. Argumenta que o resultado da reflexão mostra divergência de premissas e convergência de objetivos. Isto decorre principalmente da influência das premissas platonistas do discurso de perfeição dos números e aristotélicas, da primazia do alfabeto como tradução do pensamento. Critica esses pontos de vista, mostrando sua ideologia de divisão sobre cultura e natureza e as materialidades e pensamentos não verbais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1368
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1368/pdf
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1368/1629
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 75-90
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130236440576