Avaliação como Ação Educativa na Perspectiva do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peralta, Deise Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Alana Fuzaro de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/767
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica de avaliação de conteúdos curriculares de matemática como exemplo de Ação Educativa na perspectiva da Teoria do Agir Comunicativo (TAC) de Jürgen Habermas. Para tanto, apresenta-se o conceito de Agir Comunicativo sob o aspecto da linguagem e do discurso, define-se Competência Comunicativa, defende-se Ação Educativa como possibilidade de Agir Comunicativo com crianças e adolescentes e expõe-se o caso das Avaliativas da Escola Maria Peregrina. Conclui-se que avaliar na perspectiva do Agir Comunicativo preza pela formação do aluno, segundo os critérios de uma Teoria Crítica da Educação, e cumpre função comunicativa ao privilegiar ações orientadas ao Entendimento, em detrimento de uma função sistêmica orientada a ações que visam “produto”. 
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