Saberes evidenciados no desenvolvimento da Numeracia:: vivências com o número zero na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosalino Dias da Silva Angelino, Roseli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hassan Ahmad Ali Fernandes, Profa. Dra. Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2700
Resumo: Este artigo relata uma das propostas de atividades desenvolvidas em uma pesquisa de mestrado cujo propósito foi trabalhar a Numeracia na Educação Infantil, favorecendo acesso aos conhecimentos matemáticos, inseridos no Campo de Experiência - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (BRASIL, 2017). O procedimento empírico foi desenvolvido em uma escola pública no litoral de São Paulo, em uma classe com 25 alunos, com idades entre 5 e 6 anos. Nesse grupo, havia dois alunos com Transtorno do Espectro Autista e um com Síndrome de Down. As atividades exploraram diversas linguagens e agregaram estímulos multissensoriais por meio de brincadeiras, valorizando o lúdico e a mediação. Nesse panorama, uma das atividades causou fascínio ao evidenciar o desembaraço dos educandos ao lidarem com o número zero. Neste artigo, discute-se a concepção do número zero por esse grupo de alunos à luz da Teoria de Vergnaud.  
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