“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardinha, Maria de Fátima Morais
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Azevedo, Fernando, Palhares, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63495
Resumo: As “histórias com problemas” são uma estratégia de ensino que visa, através de uma abordagem interdisciplinar, ligar a Língua Portuguesa à Matemática. Este artigo analisa parte de um estudo realizado no âmbito de uma investigação de mestrado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, no ano lectivo de 2002/03. Pretendeu-se, através da implementação deste método de ensino, analisar se as histórias com problemas promoviam uma educação para a literacia e para a numeracia. São aqui analisados os dados recolhidos através de observação, acompanhada de gravação vídeo, numa situação em que os alunos, após resolverem um problema matemático não rotineiro, tinham que criar uma história para melhor contextualizar o problema. A partir desta análise são apresentadas as conclusões e reflexões sobre a eficácia deste método no desenvolvimento de competências de numeracia e literacia.
id RCAP_71bc8c6dd61e433ede320009c5dd3ed0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63495
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literaciaStories with problems - a way to learn math and PortugueseStoriesproblem solvingliteracynumeracyinterdisciplinarySocial SciencesAs “histórias com problemas” são uma estratégia de ensino que visa, através de uma abordagem interdisciplinar, ligar a Língua Portuguesa à Matemática. Este artigo analisa parte de um estudo realizado no âmbito de uma investigação de mestrado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, no ano lectivo de 2002/03. Pretendeu-se, através da implementação deste método de ensino, analisar se as histórias com problemas promoviam uma educação para a literacia e para a numeracia. São aqui analisados os dados recolhidos através de observação, acompanhada de gravação vídeo, numa situação em que os alunos, após resolverem um problema matemático não rotineiro, tinham que criar uma história para melhor contextualizar o problema. A partir desta análise são apresentadas as conclusões e reflexões sobre a eficácia deste método no desenvolvimento de competências de numeracia e literacia."Problem stories" are a teaching strategy for problem posing. This work intends the analysis of the implementation of this teaching strategy through an interdisciplinary approach that connects Mathematics with Portuguese Language and promotes an education for numeracy and literacy. This article analyses some data collected, through observation and video recording of the implementation of this method in a primary classroom, with 3rd year students, in Portugal, in 2002/2003. In this method students, after solving a mathematical problem, had to create a story to contextualize the problem. Building on this analysis, we present here some conclusions and some considerations about the efficacy of this interdisciplinary method, in the classroom, to promote development of numeracy and literacy competencies.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade do MinhoSardinha, Maria de Fátima MoraisAzevedo, FernandoPalhares, Pedro20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63495por2236-044110.14572/nuances.v13i14.374http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/374info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:18.010703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia
Stories with problems - a way to learn math and Portuguese
title “Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia
spellingShingle “Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia
Sardinha, Maria de Fátima Morais
Stories
problem solving
literacy
numeracy
interdisciplinary
Social Sciences
title_short “Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia
title_full “Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia
title_fullStr “Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia
title_full_unstemmed “Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia
title_sort “Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia
author Sardinha, Maria de Fátima Morais
author_facet Sardinha, Maria de Fátima Morais
Azevedo, Fernando
Palhares, Pedro
author_role author
author2 Azevedo, Fernando
Palhares, Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardinha, Maria de Fátima Morais
Azevedo, Fernando
Palhares, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Stories
problem solving
literacy
numeracy
interdisciplinary
Social Sciences
topic Stories
problem solving
literacy
numeracy
interdisciplinary
Social Sciences
description As “histórias com problemas” são uma estratégia de ensino que visa, através de uma abordagem interdisciplinar, ligar a Língua Portuguesa à Matemática. Este artigo analisa parte de um estudo realizado no âmbito de uma investigação de mestrado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, no ano lectivo de 2002/03. Pretendeu-se, através da implementação deste método de ensino, analisar se as histórias com problemas promoviam uma educação para a literacia e para a numeracia. São aqui analisados os dados recolhidos através de observação, acompanhada de gravação vídeo, numa situação em que os alunos, após resolverem um problema matemático não rotineiro, tinham que criar uma história para melhor contextualizar o problema. A partir desta análise são apresentadas as conclusões e reflexões sobre a eficácia deste método no desenvolvimento de competências de numeracia e literacia.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63495
url http://hdl.handle.net/1822/63495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2236-0441
10.14572/nuances.v13i14.374
http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/374
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133087532056576