“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63495 |
Resumo: | As “histórias com problemas” são uma estratégia de ensino que visa, através de uma abordagem interdisciplinar, ligar a Língua Portuguesa à Matemática. Este artigo analisa parte de um estudo realizado no âmbito de uma investigação de mestrado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, no ano lectivo de 2002/03. Pretendeu-se, através da implementação deste método de ensino, analisar se as histórias com problemas promoviam uma educação para a literacia e para a numeracia. São aqui analisados os dados recolhidos através de observação, acompanhada de gravação vídeo, numa situação em que os alunos, após resolverem um problema matemático não rotineiro, tinham que criar uma história para melhor contextualizar o problema. A partir desta análise são apresentadas as conclusões e reflexões sobre a eficácia deste método no desenvolvimento de competências de numeracia e literacia. |
id |
RCAP_71bc8c6dd61e433ede320009c5dd3ed0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63495 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literaciaStories with problems - a way to learn math and PortugueseStoriesproblem solvingliteracynumeracyinterdisciplinarySocial SciencesAs “histórias com problemas” são uma estratégia de ensino que visa, através de uma abordagem interdisciplinar, ligar a Língua Portuguesa à Matemática. Este artigo analisa parte de um estudo realizado no âmbito de uma investigação de mestrado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, no ano lectivo de 2002/03. Pretendeu-se, através da implementação deste método de ensino, analisar se as histórias com problemas promoviam uma educação para a literacia e para a numeracia. São aqui analisados os dados recolhidos através de observação, acompanhada de gravação vídeo, numa situação em que os alunos, após resolverem um problema matemático não rotineiro, tinham que criar uma história para melhor contextualizar o problema. A partir desta análise são apresentadas as conclusões e reflexões sobre a eficácia deste método no desenvolvimento de competências de numeracia e literacia."Problem stories" are a teaching strategy for problem posing. This work intends the analysis of the implementation of this teaching strategy through an interdisciplinary approach that connects Mathematics with Portuguese Language and promotes an education for numeracy and literacy. This article analyses some data collected, through observation and video recording of the implementation of this method in a primary classroom, with 3rd year students, in Portugal, in 2002/2003. In this method students, after solving a mathematical problem, had to create a story to contextualize the problem. Building on this analysis, we present here some conclusions and some considerations about the efficacy of this interdisciplinary method, in the classroom, to promote development of numeracy and literacy competencies.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade do MinhoSardinha, Maria de Fátima MoraisAzevedo, FernandoPalhares, Pedro20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63495por2236-044110.14572/nuances.v13i14.374http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/374info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:18.010703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia Stories with problems - a way to learn math and Portuguese |
title |
“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia |
spellingShingle |
“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia Sardinha, Maria de Fátima Morais Stories problem solving literacy numeracy interdisciplinary Social Sciences |
title_short |
“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia |
title_full |
“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia |
title_fullStr |
“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia |
title_full_unstemmed |
“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia |
title_sort |
“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia |
author |
Sardinha, Maria de Fátima Morais |
author_facet |
Sardinha, Maria de Fátima Morais Azevedo, Fernando Palhares, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Fernando Palhares, Pedro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sardinha, Maria de Fátima Morais Azevedo, Fernando Palhares, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stories problem solving literacy numeracy interdisciplinary Social Sciences |
topic |
Stories problem solving literacy numeracy interdisciplinary Social Sciences |
description |
As “histórias com problemas” são uma estratégia de ensino que visa, através de uma abordagem interdisciplinar, ligar a Língua Portuguesa à Matemática. Este artigo analisa parte de um estudo realizado no âmbito de uma investigação de mestrado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, no ano lectivo de 2002/03. Pretendeu-se, através da implementação deste método de ensino, analisar se as histórias com problemas promoviam uma educação para a literacia e para a numeracia. São aqui analisados os dados recolhidos através de observação, acompanhada de gravação vídeo, numa situação em que os alunos, após resolverem um problema matemático não rotineiro, tinham que criar uma história para melhor contextualizar o problema. A partir desta análise são apresentadas as conclusões e reflexões sobre a eficácia deste método no desenvolvimento de competências de numeracia e literacia. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63495 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2236-0441 10.14572/nuances.v13i14.374 http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133087532056576 |