O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Washington Rodrigues Jorge da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza, Fabiano dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232
Resumo: Este artigo é um relato de experiência do projeto de ensino vinculado ao estágio supervisio-nado, da disciplina do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pesquisa e Prática de Ensino III, cujo cenário é o Colégio Estadual Dr. Ferreira da Luz, em Miracema-RJ. Esta atuação, no ensino médio, conta com a supervisão da professora responsável pela disciplina de matemática e orientação acadêmica. O software GeoGebra14 é um programa de geometria dinâmica que além da representação geométrica, articula estas representações ao algebrismo vinculado às construções realizadas. Além das contribuições na atividade cognitiva relacionada à matemática, os softwares podem contribuir para aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem, proporcionando vari-edade de linguagens e recursos, assim como afirma Brasil (1999). Nesse sentido, a utilização da informática nas atividades propostas através do uso do Geogebra permitiu uma construção do conhecimento de forma dinâmica, desenvolvendo o pensamento trigonométri-co, sem expor explicitamente as “fórmulas”. Desta forma, deixa-se o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem, capaz de desenvolver o pensamento em busca da resolução de problemas.
id SBEM_MAT-1_9fe49f6fc625793b58fba359b4de2ef3
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/232
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e TangenteEducação MatemáticaEnsino de MatemáticaPrática de EnsinoGeoge-braRelações Trigonométricas.Este artigo é um relato de experiência do projeto de ensino vinculado ao estágio supervisio-nado, da disciplina do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pesquisa e Prática de Ensino III, cujo cenário é o Colégio Estadual Dr. Ferreira da Luz, em Miracema-RJ. Esta atuação, no ensino médio, conta com a supervisão da professora responsável pela disciplina de matemática e orientação acadêmica. O software GeoGebra14 é um programa de geometria dinâmica que além da representação geométrica, articula estas representações ao algebrismo vinculado às construções realizadas. Além das contribuições na atividade cognitiva relacionada à matemática, os softwares podem contribuir para aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem, proporcionando vari-edade de linguagens e recursos, assim como afirma Brasil (1999). Nesse sentido, a utilização da informática nas atividades propostas através do uso do Geogebra permitiu uma construção do conhecimento de forma dinâmica, desenvolvendo o pensamento trigonométri-co, sem expor explicitamente as “fórmulas”. Desta forma, deixa-se o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem, capaz de desenvolver o pensamento em busca da resolução de problemas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 32 - 432317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232/220Costa, Washington Rodrigues Jorge daSouza, Fabiano dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/232Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente
title O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente
spellingShingle O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente
Costa, Washington Rodrigues Jorge da
Educação Matemática
Ensino de Matemática
Prática de Ensino
Geoge-bra
Relações Trigonométricas.
title_short O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente
title_full O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente
title_fullStr O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente
title_full_unstemmed O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente
title_sort O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente
author Costa, Washington Rodrigues Jorge da
author_facet Costa, Washington Rodrigues Jorge da
Souza, Fabiano dos Santos
author_role author
author2 Souza, Fabiano dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Washington Rodrigues Jorge da
Souza, Fabiano dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ensino de Matemática
Prática de Ensino
Geoge-bra
Relações Trigonométricas.
topic Educação Matemática
Ensino de Matemática
Prática de Ensino
Geoge-bra
Relações Trigonométricas.
description Este artigo é um relato de experiência do projeto de ensino vinculado ao estágio supervisio-nado, da disciplina do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pesquisa e Prática de Ensino III, cujo cenário é o Colégio Estadual Dr. Ferreira da Luz, em Miracema-RJ. Esta atuação, no ensino médio, conta com a supervisão da professora responsável pela disciplina de matemática e orientação acadêmica. O software GeoGebra14 é um programa de geometria dinâmica que além da representação geométrica, articula estas representações ao algebrismo vinculado às construções realizadas. Além das contribuições na atividade cognitiva relacionada à matemática, os softwares podem contribuir para aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem, proporcionando vari-edade de linguagens e recursos, assim como afirma Brasil (1999). Nesse sentido, a utilização da informática nas atividades propostas através do uso do Geogebra permitiu uma construção do conhecimento de forma dinâmica, desenvolvendo o pensamento trigonométri-co, sem expor explicitamente as “fórmulas”. Desta forma, deixa-se o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem, capaz de desenvolver o pensamento em busca da resolução de problemas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232/220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 32 - 43
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127897067520