O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232 |
Resumo: | Este artigo é um relato de experiência do projeto de ensino vinculado ao estágio supervisio-nado, da disciplina do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pesquisa e Prática de Ensino III, cujo cenário é o Colégio Estadual Dr. Ferreira da Luz, em Miracema-RJ. Esta atuação, no ensino médio, conta com a supervisão da professora responsável pela disciplina de matemática e orientação acadêmica. O software GeoGebra14 é um programa de geometria dinâmica que além da representação geométrica, articula estas representações ao algebrismo vinculado às construções realizadas. Além das contribuições na atividade cognitiva relacionada à matemática, os softwares podem contribuir para aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem, proporcionando vari-edade de linguagens e recursos, assim como afirma Brasil (1999). Nesse sentido, a utilização da informática nas atividades propostas através do uso do Geogebra permitiu uma construção do conhecimento de forma dinâmica, desenvolvendo o pensamento trigonométri-co, sem expor explicitamente as “fórmulas”. Desta forma, deixa-se o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem, capaz de desenvolver o pensamento em busca da resolução de problemas. |
id |
SBEM_MAT-1_9fe49f6fc625793b58fba359b4de2ef3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/232 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e TangenteEducação MatemáticaEnsino de MatemáticaPrática de EnsinoGeoge-braRelações Trigonométricas.Este artigo é um relato de experiência do projeto de ensino vinculado ao estágio supervisio-nado, da disciplina do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pesquisa e Prática de Ensino III, cujo cenário é o Colégio Estadual Dr. Ferreira da Luz, em Miracema-RJ. Esta atuação, no ensino médio, conta com a supervisão da professora responsável pela disciplina de matemática e orientação acadêmica. O software GeoGebra14 é um programa de geometria dinâmica que além da representação geométrica, articula estas representações ao algebrismo vinculado às construções realizadas. Além das contribuições na atividade cognitiva relacionada à matemática, os softwares podem contribuir para aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem, proporcionando vari-edade de linguagens e recursos, assim como afirma Brasil (1999). Nesse sentido, a utilização da informática nas atividades propostas através do uso do Geogebra permitiu uma construção do conhecimento de forma dinâmica, desenvolvendo o pensamento trigonométri-co, sem expor explicitamente as “fórmulas”. Desta forma, deixa-se o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem, capaz de desenvolver o pensamento em busca da resolução de problemas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 32 - 432317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232/220Costa, Washington Rodrigues Jorge daSouza, Fabiano dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/232Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente |
title |
O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente |
spellingShingle |
O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente Costa, Washington Rodrigues Jorge da Educação Matemática Ensino de Matemática Prática de Ensino Geoge-bra Relações Trigonométricas. |
title_short |
O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente |
title_full |
O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente |
title_fullStr |
O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente |
title_full_unstemmed |
O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente |
title_sort |
O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente |
author |
Costa, Washington Rodrigues Jorge da |
author_facet |
Costa, Washington Rodrigues Jorge da Souza, Fabiano dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Fabiano dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Washington Rodrigues Jorge da Souza, Fabiano dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino de Matemática Prática de Ensino Geoge-bra Relações Trigonométricas. |
topic |
Educação Matemática Ensino de Matemática Prática de Ensino Geoge-bra Relações Trigonométricas. |
description |
Este artigo é um relato de experiência do projeto de ensino vinculado ao estágio supervisio-nado, da disciplina do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pesquisa e Prática de Ensino III, cujo cenário é o Colégio Estadual Dr. Ferreira da Luz, em Miracema-RJ. Esta atuação, no ensino médio, conta com a supervisão da professora responsável pela disciplina de matemática e orientação acadêmica. O software GeoGebra14 é um programa de geometria dinâmica que além da representação geométrica, articula estas representações ao algebrismo vinculado às construções realizadas. Além das contribuições na atividade cognitiva relacionada à matemática, os softwares podem contribuir para aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem, proporcionando vari-edade de linguagens e recursos, assim como afirma Brasil (1999). Nesse sentido, a utilização da informática nas atividades propostas através do uso do Geogebra permitiu uma construção do conhecimento de forma dinâmica, desenvolvendo o pensamento trigonométri-co, sem expor explicitamente as “fórmulas”. Desta forma, deixa-se o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem, capaz de desenvolver o pensamento em busca da resolução de problemas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232/220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 32 - 43 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127897067520 |