O conceito em matemática e seus contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Marisa Rosâni Abreu da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/999
Resumo: Este artigo tem o objetivo de mostrar que, no decorrer do processo de aprendizagem, o conceito matemático está sempre em estado devir, na perspectiva do aluno, mesmo que esse conceito seja considerado imutável sob o ponto de vista da lógica e do rigor da Matemática. Ao conectar o conceito com outros conceitos, o aluno passa a reinterpretá-lo e, a partir dessa outra compreensão, ele o reconstrói. Ao atribuir sentidos em cada ato de interpretação, o conceito do objeto se modifica conforme o contexto. O conceito, antes de ser interpretado pelo aluno, obedece às exigências e à lógica da Matemática; após a interpretação do conceito surge no momento em que o sujeito, ao interpretar a regra matemática, estabelece novas regras, forjadas durante o processo de sua aplicação.
id SBEM_MAT-1_a6c70bb7dcc8d63dd060404f1e28ff6c
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/999
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O conceito em matemática e seus contextosEste artigo tem o objetivo de mostrar que, no decorrer do processo de aprendizagem, o conceito matemático está sempre em estado devir, na perspectiva do aluno, mesmo que esse conceito seja considerado imutável sob o ponto de vista da lógica e do rigor da Matemática. Ao conectar o conceito com outros conceitos, o aluno passa a reinterpretá-lo e, a partir dessa outra compreensão, ele o reconstrói. Ao atribuir sentidos em cada ato de interpretação, o conceito do objeto se modifica conforme o contexto. O conceito, antes de ser interpretado pelo aluno, obedece às exigências e à lógica da Matemática; após a interpretação do conceito surge no momento em que o sujeito, ao interpretar a regra matemática, estabelece novas regras, forjadas durante o processo de sua aplicação.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/999Educação Matemática em Revista; Número 20-21 - Dezembro 2006; 47-582317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/999/557Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Marisa Rosâni Abreu da2018-01-09T11:48:21Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/999Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T11:48:21Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito em matemática e seus contextos
title O conceito em matemática e seus contextos
spellingShingle O conceito em matemática e seus contextos
Silveira, Marisa Rosâni Abreu da
title_short O conceito em matemática e seus contextos
title_full O conceito em matemática e seus contextos
title_fullStr O conceito em matemática e seus contextos
title_full_unstemmed O conceito em matemática e seus contextos
title_sort O conceito em matemática e seus contextos
author Silveira, Marisa Rosâni Abreu da
author_facet Silveira, Marisa Rosâni Abreu da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Marisa Rosâni Abreu da
description Este artigo tem o objetivo de mostrar que, no decorrer do processo de aprendizagem, o conceito matemático está sempre em estado devir, na perspectiva do aluno, mesmo que esse conceito seja considerado imutável sob o ponto de vista da lógica e do rigor da Matemática. Ao conectar o conceito com outros conceitos, o aluno passa a reinterpretá-lo e, a partir dessa outra compreensão, ele o reconstrói. Ao atribuir sentidos em cada ato de interpretação, o conceito do objeto se modifica conforme o contexto. O conceito, antes de ser interpretado pelo aluno, obedece às exigências e à lógica da Matemática; após a interpretação do conceito surge no momento em que o sujeito, ao interpretar a regra matemática, estabelece novas regras, forjadas durante o processo de sua aplicação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/999
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/999/557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 20-21 - Dezembro 2006; 47-58
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129413308416