O conceito em matemática e seus contextos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/999 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de mostrar que, no decorrer do processo de aprendizagem, o conceito matemático está sempre em estado devir, na perspectiva do aluno, mesmo que esse conceito seja considerado imutável sob o ponto de vista da lógica e do rigor da Matemática. Ao conectar o conceito com outros conceitos, o aluno passa a reinterpretá-lo e, a partir dessa outra compreensão, ele o reconstrói. Ao atribuir sentidos em cada ato de interpretação, o conceito do objeto se modifica conforme o contexto. O conceito, antes de ser interpretado pelo aluno, obedece às exigências e à lógica da Matemática; após a interpretação do conceito surge no momento em que o sujeito, ao interpretar a regra matemática, estabelece novas regras, forjadas durante o processo de sua aplicação. |
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