Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Aline Caetano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bernardo, Fabio Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994
Resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a parceria entre a Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Instituto Benjamin Constant (IBC), escola especializada no ensino de alunos com deficiência visual, no estágio supervisionado voltado para a inclusão. Entende-se que o estágio é um caminho possível para promover uma formação matemática inclusiva para o futuro professor, pois proporciona a vivência em contextos inclusivos ou voltados para educação especial e oportuniza reflexões sobre as especificidades do ensino de matemática para alunos com necessidades educacionais especiais. O estudo descreve a estrutura do estágio supervisionado e suas atividades, às quais se desenvolvem em parte na universidade e em parte na escola. Brevemente, apresentam-se os resultados de uma avaliação, realizada com três turmas de licenciandos (2015, 2016 e 2017) que passaram pelo IBC. A avaliação teve como objetivo obter um feedback sobre o estágio no IBC. 
id SBEM_MAT-1_ae941cadb35b42b54ccf3ce021379098
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1994
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visualFormação de ProfessoresEstágio SupervisionadoInclusãoDeficiência VisualEste trabalho apresenta um relato de experiência sobre a parceria entre a Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Instituto Benjamin Constant (IBC), escola especializada no ensino de alunos com deficiência visual, no estágio supervisionado voltado para a inclusão. Entende-se que o estágio é um caminho possível para promover uma formação matemática inclusiva para o futuro professor, pois proporciona a vivência em contextos inclusivos ou voltados para educação especial e oportuniza reflexões sobre as especificidades do ensino de matemática para alunos com necessidades educacionais especiais. O estudo descreve a estrutura do estágio supervisionado e suas atividades, às quais se desenvolvem em parte na universidade e em parte na escola. Brevemente, apresentam-se os resultados de uma avaliação, realizada com três turmas de licenciandos (2015, 2016 e 2017) que passaram pelo IBC. A avaliação teve como objetivo obter um feedback sobre o estágio no IBC. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 211-2232317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994/1640Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Aline CaetanoBernardo, Fabio Garcia2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1994Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual
title Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual
spellingShingle Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual
Bernardes, Aline Caetano
Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Inclusão
Deficiência Visual
title_short Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual
title_full Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual
title_fullStr Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual
title_full_unstemmed Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual
title_sort Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual
author Bernardes, Aline Caetano
author_facet Bernardes, Aline Caetano
Bernardo, Fabio Garcia
author_role author
author2 Bernardo, Fabio Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Aline Caetano
Bernardo, Fabio Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Inclusão
Deficiência Visual
topic Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Inclusão
Deficiência Visual
description Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a parceria entre a Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Instituto Benjamin Constant (IBC), escola especializada no ensino de alunos com deficiência visual, no estágio supervisionado voltado para a inclusão. Entende-se que o estágio é um caminho possível para promover uma formação matemática inclusiva para o futuro professor, pois proporciona a vivência em contextos inclusivos ou voltados para educação especial e oportuniza reflexões sobre as especificidades do ensino de matemática para alunos com necessidades educacionais especiais. O estudo descreve a estrutura do estágio supervisionado e suas atividades, às quais se desenvolvem em parte na universidade e em parte na escola. Brevemente, apresentam-se os resultados de uma avaliação, realizada com três turmas de licenciandos (2015, 2016 e 2017) que passaram pelo IBC. A avaliação teve como objetivo obter um feedback sobre o estágio no IBC. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994/pdf
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994/1640
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 211-223
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130724028416