Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a parceria entre a Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Instituto Benjamin Constant (IBC), escola especializada no ensino de alunos com deficiência visual, no estágio supervisionado voltado para a inclusão. Entende-se que o estágio é um caminho possível para promover uma formação matemática inclusiva para o futuro professor, pois proporciona a vivência em contextos inclusivos ou voltados para educação especial e oportuniza reflexões sobre as especificidades do ensino de matemática para alunos com necessidades educacionais especiais. O estudo descreve a estrutura do estágio supervisionado e suas atividades, às quais se desenvolvem em parte na universidade e em parte na escola. Brevemente, apresentam-se os resultados de uma avaliação, realizada com três turmas de licenciandos (2015, 2016 e 2017) que passaram pelo IBC. A avaliação teve como objetivo obter um feedback sobre o estágio no IBC. |
id |
SBEM_MAT-1_ae941cadb35b42b54ccf3ce021379098 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1994 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visualFormação de ProfessoresEstágio SupervisionadoInclusãoDeficiência VisualEste trabalho apresenta um relato de experiência sobre a parceria entre a Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Instituto Benjamin Constant (IBC), escola especializada no ensino de alunos com deficiência visual, no estágio supervisionado voltado para a inclusão. Entende-se que o estágio é um caminho possível para promover uma formação matemática inclusiva para o futuro professor, pois proporciona a vivência em contextos inclusivos ou voltados para educação especial e oportuniza reflexões sobre as especificidades do ensino de matemática para alunos com necessidades educacionais especiais. O estudo descreve a estrutura do estágio supervisionado e suas atividades, às quais se desenvolvem em parte na universidade e em parte na escola. Brevemente, apresentam-se os resultados de uma avaliação, realizada com três turmas de licenciandos (2015, 2016 e 2017) que passaram pelo IBC. A avaliação teve como objetivo obter um feedback sobre o estágio no IBC. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 211-2232317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994/1640Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Aline CaetanoBernardo, Fabio Garcia2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1994Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual |
title |
Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual |
spellingShingle |
Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual Bernardes, Aline Caetano Formação de Professores Estágio Supervisionado Inclusão Deficiência Visual |
title_short |
Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual |
title_full |
Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual |
title_fullStr |
Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual |
title_sort |
Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual |
author |
Bernardes, Aline Caetano |
author_facet |
Bernardes, Aline Caetano Bernardo, Fabio Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Bernardo, Fabio Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Aline Caetano Bernardo, Fabio Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Estágio Supervisionado Inclusão Deficiência Visual |
topic |
Formação de Professores Estágio Supervisionado Inclusão Deficiência Visual |
description |
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a parceria entre a Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Instituto Benjamin Constant (IBC), escola especializada no ensino de alunos com deficiência visual, no estágio supervisionado voltado para a inclusão. Entende-se que o estágio é um caminho possível para promover uma formação matemática inclusiva para o futuro professor, pois proporciona a vivência em contextos inclusivos ou voltados para educação especial e oportuniza reflexões sobre as especificidades do ensino de matemática para alunos com necessidades educacionais especiais. O estudo descreve a estrutura do estágio supervisionado e suas atividades, às quais se desenvolvem em parte na universidade e em parte na escola. Brevemente, apresentam-se os resultados de uma avaliação, realizada com três turmas de licenciandos (2015, 2016 e 2017) que passaram pelo IBC. A avaliação teve como objetivo obter um feedback sobre o estágio no IBC. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994/pdf https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994/1640 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 211-223 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130724028416 |