Inclusão escolar e deficiência visual: trajetória e processo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2678 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo para estudar a temática da inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. Objetiva analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência visual em escolas da rede municipal de uma cidade do interior do estado do Paraná, Brasil, bem como refletir a respeito do processo educativo desses indivíduos, levando em consideração a capacidade dos mesmos para a aprendizagem. Metodologicamente o estudo pauta-se nos pressupostos da Teoria Histórico- Cultural desenvolvida por Vygotsky e seus colaboradores. Dentre os procedimentos metodológicos adotados destacam-se as entrevistas semi-estruturadas individuais. A análise dos depoimentos dos entrevistados demonstra a complexidade do processo de inclusão. Fica evidenciado que para se alcançar a efetivação das propostas inclusivas, há que se pensar em projetos de forma a contemplar a construção de uma nova sociedade, uma nova ordem em que o homem seja o centro de todas as preocupações e a educação seja entendida como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e para a construção de um mundo mais socializado e humano. Trata-se de uma tarefa difícil em que se devem ponderar fatores de maior amplitude, ou seja, considerar um processo em construção que, por sua vez, está permeado de contradições, conflitos, avanços e recuos, interesses políticos, sociais e econômicos. |
id |
UNESP-15_436081238f94ae489133c9ed2e50a211 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2678 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar e deficiência visual: trajetória e processoEducaçãoDeficiência visualInclusãoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo para estudar a temática da inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. Objetiva analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência visual em escolas da rede municipal de uma cidade do interior do estado do Paraná, Brasil, bem como refletir a respeito do processo educativo desses indivíduos, levando em consideração a capacidade dos mesmos para a aprendizagem. Metodologicamente o estudo pauta-se nos pressupostos da Teoria Histórico- Cultural desenvolvida por Vygotsky e seus colaboradores. Dentre os procedimentos metodológicos adotados destacam-se as entrevistas semi-estruturadas individuais. A análise dos depoimentos dos entrevistados demonstra a complexidade do processo de inclusão. Fica evidenciado que para se alcançar a efetivação das propostas inclusivas, há que se pensar em projetos de forma a contemplar a construção de uma nova sociedade, uma nova ordem em que o homem seja o centro de todas as preocupações e a educação seja entendida como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e para a construção de um mundo mais socializado e humano. Trata-se de uma tarefa difícil em que se devem ponderar fatores de maior amplitude, ou seja, considerar um processo em construção que, por sua vez, está permeado de contradições, conflitos, avanços e recuos, interesses políticos, sociais e econômicos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/267810.21723/riaee.v3i.2678Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 2-22Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 2-221982-55872446-860610.21723/riaee.v3ireponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2678/2388Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Maria de Jesus Cano2017-11-07T18:47:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2678Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:47:35Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar e deficiência visual: trajetória e processo |
title |
Inclusão escolar e deficiência visual: trajetória e processo |
spellingShingle |
Inclusão escolar e deficiência visual: trajetória e processo Miranda, Maria de Jesus Cano Educação Deficiência visual Inclusão |
title_short |
Inclusão escolar e deficiência visual: trajetória e processo |
title_full |
Inclusão escolar e deficiência visual: trajetória e processo |
title_fullStr |
Inclusão escolar e deficiência visual: trajetória e processo |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar e deficiência visual: trajetória e processo |
title_sort |
Inclusão escolar e deficiência visual: trajetória e processo |
author |
Miranda, Maria de Jesus Cano |
author_facet |
Miranda, Maria de Jesus Cano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Maria de Jesus Cano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Deficiência visual Inclusão |
topic |
Educação Deficiência visual Inclusão |
description |
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo para estudar a temática da inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. Objetiva analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência visual em escolas da rede municipal de uma cidade do interior do estado do Paraná, Brasil, bem como refletir a respeito do processo educativo desses indivíduos, levando em consideração a capacidade dos mesmos para a aprendizagem. Metodologicamente o estudo pauta-se nos pressupostos da Teoria Histórico- Cultural desenvolvida por Vygotsky e seus colaboradores. Dentre os procedimentos metodológicos adotados destacam-se as entrevistas semi-estruturadas individuais. A análise dos depoimentos dos entrevistados demonstra a complexidade do processo de inclusão. Fica evidenciado que para se alcançar a efetivação das propostas inclusivas, há que se pensar em projetos de forma a contemplar a construção de uma nova sociedade, uma nova ordem em que o homem seja o centro de todas as preocupações e a educação seja entendida como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e para a construção de um mundo mais socializado e humano. Trata-se de uma tarefa difícil em que se devem ponderar fatores de maior amplitude, ou seja, considerar um processo em construção que, por sua vez, está permeado de contradições, conflitos, avanços e recuos, interesses políticos, sociais e econômicos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2678 10.21723/riaee.v3i.2678 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2678 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v3i.2678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2678/2388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 2-22 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 2-22 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v3i reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852196298752 |