O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Claudia Laus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Fernanda de Fátima da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/883
Resumo: O tratamento da informação é um dos blocos de conteúdo de matemática que compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no qual estão descritas orientações didáticas para o ensino-aprendizagem de noções de estatística e probabilidade nas séries iniciais. No entanto, mesmo que a proposta de incorporar estes conteúdos às séries iniciais tenha sido lançada com os PCN 1997, ainda é considerada como uma inovação. Partindo-se do pressuposto de que os conteúdos do bloco tratamento da informação só chegarão às salas de aula das séries iniciais se o professor se dispuser e estiver preparado para incorporar essas novas idéias em sua prática docente, teve-se como objetivo verificar como está acontecendo o ensino-aprendizagem de noções de estatística e probabilidade no segundo ciclo (3ª e 4ª séries) em escolas do município de Palmas – TO.
id SBEM_MAT-1_afd9858437034fdb1fe7638b4d082c22
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/883
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidadesParâmetros curriculares nacionaistratamento da informaçãoséries iniciaisO tratamento da informação é um dos blocos de conteúdo de matemática que compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no qual estão descritas orientações didáticas para o ensino-aprendizagem de noções de estatística e probabilidade nas séries iniciais. No entanto, mesmo que a proposta de incorporar estes conteúdos às séries iniciais tenha sido lançada com os PCN 1997, ainda é considerada como uma inovação. Partindo-se do pressuposto de que os conteúdos do bloco tratamento da informação só chegarão às salas de aula das séries iniciais se o professor se dispuser e estiver preparado para incorporar essas novas idéias em sua prática docente, teve-se como objetivo verificar como está acontecendo o ensino-aprendizagem de noções de estatística e probabilidade no segundo ciclo (3ª e 4ª séries) em escolas do município de Palmas – TO.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/883Educação Matemática em Revista; Número 24 - Junho, 2008; p. 33-392317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/883/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAngelo, Claudia LausSilva, Fernanda de Fátima da Cruz2017-05-24T13:34:30Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/883Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2017-05-24T13:34:30Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades
title O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades
spellingShingle O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades
Angelo, Claudia Laus
Parâmetros curriculares nacionais
tratamento da informação
séries iniciais
title_short O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades
title_full O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades
title_fullStr O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades
title_full_unstemmed O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades
title_sort O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades
author Angelo, Claudia Laus
author_facet Angelo, Claudia Laus
Silva, Fernanda de Fátima da Cruz
author_role author
author2 Silva, Fernanda de Fátima da Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Claudia Laus
Silva, Fernanda de Fátima da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros curriculares nacionais
tratamento da informação
séries iniciais
topic Parâmetros curriculares nacionais
tratamento da informação
séries iniciais
description O tratamento da informação é um dos blocos de conteúdo de matemática que compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no qual estão descritas orientações didáticas para o ensino-aprendizagem de noções de estatística e probabilidade nas séries iniciais. No entanto, mesmo que a proposta de incorporar estes conteúdos às séries iniciais tenha sido lançada com os PCN 1997, ainda é considerada como uma inovação. Partindo-se do pressuposto de que os conteúdos do bloco tratamento da informação só chegarão às salas de aula das séries iniciais se o professor se dispuser e estiver preparado para incorporar essas novas idéias em sua prática docente, teve-se como objetivo verificar como está acontecendo o ensino-aprendizagem de noções de estatística e probabilidade no segundo ciclo (3ª e 4ª séries) em escolas do município de Palmas – TO.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/883
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/883/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 24 - Junho, 2008; p. 33-39
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129046306816