A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHEIFELE, Alexandre
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: STRIEDER, Dulce Maria
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4903
Resumo: Este trabalho de pesquisa buscou analisar a construção do currículo para as séries iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel,Paraná. O currículo como documento norteador do ensino e da aprendizagem deve estar em constante construção/reestruturação, para se adequar as novas metodologias, teorias e técnicas didáticas,mantendo-se como espaço de democratização do ensino. Justifica-se,portanto,as inúmeras pesquisas sobre esse assunto, revelando as falhas, fragilidades, limites e possibilidades dos currículos escolares em suas diversas instâncias. O presente trabalho buscou evidenciar como ocorreu a construção do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel sinalizando para outros trabalhos, um rico campo de pesquisas, uma vez que o currículo citado é novo, e está em vigor desde 2008. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise documental. Tal análise indicou, como um dos resultados, que os autores do currículo se preocuparam em fundamentar a concepção teórica/filosófica, baseados no método materialista- histórico- dialético e a concepção de desenvolvimento humano baseados na psicologia histórico- crítica. Tal fundamentação proporcionou um documento prolixo que fornece uma ampla base teórica para o trabalho em sala de aula.
id UNICESU -1_09121f39a98b95a6c726e165eb146f4d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4903
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PRCurrículoEnsino de ciênciasSéries iniciaisEste trabalho de pesquisa buscou analisar a construção do currículo para as séries iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel,Paraná. O currículo como documento norteador do ensino e da aprendizagem deve estar em constante construção/reestruturação, para se adequar as novas metodologias, teorias e técnicas didáticas,mantendo-se como espaço de democratização do ensino. Justifica-se,portanto,as inúmeras pesquisas sobre esse assunto, revelando as falhas, fragilidades, limites e possibilidades dos currículos escolares em suas diversas instâncias. O presente trabalho buscou evidenciar como ocorreu a construção do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel sinalizando para outros trabalhos, um rico campo de pesquisas, uma vez que o currículo citado é novo, e está em vigor desde 2008. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise documental. Tal análise indicou, como um dos resultados, que os autores do currículo se preocuparam em fundamentar a concepção teórica/filosófica, baseados no método materialista- histórico- dialético e a concepção de desenvolvimento humano baseados na psicologia histórico- crítica. Tal fundamentação proporcionou um documento prolixo que fornece uma ampla base teórica para o trabalho em sala de aula.UniCesumar2020-02-05T11:56:53Z2020-02-05T11:56:53Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4903otherSCHEIFELE, AlexandreSTRIEDER, Dulce Mariareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:37Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:46.81Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR
title A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR
SCHEIFELE, Alexandre
Currículo
Ensino de ciências
Séries iniciais
title_short A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR
title_full A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR
title_sort A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR
author SCHEIFELE, Alexandre
author_facet SCHEIFELE, Alexandre
STRIEDER, Dulce Maria
author_role author
author2 STRIEDER, Dulce Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHEIFELE, Alexandre
STRIEDER, Dulce Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino de ciências
Séries iniciais
topic Currículo
Ensino de ciências
Séries iniciais
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho de pesquisa buscou analisar a construção do currículo para as séries iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel,Paraná. O currículo como documento norteador do ensino e da aprendizagem deve estar em constante construção/reestruturação, para se adequar as novas metodologias, teorias e técnicas didáticas,mantendo-se como espaço de democratização do ensino. Justifica-se,portanto,as inúmeras pesquisas sobre esse assunto, revelando as falhas, fragilidades, limites e possibilidades dos currículos escolares em suas diversas instâncias. O presente trabalho buscou evidenciar como ocorreu a construção do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel sinalizando para outros trabalhos, um rico campo de pesquisas, uma vez que o currículo citado é novo, e está em vigor desde 2008. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise documental. Tal análise indicou, como um dos resultados, que os autores do currículo se preocuparam em fundamentar a concepção teórica/filosófica, baseados no método materialista- histórico- dialético e a concepção de desenvolvimento humano baseados na psicologia histórico- crítica. Tal fundamentação proporcionou um documento prolixo que fornece uma ampla base teórica para o trabalho em sala de aula.
description Este trabalho de pesquisa buscou analisar a construção do currículo para as séries iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel,Paraná. O currículo como documento norteador do ensino e da aprendizagem deve estar em constante construção/reestruturação, para se adequar as novas metodologias, teorias e técnicas didáticas,mantendo-se como espaço de democratização do ensino. Justifica-se,portanto,as inúmeras pesquisas sobre esse assunto, revelando as falhas, fragilidades, limites e possibilidades dos currículos escolares em suas diversas instâncias. O presente trabalho buscou evidenciar como ocorreu a construção do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel sinalizando para outros trabalhos, um rico campo de pesquisas, uma vez que o currículo citado é novo, e está em vigor desde 2008. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise documental. Tal análise indicou, como um dos resultados, que os autores do currículo se preocuparam em fundamentar a concepção teórica/filosófica, baseados no método materialista- histórico- dialético e a concepção de desenvolvimento humano baseados na psicologia histórico- crítica. Tal fundamentação proporcionou um documento prolixo que fornece uma ampla base teórica para o trabalho em sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-05T11:56:53Z
2020-02-05T11:56:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4903
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4903
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948635673001984