Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/885 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à matemática. Trata-se de uma pesquisa exploratória que se utilizou das contribuições de Brito (1996) para a análise das atitudes de vinte e três alunas de uma IES privada do interior de São Paulo que escreveram uma redação sobre sua trajetória escolar e responderam a uma escala de atitudes em relação à Matemática. Os resultados obtidos por meio da escala evidenciaram que esse grupo possuía atitudes negativas em relação à Matemática. A análise lexical e de conteúdo das redações, com apoio do software ALCESTE, revelou que as dificuldades em relação à matéria, manifestadas no Ensino Superior, têm raízes anteriores que remetem às condições de ensino oferecidas até o momento: as alunas “aprenderam” Matemática com muito sofrimento, pela memorização, com abordagens de ensino tecnicistas. Acreditamos que, se os educadores dessa fase do ensino forem sensíveis às atitudes dos alunos, poderão contribuir para a elaboração de formas de avaliar e modificar esses contructos ainda na graduação. A aproximação de alunos de Pedagogia com a Matemática poderia favorecê-los ao lidarem com esta disciplina de maneira menos traumática e prazerosa, em relação a si mesmos e aos seus futuros alunos. |
id |
SBEM_MAT-1_bc1ed1cdb2bf8e8a393629490a84ba0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/885 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à MatemáticaEducação MatemáticaAtitudesFormação de pedagogo.Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à matemática. Trata-se de uma pesquisa exploratória que se utilizou das contribuições de Brito (1996) para a análise das atitudes de vinte e três alunas de uma IES privada do interior de São Paulo que escreveram uma redação sobre sua trajetória escolar e responderam a uma escala de atitudes em relação à Matemática. Os resultados obtidos por meio da escala evidenciaram que esse grupo possuía atitudes negativas em relação à Matemática. A análise lexical e de conteúdo das redações, com apoio do software ALCESTE, revelou que as dificuldades em relação à matéria, manifestadas no Ensino Superior, têm raízes anteriores que remetem às condições de ensino oferecidas até o momento: as alunas “aprenderam” Matemática com muito sofrimento, pela memorização, com abordagens de ensino tecnicistas. Acreditamos que, se os educadores dessa fase do ensino forem sensíveis às atitudes dos alunos, poderão contribuir para a elaboração de formas de avaliar e modificar esses contructos ainda na graduação. A aproximação de alunos de Pedagogia com a Matemática poderia favorecê-los ao lidarem com esta disciplina de maneira menos traumática e prazerosa, em relação a si mesmos e aos seus futuros alunos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/885Educação Matemática em Revista; Número 24 - Junho, 2008; p. 46-542317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/885/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Rita de Cássia PereiraUtsumi, Miriam Cardoso2017-05-24T13:34:30Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/885Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2017-05-24T13:34:30Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à Matemática |
title |
Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à Matemática |
spellingShingle |
Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à Matemática Lima, Rita de Cássia Pereira Educação Matemática Atitudes Formação de pedagogo. |
title_short |
Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à Matemática |
title_full |
Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à Matemática |
title_fullStr |
Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à Matemática |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à Matemática |
title_sort |
Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à Matemática |
author |
Lima, Rita de Cássia Pereira |
author_facet |
Lima, Rita de Cássia Pereira Utsumi, Miriam Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Utsumi, Miriam Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rita de Cássia Pereira Utsumi, Miriam Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Atitudes Formação de pedagogo. |
topic |
Educação Matemática Atitudes Formação de pedagogo. |
description |
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à matemática. Trata-se de uma pesquisa exploratória que se utilizou das contribuições de Brito (1996) para a análise das atitudes de vinte e três alunas de uma IES privada do interior de São Paulo que escreveram uma redação sobre sua trajetória escolar e responderam a uma escala de atitudes em relação à Matemática. Os resultados obtidos por meio da escala evidenciaram que esse grupo possuía atitudes negativas em relação à Matemática. A análise lexical e de conteúdo das redações, com apoio do software ALCESTE, revelou que as dificuldades em relação à matéria, manifestadas no Ensino Superior, têm raízes anteriores que remetem às condições de ensino oferecidas até o momento: as alunas “aprenderam” Matemática com muito sofrimento, pela memorização, com abordagens de ensino tecnicistas. Acreditamos que, se os educadores dessa fase do ensino forem sensíveis às atitudes dos alunos, poderão contribuir para a elaboração de formas de avaliar e modificar esses contructos ainda na graduação. A aproximação de alunos de Pedagogia com a Matemática poderia favorecê-los ao lidarem com esta disciplina de maneira menos traumática e prazerosa, em relação a si mesmos e aos seus futuros alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/885 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/885/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 24 - Junho, 2008; p. 46-54 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129049452544 |