Geometria Espacial nas questões do Enem: uma análise a partir dos níveis de van Hiele

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos de Oliveira, Wellington Fabiano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Matesco Cristovão, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2731
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou o perfil das questões sobre Geometria Espacial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estas questões foram classificadas à luz da Teoria dos Níveis de Pensamento Geométrico de van Hiele. O corpus desta pesquisa, de natureza documental, é constituído pelos cadernos de questões do Enem de 2009 a 2019. Um levantamento de pesquisas, relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Geometria Espacial, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, possibilitou sugerir recursos e abordagens para o ensino da Geometria Espacial a partir dos perfis e níveis das questões analisadas.
id SBEM_MAT-1_bec4e0656e02dbeff5119acd56e89005
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2731
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Geometria Espacial nas questões do Enem: uma análise a partir dos níveis de van HieleEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou o perfil das questões sobre Geometria Espacial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estas questões foram classificadas à luz da Teoria dos Níveis de Pensamento Geométrico de van Hiele. O corpus desta pesquisa, de natureza documental, é constituído pelos cadernos de questões do Enem de 2009 a 2019. Um levantamento de pesquisas, relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Geometria Espacial, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, possibilitou sugerir recursos e abordagens para o ensino da Geometria Espacial a partir dos perfis e níveis das questões analisadas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/273110.37001/emr.v27i74.2731Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 74 (2022): jan./mar.; 104-1162317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2731/2099Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos de Oliveira, Wellington FabianoMatesco Cristovão, Eliane2022-12-19T14:06:17Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2731Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:06:17Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria Espacial nas questões do Enem: uma análise a partir dos níveis de van Hiele
title Geometria Espacial nas questões do Enem: uma análise a partir dos níveis de van Hiele
spellingShingle Geometria Espacial nas questões do Enem: uma análise a partir dos níveis de van Hiele
Santos de Oliveira, Wellington Fabiano
title_short Geometria Espacial nas questões do Enem: uma análise a partir dos níveis de van Hiele
title_full Geometria Espacial nas questões do Enem: uma análise a partir dos níveis de van Hiele
title_fullStr Geometria Espacial nas questões do Enem: uma análise a partir dos níveis de van Hiele
title_full_unstemmed Geometria Espacial nas questões do Enem: uma análise a partir dos níveis de van Hiele
title_sort Geometria Espacial nas questões do Enem: uma análise a partir dos níveis de van Hiele
author Santos de Oliveira, Wellington Fabiano
author_facet Santos de Oliveira, Wellington Fabiano
Matesco Cristovão, Eliane
author_role author
author2 Matesco Cristovão, Eliane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos de Oliveira, Wellington Fabiano
Matesco Cristovão, Eliane
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou o perfil das questões sobre Geometria Espacial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estas questões foram classificadas à luz da Teoria dos Níveis de Pensamento Geométrico de van Hiele. O corpus desta pesquisa, de natureza documental, é constituído pelos cadernos de questões do Enem de 2009 a 2019. Um levantamento de pesquisas, relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Geometria Espacial, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, possibilitou sugerir recursos e abordagens para o ensino da Geometria Espacial a partir dos perfis e níveis das questões analisadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2731
10.37001/emr.v27i74.2731
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2731
identifier_str_mv 10.37001/emr.v27i74.2731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2731/2099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 74 (2022): jan./mar.; 104-116
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131122487296