Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Salete Maria Chalub
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Lima, Eliete Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078
Resumo: O texto objetiva-se analisar as possibilidades de ensinar geometria, de forma remota, com Licenciandos de um Curso de Matemática, a partir da formação SBEM[1] “GEOMETRIA: Ensinando e Visualizando no GeoGebra App”. Nesse contexto, duas professoras fizeram a formação coordenada e aplicada por quatro professores do Grupo de Pesquisa GEPETICEM da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ocorrida no período de 28/08 a 13/11/2021, com uma carga horária de 30h, com dez semanas de estudo. No decorrer, construíram atividades com o uso do GeoGebra e, apresentaram-na aos professores cursistas e licenciandos. Ao final do curso formação SBEM, no encontro virtual, apresentou-se um plano de aula de como ensinar transformações de figuras com o uso do GeoGebra. E, ao mesmo tempo, construíram possibilidades de Ensinar Geometria com o GeoGebra, relacionando-a com o cotidiano, além de contribuir para a formação dos futuros professores para as emergências e necessidades do século XXI.   [1] Edital SBEM-DNE 01/2020 – Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM oferta para os professores sócios.
id SBEM_MAT-1_c16559ae72e3cf23be791bd8faddd7bb
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/3078
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebraO texto objetiva-se analisar as possibilidades de ensinar geometria, de forma remota, com Licenciandos de um Curso de Matemática, a partir da formação SBEM[1] “GEOMETRIA: Ensinando e Visualizando no GeoGebra App”. Nesse contexto, duas professoras fizeram a formação coordenada e aplicada por quatro professores do Grupo de Pesquisa GEPETICEM da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ocorrida no período de 28/08 a 13/11/2021, com uma carga horária de 30h, com dez semanas de estudo. No decorrer, construíram atividades com o uso do GeoGebra e, apresentaram-na aos professores cursistas e licenciandos. Ao final do curso formação SBEM, no encontro virtual, apresentou-se um plano de aula de como ensinar transformações de figuras com o uso do GeoGebra. E, ao mesmo tempo, construíram possibilidades de Ensinar Geometria com o GeoGebra, relacionando-a com o cotidiano, além de contribuir para a formação dos futuros professores para as emergências e necessidades do século XXI.   [1] Edital SBEM-DNE 01/2020 – Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM oferta para os professores sócios.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 85-982317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078/2146Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBandeira, Salete Maria Chalubde Lima, Eliete Alves2022-12-19T14:03:40Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/3078Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:03:40Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra
title Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra
spellingShingle Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra
Bandeira, Salete Maria Chalub
title_short Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra
title_full Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra
title_fullStr Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra
title_full_unstemmed Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra
title_sort Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra
author Bandeira, Salete Maria Chalub
author_facet Bandeira, Salete Maria Chalub
de Lima, Eliete Alves
author_role author
author2 de Lima, Eliete Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Salete Maria Chalub
de Lima, Eliete Alves
description O texto objetiva-se analisar as possibilidades de ensinar geometria, de forma remota, com Licenciandos de um Curso de Matemática, a partir da formação SBEM[1] “GEOMETRIA: Ensinando e Visualizando no GeoGebra App”. Nesse contexto, duas professoras fizeram a formação coordenada e aplicada por quatro professores do Grupo de Pesquisa GEPETICEM da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ocorrida no período de 28/08 a 13/11/2021, com uma carga horária de 30h, com dez semanas de estudo. No decorrer, construíram atividades com o uso do GeoGebra e, apresentaram-na aos professores cursistas e licenciandos. Ao final do curso formação SBEM, no encontro virtual, apresentou-se um plano de aula de como ensinar transformações de figuras com o uso do GeoGebra. E, ao mesmo tempo, construíram possibilidades de Ensinar Geometria com o GeoGebra, relacionando-a com o cotidiano, além de contribuir para a formação dos futuros professores para as emergências e necessidades do século XXI.   [1] Edital SBEM-DNE 01/2020 – Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM oferta para os professores sócios.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078/2146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 85-98
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131493683200