Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078 |
Resumo: | O texto objetiva-se analisar as possibilidades de ensinar geometria, de forma remota, com Licenciandos de um Curso de Matemática, a partir da formação SBEM[1] “GEOMETRIA: Ensinando e Visualizando no GeoGebra App”. Nesse contexto, duas professoras fizeram a formação coordenada e aplicada por quatro professores do Grupo de Pesquisa GEPETICEM da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ocorrida no período de 28/08 a 13/11/2021, com uma carga horária de 30h, com dez semanas de estudo. No decorrer, construíram atividades com o uso do GeoGebra e, apresentaram-na aos professores cursistas e licenciandos. Ao final do curso formação SBEM, no encontro virtual, apresentou-se um plano de aula de como ensinar transformações de figuras com o uso do GeoGebra. E, ao mesmo tempo, construíram possibilidades de Ensinar Geometria com o GeoGebra, relacionando-a com o cotidiano, além de contribuir para a formação dos futuros professores para as emergências e necessidades do século XXI. [1] Edital SBEM-DNE 01/2020 – Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM oferta para os professores sócios. |
id |
SBEM_MAT-1_c16559ae72e3cf23be791bd8faddd7bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/3078 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebraO texto objetiva-se analisar as possibilidades de ensinar geometria, de forma remota, com Licenciandos de um Curso de Matemática, a partir da formação SBEM[1] “GEOMETRIA: Ensinando e Visualizando no GeoGebra App”. Nesse contexto, duas professoras fizeram a formação coordenada e aplicada por quatro professores do Grupo de Pesquisa GEPETICEM da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ocorrida no período de 28/08 a 13/11/2021, com uma carga horária de 30h, com dez semanas de estudo. No decorrer, construíram atividades com o uso do GeoGebra e, apresentaram-na aos professores cursistas e licenciandos. Ao final do curso formação SBEM, no encontro virtual, apresentou-se um plano de aula de como ensinar transformações de figuras com o uso do GeoGebra. E, ao mesmo tempo, construíram possibilidades de Ensinar Geometria com o GeoGebra, relacionando-a com o cotidiano, além de contribuir para a formação dos futuros professores para as emergências e necessidades do século XXI. [1] Edital SBEM-DNE 01/2020 – Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM oferta para os professores sócios.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 85-982317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078/2146Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBandeira, Salete Maria Chalubde Lima, Eliete Alves2022-12-19T14:03:40Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/3078Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:03:40Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra |
title |
Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra |
spellingShingle |
Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra Bandeira, Salete Maria Chalub |
title_short |
Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra |
title_full |
Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra |
title_fullStr |
Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra |
title_sort |
Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra |
author |
Bandeira, Salete Maria Chalub |
author_facet |
Bandeira, Salete Maria Chalub de Lima, Eliete Alves |
author_role |
author |
author2 |
de Lima, Eliete Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Salete Maria Chalub de Lima, Eliete Alves |
description |
O texto objetiva-se analisar as possibilidades de ensinar geometria, de forma remota, com Licenciandos de um Curso de Matemática, a partir da formação SBEM[1] “GEOMETRIA: Ensinando e Visualizando no GeoGebra App”. Nesse contexto, duas professoras fizeram a formação coordenada e aplicada por quatro professores do Grupo de Pesquisa GEPETICEM da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ocorrida no período de 28/08 a 13/11/2021, com uma carga horária de 30h, com dez semanas de estudo. No decorrer, construíram atividades com o uso do GeoGebra e, apresentaram-na aos professores cursistas e licenciandos. Ao final do curso formação SBEM, no encontro virtual, apresentou-se um plano de aula de como ensinar transformações de figuras com o uso do GeoGebra. E, ao mesmo tempo, construíram possibilidades de Ensinar Geometria com o GeoGebra, relacionando-a com o cotidiano, além de contribuir para a formação dos futuros professores para as emergências e necessidades do século XXI. [1] Edital SBEM-DNE 01/2020 – Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM oferta para os professores sócios. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078/2146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 85-98 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131493683200 |