Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se uma proposta de abordagem ao conceito de probabilidade diferente da sugerida na generalidade dos livros didáticos. Procurou-se elucidar de forma clara a proposta pedagógica para que outros professores possam, assim como os autores, propor atividades experimentais para a construção de conceitos. A atividade proposta prevê a utilização de recursos digitais e computacionais para abordar o conceito de probabilidade através de experimentos simples e de fácil compreensão. A Lei dos Grandes Números foi primordial para embasar matematicamente este trabalho e no qual se conseguiu levar os alunos a intuir a veracidade e a convergência referida nessa lei. Pôde-se verificar que esta atividade não só despertou o interesse dos alunos, como também foi um meio facilitador para o aprendizado. |
id |
SBEM_MAT-1_c6b816c4e475b35ecfcc77be75e59f51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/897 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinando probabilidade através de um passeio pela EstatísticaEstatística. Ensino de Probabilidade. Conceito FrequencistaNeste artigo, apresenta-se uma proposta de abordagem ao conceito de probabilidade diferente da sugerida na generalidade dos livros didáticos. Procurou-se elucidar de forma clara a proposta pedagógica para que outros professores possam, assim como os autores, propor atividades experimentais para a construção de conceitos. A atividade proposta prevê a utilização de recursos digitais e computacionais para abordar o conceito de probabilidade através de experimentos simples e de fácil compreensão. A Lei dos Grandes Números foi primordial para embasar matematicamente este trabalho e no qual se conseguiu levar os alunos a intuir a veracidade e a convergência referida nessa lei. Pôde-se verificar que esta atividade não só despertou o interesse dos alunos, como também foi um meio facilitador para o aprendizado.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodoapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 126-1372317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Junior, João Domingos GomesCerveira da Costa, Liliana Manuela Gaspar2022-12-23T10:54:34Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/897Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:34Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística |
title |
Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística |
spellingShingle |
Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística da Silva Junior, João Domingos Gomes Estatística. Ensino de Probabilidade. Conceito Frequencista |
title_short |
Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística |
title_full |
Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística |
title_fullStr |
Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística |
title_full_unstemmed |
Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística |
title_sort |
Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística |
author |
da Silva Junior, João Domingos Gomes |
author_facet |
da Silva Junior, João Domingos Gomes Cerveira da Costa, Liliana Manuela Gaspar |
author_role |
author |
author2 |
Cerveira da Costa, Liliana Manuela Gaspar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Junior, João Domingos Gomes Cerveira da Costa, Liliana Manuela Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística. Ensino de Probabilidade. Conceito Frequencista |
topic |
Estatística. Ensino de Probabilidade. Conceito Frequencista |
description |
Neste artigo, apresenta-se uma proposta de abordagem ao conceito de probabilidade diferente da sugerida na generalidade dos livros didáticos. Procurou-se elucidar de forma clara a proposta pedagógica para que outros professores possam, assim como os autores, propor atividades experimentais para a construção de conceitos. A atividade proposta prevê a utilização de recursos digitais e computacionais para abordar o conceito de probabilidade através de experimentos simples e de fácil compreensão. A Lei dos Grandes Números foi primordial para embasar matematicamente este trabalho e no qual se conseguiu levar os alunos a intuir a veracidade e a convergência referida nessa lei. Pôde-se verificar que esta atividade não só despertou o interesse dos alunos, como também foi um meio facilitador para o aprendizado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 126-137 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129057841152 |