Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Junior, João Domingos Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cerveira da Costa, Liliana Manuela Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897
Resumo: Neste artigo, apresenta-se uma proposta de abordagem ao conceito de probabilidade diferente da sugerida na generalidade dos livros didáticos. Procurou-se elucidar de forma clara a proposta pedagógica para que outros professores possam, assim como os autores, propor atividades experimentais para a construção de conceitos. A atividade proposta prevê a utilização de recursos digitais e computacionais para abordar o conceito de probabilidade através de experimentos simples e de fácil compreensão. A Lei dos Grandes Números foi primordial para embasar matematicamente este trabalho e no qual se conseguiu levar os alunos a intuir a veracidade e a convergência referida nessa lei. Pôde-se verificar que esta atividade não só despertou o interesse dos alunos, como também foi um meio facilitador para o aprendizado.
id SBEM_MAT-1_c6b816c4e475b35ecfcc77be75e59f51
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/897
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Ensinando probabilidade através de um passeio pela EstatísticaEstatística. Ensino de Probabilidade. Conceito FrequencistaNeste artigo, apresenta-se uma proposta de abordagem ao conceito de probabilidade diferente da sugerida na generalidade dos livros didáticos. Procurou-se elucidar de forma clara a proposta pedagógica para que outros professores possam, assim como os autores, propor atividades experimentais para a construção de conceitos. A atividade proposta prevê a utilização de recursos digitais e computacionais para abordar o conceito de probabilidade através de experimentos simples e de fácil compreensão. A Lei dos Grandes Números foi primordial para embasar matematicamente este trabalho e no qual se conseguiu levar os alunos a intuir a veracidade e a convergência referida nessa lei. Pôde-se verificar que esta atividade não só despertou o interesse dos alunos, como também foi um meio facilitador para o aprendizado.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodoapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 126-1372317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Junior, João Domingos GomesCerveira da Costa, Liliana Manuela Gaspar2022-12-23T10:54:34Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/897Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:34Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística
title Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística
spellingShingle Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística
da Silva Junior, João Domingos Gomes
Estatística. Ensino de Probabilidade. Conceito Frequencista
title_short Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística
title_full Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística
title_fullStr Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística
title_full_unstemmed Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística
title_sort Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística
author da Silva Junior, João Domingos Gomes
author_facet da Silva Junior, João Domingos Gomes
Cerveira da Costa, Liliana Manuela Gaspar
author_role author
author2 Cerveira da Costa, Liliana Manuela Gaspar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Junior, João Domingos Gomes
Cerveira da Costa, Liliana Manuela Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística. Ensino de Probabilidade. Conceito Frequencista
topic Estatística. Ensino de Probabilidade. Conceito Frequencista
description Neste artigo, apresenta-se uma proposta de abordagem ao conceito de probabilidade diferente da sugerida na generalidade dos livros didáticos. Procurou-se elucidar de forma clara a proposta pedagógica para que outros professores possam, assim como os autores, propor atividades experimentais para a construção de conceitos. A atividade proposta prevê a utilização de recursos digitais e computacionais para abordar o conceito de probabilidade através de experimentos simples e de fácil compreensão. A Lei dos Grandes Números foi primordial para embasar matematicamente este trabalho e no qual se conseguiu levar os alunos a intuir a veracidade e a convergência referida nessa lei. Pôde-se verificar que esta atividade não só despertou o interesse dos alunos, como também foi um meio facilitador para o aprendizado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 126-137
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129057841152