Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joseli Alves da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Segadas-Vianna, Claudia Coelho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945
Resumo: A surdez em sala de aula é uma condição que traz novos desafios à atividade docente. Este artigo apresenta um estudo ligado a uma pesquisa de Mestrado no Ensino de Matemática, cujo foco foi conhecer, dos professores que ensinam Matemática, quais são suas percepções e reflexões em relação ao aluno surdo incluído em sala de aula regular. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a 55 professores. A pesquisa buscou conhecer as inquietações trazidas por esses professores para atender os alunos surdos e as complexidades encontradas para que estruturassem um planejamento com recursos pedagógicos adequados. Os resultados apontaram que os professores não tiveram uma formação inicial e nem continuada a respeito das especificidades que envolvem a temática da surdez. Conclui-se que há a necessidade de integrar a Educação Inclusiva nos currículos de formação de professor e de investir em pesquisas e em políticas públicas específicas para isso.
id SBEM_MAT-1_c958f72d41039b74bcbf6fe2570cb9ef
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1945
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?Educação Inclusiva. Surdez. Ensino de MatemáticaA surdez em sala de aula é uma condição que traz novos desafios à atividade docente. Este artigo apresenta um estudo ligado a uma pesquisa de Mestrado no Ensino de Matemática, cujo foco foi conhecer, dos professores que ensinam Matemática, quais são suas percepções e reflexões em relação ao aluno surdo incluído em sala de aula regular. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a 55 professores. A pesquisa buscou conhecer as inquietações trazidas por esses professores para atender os alunos surdos e as complexidades encontradas para que estruturassem um planejamento com recursos pedagógicos adequados. Os resultados apontaram que os professores não tiveram uma formação inicial e nem continuada a respeito das especificidades que envolvem a temática da surdez. Conclui-se que há a necessidade de integrar a Educação Inclusiva nos currículos de formação de professor e de investir em pesquisas e em políticas públicas específicas para isso.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 81-962317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Joseli Alves daSegadas-Vianna, Claudia Coelho de2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1945Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?
title Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?
spellingShingle Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?
Silva, Joseli Alves da
Educação Inclusiva. Surdez. Ensino de Matemática
title_short Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?
title_full Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?
title_fullStr Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?
title_full_unstemmed Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?
title_sort Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?
author Silva, Joseli Alves da
author_facet Silva, Joseli Alves da
Segadas-Vianna, Claudia Coelho de
author_role author
author2 Segadas-Vianna, Claudia Coelho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joseli Alves da
Segadas-Vianna, Claudia Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva. Surdez. Ensino de Matemática
topic Educação Inclusiva. Surdez. Ensino de Matemática
description A surdez em sala de aula é uma condição que traz novos desafios à atividade docente. Este artigo apresenta um estudo ligado a uma pesquisa de Mestrado no Ensino de Matemática, cujo foco foi conhecer, dos professores que ensinam Matemática, quais são suas percepções e reflexões em relação ao aluno surdo incluído em sala de aula regular. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a 55 professores. A pesquisa buscou conhecer as inquietações trazidas por esses professores para atender os alunos surdos e as complexidades encontradas para que estruturassem um planejamento com recursos pedagógicos adequados. Os resultados apontaram que os professores não tiveram uma formação inicial e nem continuada a respeito das especificidades que envolvem a temática da surdez. Conclui-se que há a necessidade de integrar a Educação Inclusiva nos currículos de formação de professor e de investir em pesquisas e em políticas públicas específicas para isso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 81-96
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130696765440