Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945 |
Resumo: | A surdez em sala de aula é uma condição que traz novos desafios à atividade docente. Este artigo apresenta um estudo ligado a uma pesquisa de Mestrado no Ensino de Matemática, cujo foco foi conhecer, dos professores que ensinam Matemática, quais são suas percepções e reflexões em relação ao aluno surdo incluído em sala de aula regular. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a 55 professores. A pesquisa buscou conhecer as inquietações trazidas por esses professores para atender os alunos surdos e as complexidades encontradas para que estruturassem um planejamento com recursos pedagógicos adequados. Os resultados apontaram que os professores não tiveram uma formação inicial e nem continuada a respeito das especificidades que envolvem a temática da surdez. Conclui-se que há a necessidade de integrar a Educação Inclusiva nos currículos de formação de professor e de investir em pesquisas e em políticas públicas específicas para isso. |
id |
SBEM_MAT-1_c958f72d41039b74bcbf6fe2570cb9ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1945 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?Educação Inclusiva. Surdez. Ensino de MatemáticaA surdez em sala de aula é uma condição que traz novos desafios à atividade docente. Este artigo apresenta um estudo ligado a uma pesquisa de Mestrado no Ensino de Matemática, cujo foco foi conhecer, dos professores que ensinam Matemática, quais são suas percepções e reflexões em relação ao aluno surdo incluído em sala de aula regular. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a 55 professores. A pesquisa buscou conhecer as inquietações trazidas por esses professores para atender os alunos surdos e as complexidades encontradas para que estruturassem um planejamento com recursos pedagógicos adequados. Os resultados apontaram que os professores não tiveram uma formação inicial e nem continuada a respeito das especificidades que envolvem a temática da surdez. Conclui-se que há a necessidade de integrar a Educação Inclusiva nos currículos de formação de professor e de investir em pesquisas e em políticas públicas específicas para isso.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 81-962317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Joseli Alves daSegadas-Vianna, Claudia Coelho de2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1945Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática? |
title |
Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática? |
spellingShingle |
Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática? Silva, Joseli Alves da Educação Inclusiva. Surdez. Ensino de Matemática |
title_short |
Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática? |
title_full |
Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática? |
title_fullStr |
Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática? |
title_full_unstemmed |
Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática? |
title_sort |
Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática? |
author |
Silva, Joseli Alves da |
author_facet |
Silva, Joseli Alves da Segadas-Vianna, Claudia Coelho de |
author_role |
author |
author2 |
Segadas-Vianna, Claudia Coelho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joseli Alves da Segadas-Vianna, Claudia Coelho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva. Surdez. Ensino de Matemática |
topic |
Educação Inclusiva. Surdez. Ensino de Matemática |
description |
A surdez em sala de aula é uma condição que traz novos desafios à atividade docente. Este artigo apresenta um estudo ligado a uma pesquisa de Mestrado no Ensino de Matemática, cujo foco foi conhecer, dos professores que ensinam Matemática, quais são suas percepções e reflexões em relação ao aluno surdo incluído em sala de aula regular. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a 55 professores. A pesquisa buscou conhecer as inquietações trazidas por esses professores para atender os alunos surdos e as complexidades encontradas para que estruturassem um planejamento com recursos pedagógicos adequados. Os resultados apontaram que os professores não tiveram uma formação inicial e nem continuada a respeito das especificidades que envolvem a temática da surdez. Conclui-se que há a necessidade de integrar a Educação Inclusiva nos currículos de formação de professor e de investir em pesquisas e em políticas públicas específicas para isso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 81-96 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130696765440 |