Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707 |
Resumo: | Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa-intervenção, de natureza construtiva-colaborativa, desenvolvida em uma escola pública paulistana de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Pauta-se na aprendizagem profissional da docência e considera a escola seu “locus” privilegiado. Para compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem da matemática nessa etapa da escolarização, foram analisados cadernos de alunos de 4ª série, por se constituírem em rica fonte de informações sobre a sala de aula, o conhecimento que o professor tem dos conteúdos, as formas de conduzir o ensino e a aprendizagem dos alunos. A análise indica que os professores ainda se prendem a um ensino que pode ser considerado tradicional, tanto em estratégicas como em conteúdos desenvolvidos, priorizam a aritmética em detrimento da geometria, não tomam cuidado com a notação matemática que os alunos apontam em seus cadernos nem aproveitam os erros dos alunos como fonte de re-ensino. |
id |
SBEM_MAT-1_ced9f48202bcd917f9ee7d0da0c44391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1707 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemáticaEste trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa-intervenção, de natureza construtiva-colaborativa, desenvolvida em uma escola pública paulistana de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Pauta-se na aprendizagem profissional da docência e considera a escola seu “locus” privilegiado. Para compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem da matemática nessa etapa da escolarização, foram analisados cadernos de alunos de 4ª série, por se constituírem em rica fonte de informações sobre a sala de aula, o conhecimento que o professor tem dos conteúdos, as formas de conduzir o ensino e a aprendizagem dos alunos. A análise indica que os professores ainda se prendem a um ensino que pode ser considerado tradicional, tanto em estratégicas como em conteúdos desenvolvidos, priorizam a aritmética em detrimento da geometria, não tomam cuidado com a notação matemática que os alunos apontam em seus cadernos nem aproveitam os erros dos alunos como fonte de re-ensino.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707Educação Matemática em Revista; NÚMERO 11 - Dezembro 2001; 26-332317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707/1200Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessTancredi, Regina Maria Simões PuccinelliReali, Aline M. M. RodriguesReyes, Claudia RaimundoLima, Emilia Freitas deMizukami, Maria das Graças N.Mello, Roseli Rodrigues de2019-01-16T20:06:29Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1707Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2019-01-16T20:06:29Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática |
title |
Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
title_short |
Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática |
title_full |
Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática |
title_sort |
Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática |
author |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
author_facet |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli Reali, Aline M. M. Rodrigues Reyes, Claudia Raimundo Lima, Emilia Freitas de Mizukami, Maria das Graças N. Mello, Roseli Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Reali, Aline M. M. Rodrigues Reyes, Claudia Raimundo Lima, Emilia Freitas de Mizukami, Maria das Graças N. Mello, Roseli Rodrigues de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli Reali, Aline M. M. Rodrigues Reyes, Claudia Raimundo Lima, Emilia Freitas de Mizukami, Maria das Graças N. Mello, Roseli Rodrigues de |
description |
Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa-intervenção, de natureza construtiva-colaborativa, desenvolvida em uma escola pública paulistana de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Pauta-se na aprendizagem profissional da docência e considera a escola seu “locus” privilegiado. Para compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem da matemática nessa etapa da escolarização, foram analisados cadernos de alunos de 4ª série, por se constituírem em rica fonte de informações sobre a sala de aula, o conhecimento que o professor tem dos conteúdos, as formas de conduzir o ensino e a aprendizagem dos alunos. A análise indica que os professores ainda se prendem a um ensino que pode ser considerado tradicional, tanto em estratégicas como em conteúdos desenvolvidos, priorizam a aritmética em detrimento da geometria, não tomam cuidado com a notação matemática que os alunos apontam em seus cadernos nem aproveitam os erros dos alunos como fonte de re-ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707/1200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; NÚMERO 11 - Dezembro 2001; 26-33 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130325569536 |