Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reali, Aline M. M. Rodrigues, Reyes, Claudia Raimundo, Lima, Emilia Freitas de, Mizukami, Maria das Graças N., Mello, Roseli Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707
Resumo: Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa-intervenção, de natureza construtiva-colaborativa, desenvolvida em uma escola pública paulistana de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Pauta-se na aprendizagem profissional da docência e considera a escola seu “locus” privilegiado. Para compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem da matemática nessa etapa da escolarização, foram analisados cadernos de alunos de 4ª série, por se constituírem em rica fonte de informações sobre a sala de aula, o conhecimento que o professor tem dos conteúdos, as formas de conduzir o ensino e a aprendizagem dos alunos. A análise indica que os professores ainda se prendem a um ensino que pode ser considerado tradicional, tanto em estratégicas como em conteúdos desenvolvidos, priorizam a aritmética em detrimento da geometria, não tomam cuidado com a notação matemática que os alunos apontam em seus cadernos nem aproveitam os erros dos alunos como fonte de re-ensino.
id SBEM_MAT-1_ced9f48202bcd917f9ee7d0da0c44391
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1707
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemáticaEste trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa-intervenção, de natureza construtiva-colaborativa, desenvolvida em uma escola pública paulistana de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Pauta-se na aprendizagem profissional da docência e considera a escola seu “locus” privilegiado. Para compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem da matemática nessa etapa da escolarização, foram analisados cadernos de alunos de 4ª série, por se constituírem em rica fonte de informações sobre a sala de aula, o conhecimento que o professor tem dos conteúdos, as formas de conduzir o ensino e a aprendizagem dos alunos. A análise indica que os professores ainda se prendem a um ensino que pode ser considerado tradicional, tanto em estratégicas como em conteúdos desenvolvidos, priorizam a aritmética em detrimento da geometria, não tomam cuidado com a notação matemática que os alunos apontam em seus cadernos nem aproveitam os erros dos alunos como fonte de re-ensino.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707Educação Matemática em Revista; NÚMERO 11 - Dezembro 2001; 26-332317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707/1200Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessTancredi, Regina Maria Simões PuccinelliReali, Aline M. M. RodriguesReyes, Claudia RaimundoLima, Emilia Freitas deMizukami, Maria das Graças N.Mello, Roseli Rodrigues de2019-01-16T20:06:29Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1707Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2019-01-16T20:06:29Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática
title Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática
spellingShingle Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
title_short Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática
title_full Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática
title_fullStr Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática
title_sort Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática
author Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
author_facet Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Reali, Aline M. M. Rodrigues
Reyes, Claudia Raimundo
Lima, Emilia Freitas de
Mizukami, Maria das Graças N.
Mello, Roseli Rodrigues de
author_role author
author2 Reali, Aline M. M. Rodrigues
Reyes, Claudia Raimundo
Lima, Emilia Freitas de
Mizukami, Maria das Graças N.
Mello, Roseli Rodrigues de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Reali, Aline M. M. Rodrigues
Reyes, Claudia Raimundo
Lima, Emilia Freitas de
Mizukami, Maria das Graças N.
Mello, Roseli Rodrigues de
description Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa-intervenção, de natureza construtiva-colaborativa, desenvolvida em uma escola pública paulistana de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Pauta-se na aprendizagem profissional da docência e considera a escola seu “locus” privilegiado. Para compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem da matemática nessa etapa da escolarização, foram analisados cadernos de alunos de 4ª série, por se constituírem em rica fonte de informações sobre a sala de aula, o conhecimento que o professor tem dos conteúdos, as formas de conduzir o ensino e a aprendizagem dos alunos. A análise indica que os professores ainda se prendem a um ensino que pode ser considerado tradicional, tanto em estratégicas como em conteúdos desenvolvidos, priorizam a aritmética em detrimento da geometria, não tomam cuidado com a notação matemática que os alunos apontam em seus cadernos nem aproveitam os erros dos alunos como fonte de re-ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707/1200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; NÚMERO 11 - Dezembro 2001; 26-33
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130325569536