Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Resende, Adriana Torquato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2215
Resumo: O objetivo deste artigo é relatar sucintamente os resultados de uma pesquisa realizada numa escola pública de ensino fundamental. A pesquisa se propôs a analisar as visões ou concepções de alunos e de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do ser professor. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Também são destacadas as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos.
id METO-3_3a45f0bc41c547e587b74190cd06062f
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2215
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino FundamentalSer professor; Concepções de alunos; Formação de professores.O objetivo deste artigo é relatar sucintamente os resultados de uma pesquisa realizada numa escola pública de ensino fundamental. A pesquisa se propôs a analisar as visões ou concepções de alunos e de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do ser professor. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Também são destacadas as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos.Universidade Metodista de PiracicabaTancredi, Regina Maria Simões PuccinelliResende, Adriana Torquato2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/221510.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p25-37Comunicações; v. 22, n. 2 (2015); 25-372238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2215/1557Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-08T14:27:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2215Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-08T14:27:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Ser professor; Concepções de alunos; Formação de professores.
title_short Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
author_facet Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Resende, Adriana Torquato
author_role author
author2 Resende, Adriana Torquato
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Resende, Adriana Torquato
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ser professor; Concepções de alunos; Formação de professores.
topic Ser professor; Concepções de alunos; Formação de professores.
description O objetivo deste artigo é relatar sucintamente os resultados de uma pesquisa realizada numa escola pública de ensino fundamental. A pesquisa se propôs a analisar as visões ou concepções de alunos e de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do ser professor. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Também são destacadas as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2215
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p25-37
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2215
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p25-37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2215/1557
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 22, n. 2 (2015); 25-37
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022307602432