Geometria e Artes Visuais no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciana Ferreira dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guimarães, Gilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/242
Resumo: Esse artigo descreve e analisa uma sequência de atividades envolvendo uma aprendizagem interdisciplinar relacionando as áreas de Geometria e Artes com transposição de planos. Par- ticiparam dessa experiência exitosa 46 crianças de 5/6 anos idade. As crianças refletiram sobre conceitos como equilíbrio, simetria e proporcionalidade de forma lúdica e significati- va. As atividades desenvolvidas permitiram a realização de um trabalho desafiador e que promoveu a reflexão e a construção de conceitos matemáticos e artísticos pelas crianças.
id SBEM_MAT-1_cfa31d5ff564f15443fcd4f6394f312c
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/242
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Geometria e Artes Visuais no Ensino FundamentalArtes visuaisGeometriaMatemáticaInterdisciplinaridadeAnos Inicias do Ensino Fundamental.Esse artigo descreve e analisa uma sequência de atividades envolvendo uma aprendizagem interdisciplinar relacionando as áreas de Geometria e Artes com transposição de planos. Par- ticiparam dessa experiência exitosa 46 crianças de 5/6 anos idade. As crianças refletiram sobre conceitos como equilíbrio, simetria e proporcionalidade de forma lúdica e significati- va. As atividades desenvolvidas permitiram a realização de um trabalho desafiador e que promoveu a reflexão e a construção de conceitos matemáticos e artísticos pelas crianças.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/242Educação Matemática em Revista; Número 35 - Março, 2012; 32 - 402317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/242/230Santos, Luciana Ferreira dosGuimarães, Gildainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/242Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria e Artes Visuais no Ensino Fundamental
title Geometria e Artes Visuais no Ensino Fundamental
spellingShingle Geometria e Artes Visuais no Ensino Fundamental
Santos, Luciana Ferreira dos
Artes visuais
Geometria
Matemática
Interdisciplinaridade
Anos Inicias do Ensino Fundamental.
title_short Geometria e Artes Visuais no Ensino Fundamental
title_full Geometria e Artes Visuais no Ensino Fundamental
title_fullStr Geometria e Artes Visuais no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Geometria e Artes Visuais no Ensino Fundamental
title_sort Geometria e Artes Visuais no Ensino Fundamental
author Santos, Luciana Ferreira dos
author_facet Santos, Luciana Ferreira dos
Guimarães, Gilda
author_role author
author2 Guimarães, Gilda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luciana Ferreira dos
Guimarães, Gilda
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Geometria
Matemática
Interdisciplinaridade
Anos Inicias do Ensino Fundamental.
topic Artes visuais
Geometria
Matemática
Interdisciplinaridade
Anos Inicias do Ensino Fundamental.
description Esse artigo descreve e analisa uma sequência de atividades envolvendo uma aprendizagem interdisciplinar relacionando as áreas de Geometria e Artes com transposição de planos. Par- ticiparam dessa experiência exitosa 46 crianças de 5/6 anos idade. As crianças refletiram sobre conceitos como equilíbrio, simetria e proporcionalidade de forma lúdica e significati- va. As atividades desenvolvidas permitiram a realização de um trabalho desafiador e que promoveu a reflexão e a construção de conceitos matemáticos e artísticos pelas crianças.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/242
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/242/230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 35 - Março, 2012; 32 - 40
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127910699008