Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, André Tavares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Junior, Mauricio Reis e Silva, Almeida, Wálmisson Régis de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/976
Resumo: O artigo relata uma experiência prática sobre a Teoria dos Jogos e a sua aplicabilidade no ensino de Matemática nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A ideia central foi identificar o poder de percepção dos alunos em detectar a melhor estratégia, baseada em tomadas de decisão, que os fizessem ganhar o jogo elaborado nesse contexto. A proposta foi realizada sem que eles tivessem conhecimento prévio da teoria que envolve uma ação estratégica. Foi apresentada uma matriz, com pares ordenados, baseados em ganhos e perdas. Os estudantes foram escolhidos aleatoriamente, dois a dois, e decidiram, através de análise da estrutura matricial e estratégias pessoais, os valores referentes às linhas e colunas, com o objetivo de maximizar ganhos e minimizar perdas. Os resultados obtidos na experiência vivenciada mostraram que os alunos se envolveram de forma diferenciada, mas com boa assimilação geral dos elementos relacionados à Teoria dos Jogos.
id SBEM_MAT-1_e4709e83694d09fd7b9dccf6a9c12917
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/976
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino FundamentalO artigo relata uma experiência prática sobre a Teoria dos Jogos e a sua aplicabilidade no ensino de Matemática nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A ideia central foi identificar o poder de percepção dos alunos em detectar a melhor estratégia, baseada em tomadas de decisão, que os fizessem ganhar o jogo elaborado nesse contexto. A proposta foi realizada sem que eles tivessem conhecimento prévio da teoria que envolve uma ação estratégica. Foi apresentada uma matriz, com pares ordenados, baseados em ganhos e perdas. Os estudantes foram escolhidos aleatoriamente, dois a dois, e decidiram, através de análise da estrutura matricial e estratégias pessoais, os valores referentes às linhas e colunas, com o objetivo de maximizar ganhos e minimizar perdas. Os resultados obtidos na experiência vivenciada mostraram que os alunos se envolveram de forma diferenciada, mas com boa assimilação geral dos elementos relacionados à Teoria dos Jogos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/976Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 59 (2018): jul./set.; 115-1252317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/976/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, André TavaresJunior, Mauricio Reis e SilvaAlmeida, Wálmisson Régis de2022-12-23T10:53:24Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/976Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:53:24Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental
title Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental
spellingShingle Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental
Gonçalves, André Tavares
title_short Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental
title_full Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental
title_fullStr Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental
title_sort Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental
author Gonçalves, André Tavares
author_facet Gonçalves, André Tavares
Junior, Mauricio Reis e Silva
Almeida, Wálmisson Régis de
author_role author
author2 Junior, Mauricio Reis e Silva
Almeida, Wálmisson Régis de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, André Tavares
Junior, Mauricio Reis e Silva
Almeida, Wálmisson Régis de
description O artigo relata uma experiência prática sobre a Teoria dos Jogos e a sua aplicabilidade no ensino de Matemática nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A ideia central foi identificar o poder de percepção dos alunos em detectar a melhor estratégia, baseada em tomadas de decisão, que os fizessem ganhar o jogo elaborado nesse contexto. A proposta foi realizada sem que eles tivessem conhecimento prévio da teoria que envolve uma ação estratégica. Foi apresentada uma matriz, com pares ordenados, baseados em ganhos e perdas. Os estudantes foram escolhidos aleatoriamente, dois a dois, e decidiram, através de análise da estrutura matricial e estratégias pessoais, os valores referentes às linhas e colunas, com o objetivo de maximizar ganhos e minimizar perdas. Os resultados obtidos na experiência vivenciada mostraram que os alunos se envolveram de forma diferenciada, mas com boa assimilação geral dos elementos relacionados à Teoria dos Jogos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/976
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/976/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 59 (2018): jul./set.; 115-125
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129397579776