Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Felipe Neves de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18187
Resumo: This dissertation approaches the problem of implementing an educational project using a game with no clear educational goals or characteristics. It s a qualitative work based on a case study. Four methods of applying games in education have been identified and several projects using one of these methods have been analyzed. The goal of this dissertation is to implement and analyze an educational project that uses said method. This work is based on know authors of the field like Edgar Morin, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Burrhus Skinner, Jerome Bruner and David Ausubel and on the field of games applied to education there are Barbi Honeycutt, John Hopson, Ricardo Mena, Brett Shelton e Eric Zimmerman. A modern vision about traditional theories. The analyses of educational projects and theories is used to formulate a teaching plan that is applied to high school students. This case study confirms the dissertation hypothesis: Experiences that balance focus on educational content and ludic elements result in greater meaningful learning, therefore increasing the effectiveness of the learning process
id PUC_SP-1_74c77d92ab0af3df71a3373427bc7270
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18187
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4454762D9Almeida, Felipe Neves de2016-04-29T14:23:37Z2015-10-012015-09-10Almeida, Felipe Neves de. Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18187This dissertation approaches the problem of implementing an educational project using a game with no clear educational goals or characteristics. It s a qualitative work based on a case study. Four methods of applying games in education have been identified and several projects using one of these methods have been analyzed. The goal of this dissertation is to implement and analyze an educational project that uses said method. This work is based on know authors of the field like Edgar Morin, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Burrhus Skinner, Jerome Bruner and David Ausubel and on the field of games applied to education there are Barbi Honeycutt, John Hopson, Ricardo Mena, Brett Shelton e Eric Zimmerman. A modern vision about traditional theories. The analyses of educational projects and theories is used to formulate a teaching plan that is applied to high school students. This case study confirms the dissertation hypothesis: Experiences that balance focus on educational content and ludic elements result in greater meaningful learning, therefore increasing the effectiveness of the learning processA presente dissertação aborda a implementação de um jogo sem características e objetivos claramente educacionais em um processo educacional. É uma pesquisa de caráter qualitativo embasada num estudo de caso. Foram identificados quatro métodos de se utilizar jogos na educação e analisou-se uma série de projetos que utilizam esses métodos. O objetivo dessa dissertação é implementar e analisar um projeto educacional utilizando um desses métodos. A dissertação tem base em teóricos conhecidos da área como Edgar Morin, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Burrhus Skinner, Jerome Bruner e David Ausubel e no campo dos jogos para a educação utiliza Barbi Honeycutt, John Hopson, Ricardo Mena, Brett Shelton e Eric Zimmerman. Uma visão moderna sobre autores clássicos. Essa análise de projetos e teorias educacionais é utilizada na formulação de um plano de aula que foi aplicado em alunos do sétimo ao nono ano do ensino fundamental. A análise do caso confirma a hipótese dessa dissertação: experiências que equilibram o foco entre conteúdo educacional e elementos lúdicos resultam em uma aprendizagem mais significativa, potencializando o processo de ensino-aprendizagemapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/34979/Felipe%20Neves%20de%20Almeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaJogos educacionaisMídias digitaisJogos de entretenimentoMetodologia educacionalEducational gamesDigital mediaEntertainment gamesEducational methodologyCNPQ::ENGENHARIASJogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFelipe Neves de Almeida.pdf.txtFelipe Neves de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain241482https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18187/3/Felipe%20Neves%20de%20Almeida.pdf.txtc03913a553a663b09649ad8a2421e421MD53ORIGINALFelipe Neves de Almeida.pdfapplication/pdf4362157https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18187/1/Felipe%20Neves%20de%20Almeida.pdfe1e167b18d2cb044bf635f82cd169ad3MD51THUMBNAILFelipe Neves de Almeida.pdf.jpgFelipe Neves de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2280https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18187/2/Felipe%20Neves%20de%20Almeida.pdf.jpg68b0ef482c011b6657307d6ec9f5dd69MD52handle/181872022-06-15 09:32:07.19oai:repositorio.pucsp.br:handle/18187Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-15T12:32:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II
title Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II
spellingShingle Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II
Almeida, Felipe Neves de
Jogos educacionais
Mídias digitais
Jogos de entretenimento
Metodologia educacional
Educational games
Digital media
Entertainment games
Educational methodology
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II
title_full Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II
title_fullStr Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II
title_sort Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II
author Almeida, Felipe Neves de
author_facet Almeida, Felipe Neves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4454762D9
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Felipe Neves de
contributor_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educacionais
Mídias digitais
Jogos de entretenimento
Metodologia educacional
topic Jogos educacionais
Mídias digitais
Jogos de entretenimento
Metodologia educacional
Educational games
Digital media
Entertainment games
Educational methodology
CNPQ::ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational games
Digital media
Entertainment games
Educational methodology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
description This dissertation approaches the problem of implementing an educational project using a game with no clear educational goals or characteristics. It s a qualitative work based on a case study. Four methods of applying games in education have been identified and several projects using one of these methods have been analyzed. The goal of this dissertation is to implement and analyze an educational project that uses said method. This work is based on know authors of the field like Edgar Morin, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Burrhus Skinner, Jerome Bruner and David Ausubel and on the field of games applied to education there are Barbi Honeycutt, John Hopson, Ricardo Mena, Brett Shelton e Eric Zimmerman. A modern vision about traditional theories. The analyses of educational projects and theories is used to formulate a teaching plan that is applied to high school students. This case study confirms the dissertation hypothesis: Experiences that balance focus on educational content and ludic elements result in greater meaningful learning, therefore increasing the effectiveness of the learning process
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:23:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Almeida, Felipe Neves de. Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18187
identifier_str_mv Almeida, Felipe Neves de. Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18187/3/Felipe%20Neves%20de%20Almeida.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18187/1/Felipe%20Neves%20de%20Almeida.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18187/2/Felipe%20Neves%20de%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c03913a553a663b09649ad8a2421e421
e1e167b18d2cb044bf635f82cd169ad3
68b0ef482c011b6657307d6ec9f5dd69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796031586566144