Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2406 |
Resumo: | Sabe-se que o trabalho pedagógico no contexto da Educação Profissional e Tecnológica demanda grande preocupação de professores e instituições em articular o ensino básico de nível médio com o núcleo profissionalizante. Nesse contexto, este artigo apresenta uma proposta pedagógica sobre a função exponencial a partir do crescimento bacteriano e o respectivo processo de construção do material educativo que a compõe. O material é composto por uma ficha de atividades e um conjunto de kits práticos, que são interdependentes e apoiam-se nos eixos conceitual, pedagógico e comunicacional propostos por Gabriel Kaplún. Ao final da exposição, acreditamos que a busca pela interdisciplinaridade entre as disciplinas do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio proposta nesse material didático pode ajudar a superar a fragmentação de conhecimentos e proporcionar integração entre a teoria e a vivência da prática profissional. |
id |
SBEM_MAT-1_f182dbb9d12c66b1474fbbef1b2384b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2406 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integradoSabe-se que o trabalho pedagógico no contexto da Educação Profissional e Tecnológica demanda grande preocupação de professores e instituições em articular o ensino básico de nível médio com o núcleo profissionalizante. Nesse contexto, este artigo apresenta uma proposta pedagógica sobre a função exponencial a partir do crescimento bacteriano e o respectivo processo de construção do material educativo que a compõe. O material é composto por uma ficha de atividades e um conjunto de kits práticos, que são interdependentes e apoiam-se nos eixos conceitual, pedagógico e comunicacional propostos por Gabriel Kaplún. Ao final da exposição, acreditamos que a busca pela interdisciplinaridade entre as disciplinas do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio proposta nesse material didático pode ajudar a superar a fragmentação de conhecimentos e proporcionar integração entre a teoria e a vivência da prática profissional.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/240610.37001/emr.v26i70.2406Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 76-882317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2406/2029Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz Hese da Silva, DanielSá, Lauro Chagas eConeglian de Farias Colman, Carine2022-12-19T14:07:25Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2406Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:07:25Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado |
title |
Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado |
spellingShingle |
Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado Queiroz Hese da Silva, Daniel |
title_short |
Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado |
title_full |
Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado |
title_fullStr |
Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado |
title_full_unstemmed |
Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado |
title_sort |
Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado |
author |
Queiroz Hese da Silva, Daniel |
author_facet |
Queiroz Hese da Silva, Daniel Sá, Lauro Chagas e Coneglian de Farias Colman, Carine |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Lauro Chagas e Coneglian de Farias Colman, Carine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz Hese da Silva, Daniel Sá, Lauro Chagas e Coneglian de Farias Colman, Carine |
description |
Sabe-se que o trabalho pedagógico no contexto da Educação Profissional e Tecnológica demanda grande preocupação de professores e instituições em articular o ensino básico de nível médio com o núcleo profissionalizante. Nesse contexto, este artigo apresenta uma proposta pedagógica sobre a função exponencial a partir do crescimento bacteriano e o respectivo processo de construção do material educativo que a compõe. O material é composto por uma ficha de atividades e um conjunto de kits práticos, que são interdependentes e apoiam-se nos eixos conceitual, pedagógico e comunicacional propostos por Gabriel Kaplún. Ao final da exposição, acreditamos que a busca pela interdisciplinaridade entre as disciplinas do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio proposta nesse material didático pode ajudar a superar a fragmentação de conhecimentos e proporcionar integração entre a teoria e a vivência da prática profissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2406 10.37001/emr.v26i70.2406 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2406 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v26i70.2406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2406/2029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 76-88 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131053281280 |