Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz Hese da Silva, Daniel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sá, Lauro Chagas e, Coneglian de Farias Colman, Carine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2406
Resumo: Sabe-se que o trabalho pedagógico no contexto da Educação Profissional e Tecnológica demanda grande preocupação de professores e instituições em articular o ensino básico de nível médio com o núcleo profissionalizante. Nesse contexto, este artigo apresenta uma proposta pedagógica sobre a função exponencial a partir do crescimento bacteriano e o respectivo processo de construção do material educativo que a compõe. O material é composto por uma ficha de atividades e um conjunto de kits práticos, que são interdependentes e apoiam-se nos eixos conceitual, pedagógico e comunicacional propostos por Gabriel Kaplún. Ao final da exposição, acreditamos que a busca pela interdisciplinaridade entre as disciplinas do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio proposta nesse material didático pode ajudar a superar a fragmentação de conhecimentos e proporcionar integração entre a teoria e a vivência da prática profissional.
id SBEM_MAT-1_f182dbb9d12c66b1474fbbef1b2384b4
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2406
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integradoSabe-se que o trabalho pedagógico no contexto da Educação Profissional e Tecnológica demanda grande preocupação de professores e instituições em articular o ensino básico de nível médio com o núcleo profissionalizante. Nesse contexto, este artigo apresenta uma proposta pedagógica sobre a função exponencial a partir do crescimento bacteriano e o respectivo processo de construção do material educativo que a compõe. O material é composto por uma ficha de atividades e um conjunto de kits práticos, que são interdependentes e apoiam-se nos eixos conceitual, pedagógico e comunicacional propostos por Gabriel Kaplún. Ao final da exposição, acreditamos que a busca pela interdisciplinaridade entre as disciplinas do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio proposta nesse material didático pode ajudar a superar a fragmentação de conhecimentos e proporcionar integração entre a teoria e a vivência da prática profissional.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/240610.37001/emr.v26i70.2406Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 76-882317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2406/2029Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz Hese da Silva, DanielSá, Lauro Chagas eConeglian de Farias Colman, Carine2022-12-19T14:07:25Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2406Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:07:25Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado
title Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado
spellingShingle Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado
Queiroz Hese da Silva, Daniel
title_short Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado
title_full Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado
title_fullStr Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado
title_full_unstemmed Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado
title_sort Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado
author Queiroz Hese da Silva, Daniel
author_facet Queiroz Hese da Silva, Daniel
Sá, Lauro Chagas e
Coneglian de Farias Colman, Carine
author_role author
author2 Sá, Lauro Chagas e
Coneglian de Farias Colman, Carine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz Hese da Silva, Daniel
Sá, Lauro Chagas e
Coneglian de Farias Colman, Carine
description Sabe-se que o trabalho pedagógico no contexto da Educação Profissional e Tecnológica demanda grande preocupação de professores e instituições em articular o ensino básico de nível médio com o núcleo profissionalizante. Nesse contexto, este artigo apresenta uma proposta pedagógica sobre a função exponencial a partir do crescimento bacteriano e o respectivo processo de construção do material educativo que a compõe. O material é composto por uma ficha de atividades e um conjunto de kits práticos, que são interdependentes e apoiam-se nos eixos conceitual, pedagógico e comunicacional propostos por Gabriel Kaplún. Ao final da exposição, acreditamos que a busca pela interdisciplinaridade entre as disciplinas do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio proposta nesse material didático pode ajudar a superar a fragmentação de conhecimentos e proporcionar integração entre a teoria e a vivência da prática profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2406
10.37001/emr.v26i70.2406
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2406
identifier_str_mv 10.37001/emr.v26i70.2406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2406/2029
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 76-88
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131053281280