Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira de Oliveira, Luana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839
Resumo: Pretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, matriculados na disciplina de Matemática Discreta A, no período 2016/2. A disciplina objetiva prover o aluno dos conceitos básicos no estudo das estruturas matemática que são fundamentalmente discretas, no sentido de não suportarem ou requererem a noção de continuidade, estimulando-o a construir provas formais que utilizem tais conceitos. O relato apresentado aborda como contribuir para o aprendizado destes conceitos, utilizando-se da metodologia de análise de erros, descartando a aplicação direta de fórmulas que infere num desenvolvimento automatizado e irracional das situações apresentadas. Buscou-se contribuir para a formação dos graduandos envolvidos, trazendo uma reflexão sobre a importância de uma aprendizagem significativa e sobre o quanto o estereótipo de disciplina mais inacessível está atrelado ao trabalho do professor.
id SBEM_MAT-1_f1b498b849f27efe3198b2011d437c77
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/839
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em MatemáticaPretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, matriculados na disciplina de Matemática Discreta A, no período 2016/2. A disciplina objetiva prover o aluno dos conceitos básicos no estudo das estruturas matemática que são fundamentalmente discretas, no sentido de não suportarem ou requererem a noção de continuidade, estimulando-o a construir provas formais que utilizem tais conceitos. O relato apresentado aborda como contribuir para o aprendizado destes conceitos, utilizando-se da metodologia de análise de erros, descartando a aplicação direta de fórmulas que infere num desenvolvimento automatizado e irracional das situações apresentadas. Buscou-se contribuir para a formação dos graduandos envolvidos, trazendo uma reflexão sobre a importância de uma aprendizagem significativa e sobre o quanto o estereótipo de disciplina mais inacessível está atrelado ao trabalho do professor.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 138-1452317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira de Oliveira, Luana2022-12-23T10:54:34Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/839Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:34Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática
title Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática
spellingShingle Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática
Oliveira de Oliveira, Luana
title_short Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática
title_full Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática
title_fullStr Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática
title_full_unstemmed Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática
title_sort Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática
author Oliveira de Oliveira, Luana
author_facet Oliveira de Oliveira, Luana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira de Oliveira, Luana
description Pretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, matriculados na disciplina de Matemática Discreta A, no período 2016/2. A disciplina objetiva prover o aluno dos conceitos básicos no estudo das estruturas matemática que são fundamentalmente discretas, no sentido de não suportarem ou requererem a noção de continuidade, estimulando-o a construir provas formais que utilizem tais conceitos. O relato apresentado aborda como contribuir para o aprendizado destes conceitos, utilizando-se da metodologia de análise de erros, descartando a aplicação direta de fórmulas que infere num desenvolvimento automatizado e irracional das situações apresentadas. Buscou-se contribuir para a formação dos graduandos envolvidos, trazendo uma reflexão sobre a importância de uma aprendizagem significativa e sobre o quanto o estereótipo de disciplina mais inacessível está atrelado ao trabalho do professor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 138-145
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129028481024