Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839 |
Resumo: | Pretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, matriculados na disciplina de Matemática Discreta A, no período 2016/2. A disciplina objetiva prover o aluno dos conceitos básicos no estudo das estruturas matemática que são fundamentalmente discretas, no sentido de não suportarem ou requererem a noção de continuidade, estimulando-o a construir provas formais que utilizem tais conceitos. O relato apresentado aborda como contribuir para o aprendizado destes conceitos, utilizando-se da metodologia de análise de erros, descartando a aplicação direta de fórmulas que infere num desenvolvimento automatizado e irracional das situações apresentadas. Buscou-se contribuir para a formação dos graduandos envolvidos, trazendo uma reflexão sobre a importância de uma aprendizagem significativa e sobre o quanto o estereótipo de disciplina mais inacessível está atrelado ao trabalho do professor. |
id |
SBEM_MAT-1_f1b498b849f27efe3198b2011d437c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/839 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em MatemáticaPretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, matriculados na disciplina de Matemática Discreta A, no período 2016/2. A disciplina objetiva prover o aluno dos conceitos básicos no estudo das estruturas matemática que são fundamentalmente discretas, no sentido de não suportarem ou requererem a noção de continuidade, estimulando-o a construir provas formais que utilizem tais conceitos. O relato apresentado aborda como contribuir para o aprendizado destes conceitos, utilizando-se da metodologia de análise de erros, descartando a aplicação direta de fórmulas que infere num desenvolvimento automatizado e irracional das situações apresentadas. Buscou-se contribuir para a formação dos graduandos envolvidos, trazendo uma reflexão sobre a importância de uma aprendizagem significativa e sobre o quanto o estereótipo de disciplina mais inacessível está atrelado ao trabalho do professor.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 138-1452317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira de Oliveira, Luana2022-12-23T10:54:34Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/839Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:34Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática |
title |
Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática |
spellingShingle |
Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática Oliveira de Oliveira, Luana |
title_short |
Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática |
title_full |
Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática |
title_fullStr |
Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática |
title_full_unstemmed |
Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática |
title_sort |
Análise de erros como metodologia em cursos de Licenciatura em Matemática |
author |
Oliveira de Oliveira, Luana |
author_facet |
Oliveira de Oliveira, Luana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira de Oliveira, Luana |
description |
Pretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, matriculados na disciplina de Matemática Discreta A, no período 2016/2. A disciplina objetiva prover o aluno dos conceitos básicos no estudo das estruturas matemática que são fundamentalmente discretas, no sentido de não suportarem ou requererem a noção de continuidade, estimulando-o a construir provas formais que utilizem tais conceitos. O relato apresentado aborda como contribuir para o aprendizado destes conceitos, utilizando-se da metodologia de análise de erros, descartando a aplicação direta de fórmulas que infere num desenvolvimento automatizado e irracional das situações apresentadas. Buscou-se contribuir para a formação dos graduandos envolvidos, trazendo uma reflexão sobre a importância de uma aprendizagem significativa e sobre o quanto o estereótipo de disciplina mais inacessível está atrelado ao trabalho do professor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/839/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 138-145 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129028481024 |