Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wrobel, Julia Schaetzle
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carneiro, Teresa Cristina Janes, Fazio, Melissa Martins, Trojack, Clarissa Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956
Resumo: A literatura acadêmica apresenta diversas propostas para elevar a motivação dos alunos: uso de materiais concretos, jogos, tecnologias digitais, entre outros. Na maioria das vezes, a atividade é considerada motivadora baseando-se apenas na fala do aluno. Mas para que seja possível comprovar a efetividades dessas iniciativas é necessário mensurá-las. Essa pesquisa debruça-se sobre a motivação para aprender à luz da Psicologia Cognitiva e analisa se as Performances Matemáticas Digitais (PMD) contribuem para a motivação dos alunos em aprender Matemática. Utilizou-se a Escala de Motivação para Aprender, adaptada a um cenário de PMD e concluiu-se que, com um pequeno ajuste, a escala é válida para medir a motivação para aprender com o uso de PMD. Além disso, verificou-se que 70% dos alunos concordam que a PMD os motiva a aprender Matemática.
id SBEM_MAT-1_fa0a784a0f45a0261c4717e426c26bb5
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/956
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprenderMotivação. Medida. Performance Matemática Digital. Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais.A literatura acadêmica apresenta diversas propostas para elevar a motivação dos alunos: uso de materiais concretos, jogos, tecnologias digitais, entre outros. Na maioria das vezes, a atividade é considerada motivadora baseando-se apenas na fala do aluno. Mas para que seja possível comprovar a efetividades dessas iniciativas é necessário mensurá-las. Essa pesquisa debruça-se sobre a motivação para aprender à luz da Psicologia Cognitiva e analisa se as Performances Matemáticas Digitais (PMD) contribuem para a motivação dos alunos em aprender Matemática. Utilizou-se a Escala de Motivação para Aprender, adaptada a um cenário de PMD e concluiu-se que, com um pequeno ajuste, a escala é válida para medir a motivação para aprender com o uso de PMD. Além disso, verificou-se que 70% dos alunos concordam que a PMD os motiva a aprender Matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 103-1172317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956/1620Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessWrobel, Julia SchaetzleCarneiro, Teresa Cristina JanesFazio, Melissa MartinsTrojack, Clarissa Lopes2022-12-23T10:54:02Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/956Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:02Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender
title Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender
spellingShingle Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender
Wrobel, Julia Schaetzle
Motivação. Medida. Performance Matemática Digital. Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais.
title_short Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender
title_full Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender
title_fullStr Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender
title_full_unstemmed Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender
title_sort Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender
author Wrobel, Julia Schaetzle
author_facet Wrobel, Julia Schaetzle
Carneiro, Teresa Cristina Janes
Fazio, Melissa Martins
Trojack, Clarissa Lopes
author_role author
author2 Carneiro, Teresa Cristina Janes
Fazio, Melissa Martins
Trojack, Clarissa Lopes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wrobel, Julia Schaetzle
Carneiro, Teresa Cristina Janes
Fazio, Melissa Martins
Trojack, Clarissa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação. Medida. Performance Matemática Digital. Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais.
topic Motivação. Medida. Performance Matemática Digital. Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais.
description A literatura acadêmica apresenta diversas propostas para elevar a motivação dos alunos: uso de materiais concretos, jogos, tecnologias digitais, entre outros. Na maioria das vezes, a atividade é considerada motivadora baseando-se apenas na fala do aluno. Mas para que seja possível comprovar a efetividades dessas iniciativas é necessário mensurá-las. Essa pesquisa debruça-se sobre a motivação para aprender à luz da Psicologia Cognitiva e analisa se as Performances Matemáticas Digitais (PMD) contribuem para a motivação dos alunos em aprender Matemática. Utilizou-se a Escala de Motivação para Aprender, adaptada a um cenário de PMD e concluiu-se que, com um pequeno ajuste, a escala é válida para medir a motivação para aprender com o uso de PMD. Além disso, verificou-se que 70% dos alunos concordam que a PMD os motiva a aprender Matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956/pdf
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956/1620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 103-117
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129377656832