Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956 |
Resumo: | A literatura acadêmica apresenta diversas propostas para elevar a motivação dos alunos: uso de materiais concretos, jogos, tecnologias digitais, entre outros. Na maioria das vezes, a atividade é considerada motivadora baseando-se apenas na fala do aluno. Mas para que seja possível comprovar a efetividades dessas iniciativas é necessário mensurá-las. Essa pesquisa debruça-se sobre a motivação para aprender à luz da Psicologia Cognitiva e analisa se as Performances Matemáticas Digitais (PMD) contribuem para a motivação dos alunos em aprender Matemática. Utilizou-se a Escala de Motivação para Aprender, adaptada a um cenário de PMD e concluiu-se que, com um pequeno ajuste, a escala é válida para medir a motivação para aprender com o uso de PMD. Além disso, verificou-se que 70% dos alunos concordam que a PMD os motiva a aprender Matemática. |
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Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprenderMotivação. Medida. Performance Matemática Digital. Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais.A literatura acadêmica apresenta diversas propostas para elevar a motivação dos alunos: uso de materiais concretos, jogos, tecnologias digitais, entre outros. Na maioria das vezes, a atividade é considerada motivadora baseando-se apenas na fala do aluno. Mas para que seja possível comprovar a efetividades dessas iniciativas é necessário mensurá-las. Essa pesquisa debruça-se sobre a motivação para aprender à luz da Psicologia Cognitiva e analisa se as Performances Matemáticas Digitais (PMD) contribuem para a motivação dos alunos em aprender Matemática. Utilizou-se a Escala de Motivação para Aprender, adaptada a um cenário de PMD e concluiu-se que, com um pequeno ajuste, a escala é válida para medir a motivação para aprender com o uso de PMD. Além disso, verificou-se que 70% dos alunos concordam que a PMD os motiva a aprender Matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 103-1172317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956/1620Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessWrobel, Julia SchaetzleCarneiro, Teresa Cristina JanesFazio, Melissa MartinsTrojack, Clarissa Lopes2022-12-23T10:54:02Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/956Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:02Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
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