E se nós tivéssemos escolas Mukanda que contassem diversas histórias africanas para todo o mundo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1252 |
Resumo: | Este texto, organizado através de uma cena ficcional, busca discutir e problematizar a prática do jogo Sona numa perspectiva witgensteniana de entender às matemáticaS. Para isso, nos remetemos a pesquisas desenvolvidas no âmbito da filosofia da Educação Matemática e da Etnomatemática entendida como um movimento de contra conduta no campo disciplinar da Matemática. Isto é, movimentos que provocam desterritorialização da Matemática nas salas de aula, criando fluxos outros conjugados às formas de vida, suas crenças e rituais, para além de uma educação de carácter disciplinar. Ou seja, movimentos de carácter indisciplinar nos quais práticas diferentes produzem matemáticaS diferentes. |
id |
SBEM_MAT-1_fad1debf28b4d3c92a180762ce2a11aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1252 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
E se nós tivéssemos escolas Mukanda que contassem diversas histórias africanas para todo o mundo?Sona. Etnomatemática. Jogos de linguagem. Indisciplinaridade. Contra-conduta.Este texto, organizado através de uma cena ficcional, busca discutir e problematizar a prática do jogo Sona numa perspectiva witgensteniana de entender às matemáticaS. Para isso, nos remetemos a pesquisas desenvolvidas no âmbito da filosofia da Educação Matemática e da Etnomatemática entendida como um movimento de contra conduta no campo disciplinar da Matemática. Isto é, movimentos que provocam desterritorialização da Matemática nas salas de aula, criando fluxos outros conjugados às formas de vida, suas crenças e rituais, para além de uma educação de carácter disciplinar. Ou seja, movimentos de carácter indisciplinar nos quais práticas diferentes produzem matemáticaS diferentes.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise Teóricoapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1252Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 263-2822317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1252/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessTamayo, CarolinaTuchapesk da Silva, Michela2022-12-23T10:52:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1252Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:52:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E se nós tivéssemos escolas Mukanda que contassem diversas histórias africanas para todo o mundo? |
title |
E se nós tivéssemos escolas Mukanda que contassem diversas histórias africanas para todo o mundo? |
spellingShingle |
E se nós tivéssemos escolas Mukanda que contassem diversas histórias africanas para todo o mundo? Tamayo, Carolina Sona. Etnomatemática. Jogos de linguagem. Indisciplinaridade. Contra-conduta. |
title_short |
E se nós tivéssemos escolas Mukanda que contassem diversas histórias africanas para todo o mundo? |
title_full |
E se nós tivéssemos escolas Mukanda que contassem diversas histórias africanas para todo o mundo? |
title_fullStr |
E se nós tivéssemos escolas Mukanda que contassem diversas histórias africanas para todo o mundo? |
title_full_unstemmed |
E se nós tivéssemos escolas Mukanda que contassem diversas histórias africanas para todo o mundo? |
title_sort |
E se nós tivéssemos escolas Mukanda que contassem diversas histórias africanas para todo o mundo? |
author |
Tamayo, Carolina |
author_facet |
Tamayo, Carolina Tuchapesk da Silva, Michela |
author_role |
author |
author2 |
Tuchapesk da Silva, Michela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tamayo, Carolina Tuchapesk da Silva, Michela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sona. Etnomatemática. Jogos de linguagem. Indisciplinaridade. Contra-conduta. |
topic |
Sona. Etnomatemática. Jogos de linguagem. Indisciplinaridade. Contra-conduta. |
description |
Este texto, organizado através de uma cena ficcional, busca discutir e problematizar a prática do jogo Sona numa perspectiva witgensteniana de entender às matemáticaS. Para isso, nos remetemos a pesquisas desenvolvidas no âmbito da filosofia da Educação Matemática e da Etnomatemática entendida como um movimento de contra conduta no campo disciplinar da Matemática. Isto é, movimentos que provocam desterritorialização da Matemática nas salas de aula, criando fluxos outros conjugados às formas de vida, suas crenças e rituais, para além de uma educação de carácter disciplinar. Ou seja, movimentos de carácter indisciplinar nos quais práticas diferentes produzem matemáticaS diferentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise Teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1252 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1252/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 263-282 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129863147520 |