Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carolina Innocente
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carmo de Sousa, Maria do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/318
Resumo: Este artigo é decorrente da pesquisa realizada em 2008, a qual teve como objetivo desenvolver a pré-álgebra sob a metodologia de jogos em sala de aula no 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de São Carlos/SP. As atividades de ensino foram realizadas durante o Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 3, disciplina oferecida pelo Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar. Tal metodologia foi escolhida por ter a característica de introduzir os estudantes num ambiente lúdico, conseguindo unir a brincadeira com os conteúdos que foram ou serão aprendidos em sala de aula. Foram desenvolvidos dois jogos, elaborados e adaptados com o auxílio do professor da turma. Tivemos a intenção de estudar conteúdos de pré-álgebra: generalização e verificação de padrões, sequências, introdução do conceito de variável em diversas formas, valores numéricos e linguagem matemática. A pesquisa é qualitativa uma vez que dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo, segundo Neves (1993). Analisamos as falas e observações feitas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem dos jogos. Ao final do estudo, constatamos maior comprometimento com suas aprendizagens e cumplicidade dos estudantes, durante o desenvolvimento das aulas.
id SBEM_b10c7dc7daa70e1267891e3947489580
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/318
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino FundamentalEste artigo é decorrente da pesquisa realizada em 2008, a qual teve como objetivo desenvolver a pré-álgebra sob a metodologia de jogos em sala de aula no 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de São Carlos/SP. As atividades de ensino foram realizadas durante o Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 3, disciplina oferecida pelo Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar. Tal metodologia foi escolhida por ter a característica de introduzir os estudantes num ambiente lúdico, conseguindo unir a brincadeira com os conteúdos que foram ou serão aprendidos em sala de aula. Foram desenvolvidos dois jogos, elaborados e adaptados com o auxílio do professor da turma. Tivemos a intenção de estudar conteúdos de pré-álgebra: generalização e verificação de padrões, sequências, introdução do conceito de variável em diversas formas, valores numéricos e linguagem matemática. A pesquisa é qualitativa uma vez que dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo, segundo Neves (1993). Analisamos as falas e observações feitas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem dos jogos. Ao final do estudo, constatamos maior comprometimento com suas aprendizagens e cumplicidade dos estudantes, durante o desenvolvimento das aulas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/318Revista de Educação Matemática; Vol. 12 No. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 49 - 66Revista de Educação Matemática; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 49 - 66Revista de Educação Matemática; v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 49 - 662526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/318/326https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Carolina InnocenteCarmo de Sousa, Maria do2023-07-12T17:04:48Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/318Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T17:04:48Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental
title Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental
Rodrigues, Carolina Innocente
title_short Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental
title_full Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental
title_sort Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental
author Rodrigues, Carolina Innocente
author_facet Rodrigues, Carolina Innocente
Carmo de Sousa, Maria do
author_role author
author2 Carmo de Sousa, Maria do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carolina Innocente
Carmo de Sousa, Maria do
description Este artigo é decorrente da pesquisa realizada em 2008, a qual teve como objetivo desenvolver a pré-álgebra sob a metodologia de jogos em sala de aula no 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de São Carlos/SP. As atividades de ensino foram realizadas durante o Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 3, disciplina oferecida pelo Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar. Tal metodologia foi escolhida por ter a característica de introduzir os estudantes num ambiente lúdico, conseguindo unir a brincadeira com os conteúdos que foram ou serão aprendidos em sala de aula. Foram desenvolvidos dois jogos, elaborados e adaptados com o auxílio do professor da turma. Tivemos a intenção de estudar conteúdos de pré-álgebra: generalização e verificação de padrões, sequências, introdução do conceito de variável em diversas formas, valores numéricos e linguagem matemática. A pesquisa é qualitativa uma vez que dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo, segundo Neves (1993). Analisamos as falas e observações feitas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem dos jogos. Ao final do estudo, constatamos maior comprometimento com suas aprendizagens e cumplicidade dos estudantes, durante o desenvolvimento das aulas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/318
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/318/326
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 12 No. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 49 - 66
Revista de Educação Matemática; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 49 - 66
Revista de Educação Matemática; v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 49 - 66
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313496079761408