Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Karen Sousa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217327
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise de como o material manipulativo e os jogos contribuem para a aprendizagem da Álgebra no 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que considera a importância da experiência vivida pelos sujeitos. Os dados produzidos para a pesquisa foram oriundos de atividades desenvolvidas com um grupo de 6 alunos de 9º ano do ensino fundamental de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guaratinguetá/SP. A atividade proposta desencadeou discussões que foram analisadas permitindo-nos compreender o que era interrogado. Destacamos, na análise, o modo pelo qual os alunos resolvem equações do 2º grau com o auxílio de materiais manipulativos. Vimos que eles utilizam estratégias que envolvem “tentativa e erro”, mas também recorrem com frequência à fórmula de Bhaskara. O jogo tornou-se um recurso que favoreceu o diálogo dando-nos oportunidade de ver os modos pelos quais os alunos exploravam as situações problemas e sugeriam soluções.
id UNSP_470609652f0de71fbcdbc7ffa7e7d2f0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217327
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogosTeaching algebra in elementary school with games.Ensino de álgebraEducação matemáticaMateriais manipulativosJogosÁlgebraMaterial didáticoJogos educativosMatemática Estudo e ensinoAlgebra teachingMathematic educationManipulative materialsGamesO objetivo deste trabalho é apresentar uma análise de como o material manipulativo e os jogos contribuem para a aprendizagem da Álgebra no 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que considera a importância da experiência vivida pelos sujeitos. Os dados produzidos para a pesquisa foram oriundos de atividades desenvolvidas com um grupo de 6 alunos de 9º ano do ensino fundamental de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guaratinguetá/SP. A atividade proposta desencadeou discussões que foram analisadas permitindo-nos compreender o que era interrogado. Destacamos, na análise, o modo pelo qual os alunos resolvem equações do 2º grau com o auxílio de materiais manipulativos. Vimos que eles utilizam estratégias que envolvem “tentativa e erro”, mas também recorrem com frequência à fórmula de Bhaskara. O jogo tornou-se um recurso que favoreceu o diálogo dando-nos oportunidade de ver os modos pelos quais os alunos exploravam as situações problemas e sugeriam soluções.The objective of this completion of course work is to present an analysis of how manipulative material and games contribute to Álgebra learning in the ninth grade of elementary school. It is a qualitative research that considers the importance of the experience lived by the subjects. The data produced for the research came from activities developed with a group of six students from ninth grade of a private school in Guaratinguetá city, that were subjects of our research. The proposed activity triggered discussions that were analyzed allowing us to understand what was interrogated. We highlight the analysis how students solve degrees equations. We saw that they use strategies that involve “attempt and error”, but also frequently resort to the Bhaskara formula. The game became a resource that favored dialogue by giving us an opportunity to see the ways students exploited problem situation and suggest solutions.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Fernanda Karen Sousa de2022-03-22T18:10:35Z2022-03-22T18:10:35Z2019-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-30T06:20:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217327Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:11:20.776889Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogos
Teaching algebra in elementary school with games.
title Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogos
spellingShingle Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogos
Oliveira, Fernanda Karen Sousa de
Ensino de álgebra
Educação matemática
Materiais manipulativos
Jogos
Álgebra
Material didático
Jogos educativos
Matemática Estudo e ensino
Algebra teaching
Mathematic education
Manipulative materials
Games
title_short Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogos
title_full Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogos
title_fullStr Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogos
title_full_unstemmed Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogos
title_sort Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogos
author Oliveira, Fernanda Karen Sousa de
author_facet Oliveira, Fernanda Karen Sousa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Karen Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de álgebra
Educação matemática
Materiais manipulativos
Jogos
Álgebra
Material didático
Jogos educativos
Matemática Estudo e ensino
Algebra teaching
Mathematic education
Manipulative materials
Games
topic Ensino de álgebra
Educação matemática
Materiais manipulativos
Jogos
Álgebra
Material didático
Jogos educativos
Matemática Estudo e ensino
Algebra teaching
Mathematic education
Manipulative materials
Games
description O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise de como o material manipulativo e os jogos contribuem para a aprendizagem da Álgebra no 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que considera a importância da experiência vivida pelos sujeitos. Os dados produzidos para a pesquisa foram oriundos de atividades desenvolvidas com um grupo de 6 alunos de 9º ano do ensino fundamental de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guaratinguetá/SP. A atividade proposta desencadeou discussões que foram analisadas permitindo-nos compreender o que era interrogado. Destacamos, na análise, o modo pelo qual os alunos resolvem equações do 2º grau com o auxílio de materiais manipulativos. Vimos que eles utilizam estratégias que envolvem “tentativa e erro”, mas também recorrem com frequência à fórmula de Bhaskara. O jogo tornou-se um recurso que favoreceu o diálogo dando-nos oportunidade de ver os modos pelos quais os alunos exploravam as situações problemas e sugeriam soluções.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2022-03-22T18:10:35Z
2022-03-22T18:10:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217327
url http://hdl.handle.net/11449/217327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129031086800896