Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma discussão acerca da aproximação do uso da Modelagem Matemática na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais com os estudos e investigações realizadas por Ball e seus colaboradores, ao discutirem o conhecimento matemático para o ensino. Esta aproximação foi investigada a partir de um curso de extensão desenvolvido com a participação de sete professores da rede pública de São Paulo. Para a coleta de dados desta investigação utilizamos a triangulação de métodos, caracterizada pelo uso de diferentes instrumentos, como o uso de questionário, entrevistas e gravação em áudio e vídeo dos encontros presencias. As análises de nossos dados nos permitiram observar que o uso da Modelagem Matemática, como um ambiente de aprendizagem, se tornou um cenário muito favorável para fomentar as discussões necessárias para se investigar o conhecimento mobilizado pelos professores ao longo de uma formação continuada, afim de que se possa discutir os conhecimentos matemáticos necessários para o ensino. |
id |
SBEM_b1372ef17f1c0f445979cb758d6f0c0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/228 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teachingEste artigo apresenta uma discussão acerca da aproximação do uso da Modelagem Matemática na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais com os estudos e investigações realizadas por Ball e seus colaboradores, ao discutirem o conhecimento matemático para o ensino. Esta aproximação foi investigada a partir de um curso de extensão desenvolvido com a participação de sete professores da rede pública de São Paulo. Para a coleta de dados desta investigação utilizamos a triangulação de métodos, caracterizada pelo uso de diferentes instrumentos, como o uso de questionário, entrevistas e gravação em áudio e vídeo dos encontros presencias. As análises de nossos dados nos permitiram observar que o uso da Modelagem Matemática, como um ambiente de aprendizagem, se tornou um cenário muito favorável para fomentar as discussões necessárias para se investigar o conhecimento mobilizado pelos professores ao longo de uma formação continuada, afim de que se possa discutir os conhecimentos matemáticos necessários para o ensino.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 17Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 17Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 172526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMenghttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228/239https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Rogério MarquesPowell, Arthur Belford2023-07-11T02:48:56Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/228Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T02:48:56Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching |
title |
Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching |
spellingShingle |
Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching Ribeiro, Rogério Marques |
title_short |
Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching |
title_full |
Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching |
title_fullStr |
Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching |
title_full_unstemmed |
Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching |
title_sort |
Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching |
author |
Ribeiro, Rogério Marques |
author_facet |
Ribeiro, Rogério Marques Powell, Arthur Belford |
author_role |
author |
author2 |
Powell, Arthur Belford |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rogério Marques Powell, Arthur Belford |
description |
Este artigo apresenta uma discussão acerca da aproximação do uso da Modelagem Matemática na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais com os estudos e investigações realizadas por Ball e seus colaboradores, ao discutirem o conhecimento matemático para o ensino. Esta aproximação foi investigada a partir de um curso de extensão desenvolvido com a participação de sete professores da rede pública de São Paulo. Para a coleta de dados desta investigação utilizamos a triangulação de métodos, caracterizada pelo uso de diferentes instrumentos, como o uso de questionário, entrevistas e gravação em áudio e vídeo dos encontros presencias. As análises de nossos dados nos permitiram observar que o uso da Modelagem Matemática, como um ambiente de aprendizagem, se tornou um cenário muito favorável para fomentar as discussões necessárias para se investigar o conhecimento mobilizado pelos professores ao longo de uma formação continuada, afim de que se possa discutir os conhecimentos matemáticos necessários para o ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228/239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 17 Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 17 Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 17 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495510384640 |