Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rogério Marques
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Powell, Arthur Belford
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão acerca da aproximação do uso da Modelagem Matemática na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais com os estudos e investigações realizadas por Ball e seus colaboradores, ao discutirem o conhecimento matemático para o ensino. Esta aproximação foi investigada a partir de um curso de extensão desenvolvido com a participação de sete professores da rede pública de São Paulo. Para a coleta de dados desta investigação utilizamos a triangulação de métodos, caracterizada pelo uso de diferentes instrumentos, como o uso de questionário, entrevistas e gravação em áudio e vídeo dos encontros presencias. As análises de nossos dados nos permitiram observar que o uso da Modelagem Matemática, como um ambiente de aprendizagem, se tornou um cenário muito favorável para fomentar as discussões necessárias para se investigar o conhecimento mobilizado pelos professores ao longo de uma formação continuada, afim de que se possa discutir os conhecimentos matemáticos necessários para o ensino.
id SBEM_b1372ef17f1c0f445979cb758d6f0c0f
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/228
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teachingEste artigo apresenta uma discussão acerca da aproximação do uso da Modelagem Matemática na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais com os estudos e investigações realizadas por Ball e seus colaboradores, ao discutirem o conhecimento matemático para o ensino. Esta aproximação foi investigada a partir de um curso de extensão desenvolvido com a participação de sete professores da rede pública de São Paulo. Para a coleta de dados desta investigação utilizamos a triangulação de métodos, caracterizada pelo uso de diferentes instrumentos, como o uso de questionário, entrevistas e gravação em áudio e vídeo dos encontros presencias. As análises de nossos dados nos permitiram observar que o uso da Modelagem Matemática, como um ambiente de aprendizagem, se tornou um cenário muito favorável para fomentar as discussões necessárias para se investigar o conhecimento mobilizado pelos professores ao longo de uma formação continuada, afim de que se possa discutir os conhecimentos matemáticos necessários para o ensino.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 17Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 17Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 172526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMenghttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228/239https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Rogério MarquesPowell, Arthur Belford2023-07-11T02:48:56Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/228Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T02:48:56Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching
title Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching
spellingShingle Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching
Ribeiro, Rogério Marques
title_short Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching
title_full Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching
title_fullStr Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching
title_full_unstemmed Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching
title_sort Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching
author Ribeiro, Rogério Marques
author_facet Ribeiro, Rogério Marques
Powell, Arthur Belford
author_role author
author2 Powell, Arthur Belford
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rogério Marques
Powell, Arthur Belford
description Este artigo apresenta uma discussão acerca da aproximação do uso da Modelagem Matemática na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais com os estudos e investigações realizadas por Ball e seus colaboradores, ao discutirem o conhecimento matemático para o ensino. Esta aproximação foi investigada a partir de um curso de extensão desenvolvido com a participação de sete professores da rede pública de São Paulo. Para a coleta de dados desta investigação utilizamos a triangulação de métodos, caracterizada pelo uso de diferentes instrumentos, como o uso de questionário, entrevistas e gravação em áudio e vídeo dos encontros presencias. As análises de nossos dados nos permitiram observar que o uso da Modelagem Matemática, como um ambiente de aprendizagem, se tornou um cenário muito favorável para fomentar as discussões necessárias para se investigar o conhecimento mobilizado pelos professores ao longo de uma formação continuada, afim de que se possa discutir os conhecimentos matemáticos necessários para o ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/228/239
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 17
Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 17
Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 5 - 17
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495510384640