A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Edelweis José Tavares
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Junio, Clovis Gomes da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/69
Resumo: No processo de escolarização tradicional, a criança é introduzida ao conhecimento matemático formal a partir do  estudo da Aritmética, desenvolvendo habilidades numéricas nas operações básicas de adição, subtração, multiplicação  e divisão. O ensino da Álgebra é iniciado apenas no 7º ano, sendo introduzidos cálculos algébricos com variáveis  representadas por letras. A comunicação através de uma linguagem diferente, puramente simbólica é fonte de conflitos  e fracassos na Matemática escolar. (GARCIA apud TELES, 2004, p.9) Para Lins e Gimenez (1997, p.162) a educação  Aritmética e Algébrica deve ocorrer de forma integrada, a fim de favorecer a construção do pensamento abstrato.  Buscou‐se  com  este  estudo  analisar  os  reflexos  dos conhecimentos  sobre  Aritmética  para  o  aluno  ao  efetuar  as  operações e manipulações Algébricas, a partir de uma abordagem metodológica descritiva, exploratória de análise  quantitativa. A amostragem foi composta por 67 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública.  Foram aplicados dois testes com seis questões, sendo o primeiro sobre Aritmética e o segundo sobre Álgebra. Podemos  observar as seguintes constatações: que os alunos são bem sucedidos na resolução de problemas aritméticos, mas não  têm o mesmo êxito na resolução de problemas algébricos; existe uma similaridade entre os erros cometidos nas  operações Aritméticas e Algébricas. Como averiguado por Teles (2004, p.14) algumas dificuldades que o aluno tem em  Álgebra estão relacionadas a obstáculos conceituais em Aritmética que não foram corrigidas.
id SBEM_e2b174c9e4c72e222b98b8b5af684435
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/69
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebraNo processo de escolarização tradicional, a criança é introduzida ao conhecimento matemático formal a partir do  estudo da Aritmética, desenvolvendo habilidades numéricas nas operações básicas de adição, subtração, multiplicação  e divisão. O ensino da Álgebra é iniciado apenas no 7º ano, sendo introduzidos cálculos algébricos com variáveis  representadas por letras. A comunicação através de uma linguagem diferente, puramente simbólica é fonte de conflitos  e fracassos na Matemática escolar. (GARCIA apud TELES, 2004, p.9) Para Lins e Gimenez (1997, p.162) a educação  Aritmética e Algébrica deve ocorrer de forma integrada, a fim de favorecer a construção do pensamento abstrato.  Buscou‐se  com  este  estudo  analisar  os  reflexos  dos conhecimentos  sobre  Aritmética  para  o  aluno  ao  efetuar  as  operações e manipulações Algébricas, a partir de uma abordagem metodológica descritiva, exploratória de análise  quantitativa. A amostragem foi composta por 67 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública.  Foram aplicados dois testes com seis questões, sendo o primeiro sobre Aritmética e o segundo sobre Álgebra. Podemos  observar as seguintes constatações: que os alunos são bem sucedidos na resolução de problemas aritméticos, mas não  têm o mesmo êxito na resolução de problemas algébricos; existe uma similaridade entre os erros cometidos nas  operações Aritméticas e Algébricas. Como averiguado por Teles (2004, p.14) algumas dificuldades que o aluno tem em  Álgebra estão relacionadas a obstáculos conceituais em Aritmética que não foram corrigidas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/69Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 79 - 88Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 79 - 88Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 79 - 88Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 79 - 882526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/69/pdfCopyright (c) 2017 Edelweis José Tavares Barbosa, Clovis Gomes da Silva Junioinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Edelweis José TavaresJunio, Clovis Gomes da Silva2021-05-06T16:12:03ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra
title A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra
spellingShingle A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra
Barbosa, Edelweis José Tavares
title_short A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra
title_full A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra
title_fullStr A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra
title_full_unstemmed A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra
title_sort A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra
author Barbosa, Edelweis José Tavares
author_facet Barbosa, Edelweis José Tavares
Junio, Clovis Gomes da Silva
author_role author
author2 Junio, Clovis Gomes da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Edelweis José Tavares
Junio, Clovis Gomes da Silva
description No processo de escolarização tradicional, a criança é introduzida ao conhecimento matemático formal a partir do  estudo da Aritmética, desenvolvendo habilidades numéricas nas operações básicas de adição, subtração, multiplicação  e divisão. O ensino da Álgebra é iniciado apenas no 7º ano, sendo introduzidos cálculos algébricos com variáveis  representadas por letras. A comunicação através de uma linguagem diferente, puramente simbólica é fonte de conflitos  e fracassos na Matemática escolar. (GARCIA apud TELES, 2004, p.9) Para Lins e Gimenez (1997, p.162) a educação  Aritmética e Algébrica deve ocorrer de forma integrada, a fim de favorecer a construção do pensamento abstrato.  Buscou‐se  com  este  estudo  analisar  os  reflexos  dos conhecimentos  sobre  Aritmética  para  o  aluno  ao  efetuar  as  operações e manipulações Algébricas, a partir de uma abordagem metodológica descritiva, exploratória de análise  quantitativa. A amostragem foi composta por 67 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública.  Foram aplicados dois testes com seis questões, sendo o primeiro sobre Aritmética e o segundo sobre Álgebra. Podemos  observar as seguintes constatações: que os alunos são bem sucedidos na resolução de problemas aritméticos, mas não  têm o mesmo êxito na resolução de problemas algébricos; existe uma similaridade entre os erros cometidos nas  operações Aritméticas e Algébricas. Como averiguado por Teles (2004, p.14) algumas dificuldades que o aluno tem em  Álgebra estão relacionadas a obstáculos conceituais em Aritmética que não foram corrigidas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/69
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/69/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Edelweis José Tavares Barbosa, Clovis Gomes da Silva Junio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Edelweis José Tavares Barbosa, Clovis Gomes da Silva Junio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 79 - 88
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 79 - 88
Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 79 - 88
Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 79 - 88
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313496858853376