A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/69 |
Resumo: | No processo de escolarização tradicional, a criança é introduzida ao conhecimento matemático formal a partir do estudo da Aritmética, desenvolvendo habilidades numéricas nas operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão. O ensino da Álgebra é iniciado apenas no 7º ano, sendo introduzidos cálculos algébricos com variáveis representadas por letras. A comunicação através de uma linguagem diferente, puramente simbólica é fonte de conflitos e fracassos na Matemática escolar. (GARCIA apud TELES, 2004, p.9) Para Lins e Gimenez (1997, p.162) a educação Aritmética e Algébrica deve ocorrer de forma integrada, a fim de favorecer a construção do pensamento abstrato. Buscou‐se com este estudo analisar os reflexos dos conhecimentos sobre Aritmética para o aluno ao efetuar as operações e manipulações Algébricas, a partir de uma abordagem metodológica descritiva, exploratória de análise quantitativa. A amostragem foi composta por 67 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Foram aplicados dois testes com seis questões, sendo o primeiro sobre Aritmética e o segundo sobre Álgebra. Podemos observar as seguintes constatações: que os alunos são bem sucedidos na resolução de problemas aritméticos, mas não têm o mesmo êxito na resolução de problemas algébricos; existe uma similaridade entre os erros cometidos nas operações Aritméticas e Algébricas. Como averiguado por Teles (2004, p.14) algumas dificuldades que o aluno tem em Álgebra estão relacionadas a obstáculos conceituais em Aritmética que não foram corrigidas. |
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A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebraNo processo de escolarização tradicional, a criança é introduzida ao conhecimento matemático formal a partir do estudo da Aritmética, desenvolvendo habilidades numéricas nas operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão. O ensino da Álgebra é iniciado apenas no 7º ano, sendo introduzidos cálculos algébricos com variáveis representadas por letras. A comunicação através de uma linguagem diferente, puramente simbólica é fonte de conflitos e fracassos na Matemática escolar. (GARCIA apud TELES, 2004, p.9) Para Lins e Gimenez (1997, p.162) a educação Aritmética e Algébrica deve ocorrer de forma integrada, a fim de favorecer a construção do pensamento abstrato. Buscou‐se com este estudo analisar os reflexos dos conhecimentos sobre Aritmética para o aluno ao efetuar as operações e manipulações Algébricas, a partir de uma abordagem metodológica descritiva, exploratória de análise quantitativa. A amostragem foi composta por 67 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Foram aplicados dois testes com seis questões, sendo o primeiro sobre Aritmética e o segundo sobre Álgebra. Podemos observar as seguintes constatações: que os alunos são bem sucedidos na resolução de problemas aritméticos, mas não têm o mesmo êxito na resolução de problemas algébricos; existe uma similaridade entre os erros cometidos nas operações Aritméticas e Algébricas. Como averiguado por Teles (2004, p.14) algumas dificuldades que o aluno tem em Álgebra estão relacionadas a obstáculos conceituais em Aritmética que não foram corrigidas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/69Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 79 - 88Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 79 - 88Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 79 - 88Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 79 - 882526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/69/pdfCopyright (c) 2017 Edelweis José Tavares Barbosa, Clovis Gomes da Silva Junioinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Edelweis José TavaresJunio, Clovis Gomes da Silva2021-05-06T16:12:03ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG |
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