Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eveline Vieira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/67
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar eventuais diferenças em resoluções de equações e problemas algébricos  do primeiro grau, em função de uma sequência didática proposta com uma balança de dois pratos como um artefato  didático no processo de construção da equivalência algébrica e da compreensão do conceito de incógnita. Para tanto,  dois  grupos  foram  constituídos:  o  Experimental,  submetido  à  referida  sequência;  e  o  Controle,  submetido  à  metodologia habitualmente usada. A comparação entre o pré‐teste e o pós‐teste, intra e inter grupos, tanto nas  equações, como nos problemas, indicaram que o grupo submetido à sequência proposta, utilizando a balança de dois  pratos,  obteve  um  desempenho  significativamente  melhor  no  que  diz  respeito  ao  procedimento  algébrico.  Este  resultado  sugere  ser  este  artefato  cultural,  juntamente  com  a  sequência  apresentada,  um  facilitador  para  a  compreensão do sinal de igual e sua implicação para a ministração desta disciplina científica.
id SBEM_e5b9ec08f3a99ae598fcd12928dd8bc3
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/67
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebraEste estudo teve como objetivo investigar eventuais diferenças em resoluções de equações e problemas algébricos  do primeiro grau, em função de uma sequência didática proposta com uma balança de dois pratos como um artefato  didático no processo de construção da equivalência algébrica e da compreensão do conceito de incógnita. Para tanto,  dois  grupos  foram  constituídos:  o  Experimental,  submetido  à  referida  sequência;  e  o  Controle,  submetido  à  metodologia habitualmente usada. A comparação entre o pré‐teste e o pós‐teste, intra e inter grupos, tanto nas  equações, como nos problemas, indicaram que o grupo submetido à sequência proposta, utilizando a balança de dois  pratos,  obteve  um  desempenho  significativamente  melhor  no  que  diz  respeito  ao  procedimento  algébrico.  Este  resultado  sugere  ser  este  artefato  cultural,  juntamente  com  a  sequência  apresentada,  um  facilitador  para  a  compreensão do sinal de igual e sua implicação para a ministração desta disciplina científica.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/67Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 55 - 68Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 55 - 68Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 55 - 68Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 55 - 682526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/67/pdfCopyright (c) 2017 Eveline Vieira Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Eveline Vieira2021-05-06T16:12:04ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebra
title Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebra
spellingShingle Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebra
Costa, Eveline Vieira
title_short Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebra
title_full Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebra
title_fullStr Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebra
title_full_unstemmed Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebra
title_sort Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebra
author Costa, Eveline Vieira
author_facet Costa, Eveline Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Eveline Vieira
description Este estudo teve como objetivo investigar eventuais diferenças em resoluções de equações e problemas algébricos  do primeiro grau, em função de uma sequência didática proposta com uma balança de dois pratos como um artefato  didático no processo de construção da equivalência algébrica e da compreensão do conceito de incógnita. Para tanto,  dois  grupos  foram  constituídos:  o  Experimental,  submetido  à  referida  sequência;  e  o  Controle,  submetido  à  metodologia habitualmente usada. A comparação entre o pré‐teste e o pós‐teste, intra e inter grupos, tanto nas  equações, como nos problemas, indicaram que o grupo submetido à sequência proposta, utilizando a balança de dois  pratos,  obteve  um  desempenho  significativamente  melhor  no  que  diz  respeito  ao  procedimento  algébrico.  Este  resultado  sugere  ser  este  artefato  cultural,  juntamente  com  a  sequência  apresentada,  um  facilitador  para  a  compreensão do sinal de igual e sua implicação para a ministração desta disciplina científica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/67
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/67/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Eveline Vieira Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Eveline Vieira Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 55 - 68
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 55 - 68
Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 55 - 68
Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 55 - 68
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1730542052184162304