A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maranhao, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gouveia, Pedro Nunes, Santos, Flávia Carolini Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/73
Resumo: A linguagem do conhecimento foi alterada para aquela que mais se aproximou dos interesses do capital privado, prejudicando o fomento da crítica e do pensamento heterodoxo nas metodologias pedagógicas, substituindo-as pelo simples racionalismo positivista - entusiasta aos burgueses - ao sacralizar a industrialização e o progresso capitalista pela técnica e pela ciência. Não somente a educação, mas gradativamente, grande parte do processo formativo no Brasil, têm sido vítimas de ameaças de diversas políticas e planos que promovem a massificação cultural e extinguem as possibilidades de uma percepção mais crítica da sociedade. A partir dessa premissa, o presente artigo esforça-se em analisar e dissertar sobre os interesses e impactos de tais políticas, colocando sobre análise os malefícios das mesmas na formação da consciência humana e transmissão do conhecimento.
id SBEO-1_4210abd64f5a4c34d82627342eefa849
oai_identifier_str oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/73
network_acronym_str SBEO-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository_id_str
spelling A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora.Estudos Organizacionais, Ideologia, EducaçãoA linguagem do conhecimento foi alterada para aquela que mais se aproximou dos interesses do capital privado, prejudicando o fomento da crítica e do pensamento heterodoxo nas metodologias pedagógicas, substituindo-as pelo simples racionalismo positivista - entusiasta aos burgueses - ao sacralizar a industrialização e o progresso capitalista pela técnica e pela ciência. Não somente a educação, mas gradativamente, grande parte do processo formativo no Brasil, têm sido vítimas de ameaças de diversas políticas e planos que promovem a massificação cultural e extinguem as possibilidades de uma percepção mais crítica da sociedade. A partir dessa premissa, o presente artigo esforça-se em analisar e dissertar sobre os interesses e impactos de tais políticas, colocando sobre análise os malefícios das mesmas na formação da consciência humana e transmissão do conhecimento.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisSemiformação, educação, ideologiaMaranhao, Carolina Machado Saraiva de AlbuquerqueGouveia, Pedro NunesSantos, Flávia Carolini Pereira2017-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/7310.21583/2447-4851.rbeo.2016.v3n1.73Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 3, n. 1 (2016): JUNHO; 3-172447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/73/pdf_1Direitos autorais 2017 carolina machado saraiva de albuquerque maranhao, Pedro Nunes Gouveia, Flávia Carolini Pereira Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-16T14:09:09Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/73Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2017-07-16T14:09:09Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false
dc.title.none.fl_str_mv A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora.
title A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora.
spellingShingle A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora.
Maranhao, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Estudos Organizacionais, Ideologia, Educação
title_short A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora.
title_full A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora.
title_fullStr A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora.
title_full_unstemmed A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora.
title_sort A Ideologia na Educação e Didática Brasileira: Uma Pedra no Caminho para uma Práxis Libertadora.
author Maranhao, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
author_facet Maranhao, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Gouveia, Pedro Nunes
Santos, Flávia Carolini Pereira
author_role author
author2 Gouveia, Pedro Nunes
Santos, Flávia Carolini Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Semiformação, educação, ideologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Maranhao, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Gouveia, Pedro Nunes
Santos, Flávia Carolini Pereira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Organizacionais, Ideologia, Educação
topic Estudos Organizacionais, Ideologia, Educação
description A linguagem do conhecimento foi alterada para aquela que mais se aproximou dos interesses do capital privado, prejudicando o fomento da crítica e do pensamento heterodoxo nas metodologias pedagógicas, substituindo-as pelo simples racionalismo positivista - entusiasta aos burgueses - ao sacralizar a industrialização e o progresso capitalista pela técnica e pela ciência. Não somente a educação, mas gradativamente, grande parte do processo formativo no Brasil, têm sido vítimas de ameaças de diversas políticas e planos que promovem a massificação cultural e extinguem as possibilidades de uma percepção mais crítica da sociedade. A partir dessa premissa, o presente artigo esforça-se em analisar e dissertar sobre os interesses e impactos de tais políticas, colocando sobre análise os malefícios das mesmas na formação da consciência humana e transmissão do conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/73
10.21583/2447-4851.rbeo.2016.v3n1.73
url https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/73
identifier_str_mv 10.21583/2447-4851.rbeo.2016.v3n1.73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/73/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 3, n. 1 (2016): JUNHO; 3-17
2447-4851
reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron:SBEO
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron_str SBEO
institution SBEO
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
collection Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
repository.mail.fl_str_mv ||rbeo@sbeo.org.br
_version_ 1752122534782828544