A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9716 |
Resumo: | A linguagem do conhecimento foi alterada para aquela que mais se aproximou dos interesses do capital privado, prejudicando o fomento da crítica e do pensamento heterodoxo nas metodologias pedagógicas, substituindo-as pelo simples racionalismo positivista - entusiasta aos burgueses - ao sacralizar a industrialização e o progresso capitalista pela técnica e pela ciência. Não somente a educação, mas gradativamente, grande parte do processo formativo no Brasil, têm sido vítimas de ameaças de diversas políticas e planos que potencializam a massificação cultural e extinguem as possibilidades de uma percepção mais crítica da sociedade. A partir dessa premissa, o presente artigo esforça-se em analisar e dissertar sobre os interesses e impactos de tais políticas, colocando sobre análise os malefícios das mesmas na formação da consciência humana e transmissão do conhecimento, principalmente no processo de objetivação quantitativa e privatização do sistema educacional público brasileiro. As reformas neoliberais não foram suficientes para promover a mudança que a educação necessitava, mas contribuíram para uma forma ideológica de ensino que resultou no principal desafio para as universidades do século XXI: como frear a invasão negativa das políticas econômicas nas instituições de ensino? |
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