A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Pedro Nunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Flávia Carolini Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9716
Resumo: A linguagem do conhecimento foi alterada para aquela que mais se aproximou dos interesses do capital privado, prejudicando o fomento da crítica e do pensamento heterodoxo nas metodologias pedagógicas, substituindo-as pelo simples racionalismo positivista - entusiasta aos burgueses - ao sacralizar a industrialização e o progresso capitalista pela técnica e pela ciência. Não somente a educação, mas gradativamente, grande parte do processo formativo no Brasil, têm sido vítimas de ameaças de diversas políticas e planos que potencializam a massificação cultural e extinguem as possibilidades de uma percepção mais crítica da sociedade. A partir dessa premissa, o presente artigo esforça-se em analisar e dissertar sobre os interesses e impactos de tais políticas, colocando sobre análise os malefícios das mesmas na formação da consciência humana e transmissão do conhecimento, principalmente no processo de objetivação quantitativa e privatização do sistema educacional público brasileiro. As reformas neoliberais não foram suficientes para promover a mudança que a educação necessitava, mas contribuíram para uma forma ideológica de ensino que resultou no principal desafio para as universidades do século XXI: como frear a invasão negativa das políticas econômicas nas instituições de ensino?
id UFOP_40aba75d64d6a3c3bc9dac53c1bfcc1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9716
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.SemiformaçãoA linguagem do conhecimento foi alterada para aquela que mais se aproximou dos interesses do capital privado, prejudicando o fomento da crítica e do pensamento heterodoxo nas metodologias pedagógicas, substituindo-as pelo simples racionalismo positivista - entusiasta aos burgueses - ao sacralizar a industrialização e o progresso capitalista pela técnica e pela ciência. Não somente a educação, mas gradativamente, grande parte do processo formativo no Brasil, têm sido vítimas de ameaças de diversas políticas e planos que potencializam a massificação cultural e extinguem as possibilidades de uma percepção mais crítica da sociedade. A partir dessa premissa, o presente artigo esforça-se em analisar e dissertar sobre os interesses e impactos de tais políticas, colocando sobre análise os malefícios das mesmas na formação da consciência humana e transmissão do conhecimento, principalmente no processo de objetivação quantitativa e privatização do sistema educacional público brasileiro. As reformas neoliberais não foram suficientes para promover a mudança que a educação necessitava, mas contribuíram para uma forma ideológica de ensino que resultou no principal desafio para as universidades do século XXI: como frear a invasão negativa das políticas econômicas nas instituições de ensino?2018-03-22T14:24:25Z2018-03-22T14:24:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOUVEIA, P. N.; SANTOS, F. C. P. dos. A ideologia na educação e didática brasileira: uma pedra no caminho para uma práxis libertadora. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, v. 3, p. 3-17, 2016. Disponível em: <https://anaiscbeo.emnuvens.com.br/cbeo/article/view/132>. Acesso em: 02 fev. 2018.2447-4851http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9716Disponível sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais <http://www.ec.ubi.pt/ec/ethicalpolicy.html>. Acesso em: 02 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessGouveia, Pedro NunesSantos, Flávia Carolini Pereira dosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-06-09T21:03:51Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9716Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-06-09T21:03:51Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.
title A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.
spellingShingle A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.
Gouveia, Pedro Nunes
Semiformação
title_short A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.
title_full A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.
title_fullStr A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.
title_full_unstemmed A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.
title_sort A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.
author Gouveia, Pedro Nunes
author_facet Gouveia, Pedro Nunes
Santos, Flávia Carolini Pereira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Carolini Pereira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Pedro Nunes
Santos, Flávia Carolini Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Semiformação
topic Semiformação
description A linguagem do conhecimento foi alterada para aquela que mais se aproximou dos interesses do capital privado, prejudicando o fomento da crítica e do pensamento heterodoxo nas metodologias pedagógicas, substituindo-as pelo simples racionalismo positivista - entusiasta aos burgueses - ao sacralizar a industrialização e o progresso capitalista pela técnica e pela ciência. Não somente a educação, mas gradativamente, grande parte do processo formativo no Brasil, têm sido vítimas de ameaças de diversas políticas e planos que potencializam a massificação cultural e extinguem as possibilidades de uma percepção mais crítica da sociedade. A partir dessa premissa, o presente artigo esforça-se em analisar e dissertar sobre os interesses e impactos de tais políticas, colocando sobre análise os malefícios das mesmas na formação da consciência humana e transmissão do conhecimento, principalmente no processo de objetivação quantitativa e privatização do sistema educacional público brasileiro. As reformas neoliberais não foram suficientes para promover a mudança que a educação necessitava, mas contribuíram para uma forma ideológica de ensino que resultou no principal desafio para as universidades do século XXI: como frear a invasão negativa das políticas econômicas nas instituições de ensino?
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-03-22T14:24:25Z
2018-03-22T14:24:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOUVEIA, P. N.; SANTOS, F. C. P. dos. A ideologia na educação e didática brasileira: uma pedra no caminho para uma práxis libertadora. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, v. 3, p. 3-17, 2016. Disponível em: <https://anaiscbeo.emnuvens.com.br/cbeo/article/view/132>. Acesso em: 02 fev. 2018.
2447-4851
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9716
identifier_str_mv GOUVEIA, P. N.; SANTOS, F. C. P. dos. A ideologia na educação e didática brasileira: uma pedra no caminho para uma práxis libertadora. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, v. 3, p. 3-17, 2016. Disponível em: <https://anaiscbeo.emnuvens.com.br/cbeo/article/view/132>. Acesso em: 02 fev. 2018.
2447-4851
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002825753427968